4 de dez. de 2013

Reunião buscará solução para limite de quatro jogos por mês no Maracanã

Arco-Iris no Maracanã (Foto: Vicente Seda)CBF recomenda só quatro jogos por mês no Maracanã em 2014 (Foto: Vicente Seda)
Uma reunião nesta quinta-feira entre representantes dos quatro grandes clubes do Rio, o consórcio que administra o Maracanã e a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) vai tentar achar uma solução para o problema criado pela recomendação da CBF de limitar a quatro os jogos disputados por mês no estádio no primeiro semestre. A ordem atende um pedido do Comitê Organizador Local (COL) de preservação dos estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo nos meses que antecedem a competição. O COL confirma o pedido, mas não chegou a especificar um limite de partidas.
Com a disputa do Campeonato Estadual a partir do dia 19 de janeiro, e da Libertadores (por Flamengo e, talvez, por Botafogo) provavelmente também a partir do fim do mesmo mês, é impossível se enquadrar à meta sem deslocar alguns jogos para outros estádios. 
Em entrevista à Rádio Globo, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, declarou que a ideia é tentar convencer a CBF a mudar o limite de jogos.
Os clubes são obrigados a ceder, fica uma situação complicada. Esperamos chegar em uma solução com a CBF porque do jeito que ficou definido não dá
Rubens Lopes, presidente da Ferj
 - Espero que venham (à reunião) todos os presidentes dos grandes cariocas e inclusive o do Consórcio Maracanã. Encaminhei um documento pedindo a vinda exclusiva dele. Falaram em representante, mas representante não resolve nada. Precisamos de definições. Os clubes são obrigados a ceder, fica uma situação complicada. Esperamos chegar em uma solução com a CBF porque do jeito que ficou definido não dá.

Rubens Lopes disse ainda que há tempo suficiente para recuperar o gramado do Maracanã para a Copa após a disputa do Carioca.

- Pode falar com qualquer técnico se não é possível recuperar o gramado. O gramado do Maracanã é um dos melhores do país, não é possível que esse seja o problema para limitarem o número de jogos. O Maracanã sempre recebeu um grande número de jogos e deu conta do recado - finalizou.
O site da Ferj exibe a tabela do Carioca com uma previsão de locais para os jogos, mas deixa claro que eles ainda precisam de confirmação. Segundo esta prévia, o Maracanã receberia seis jogos da Taça Guanabara em janeiro, nove em fevereiro e outros nove em março. Há ainda quatro partidas de semifinais previstas para março. Os dois jogos da final são os únicos marcados para o mês de abril.
Além do Campeonato Carioca, o Maracanã também será usado pelo Flamengo para a disputa da Taça Libertadores. Há ainda a possibilidade de o Botafogo se classificar para a competição continental. Como o Engenhão segue fechado para reforma da cobertura, o Alvinegro também tem como primeira opção a utilização do Maracanã

Nenhum comentário: