17 de dez. de 2013

Flamengo se manifesta após ser punido pelo STJD: ‘Foi um desserviço ao esporte’

André Santos teria sido escalado de forma irregular Foto: / Marcos Alves / Agência O Globo
Extra
Tamanho do texto A A A
O Flamengo se manifestou na tarde desta terça-feira, através de seu site oficial, após ser punido pelo STJD com a perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro. Na visão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, o Rubro-Negro escalou de forma irregular o lateral-esquerdo André Santos contra o Cruzeiro.
Confira a nota oficial do Flamengo:
“A decisão da 1ª. Comissão do STJD, proferida na noite desta segunda-feira, infelizmente vai no sentido contrário ao que nossa diretoria tem defendido para o Futebol Brasileiro: o fim da utilização dos tribunais para beneficiar "filigranas jurídicas interpretativas" e o total respeito aos resultados obtidos pelos clubes no campo esportivo.
Para nós, o que ocorreu ontem foi um desserviço ao esporte e um desrespeito aos torcedores/consumidores, que vivenciaram o Campeonato Brasileiro de 2013, vibrando ou lamentando os resultados da última, e necessariamente derradeira, 38ª rodada do Brasileirão.
Em relação à decisão do STJD, proferida em primeira instância contra o Flamengo, reafirmamos nossa total convicção de que a escalação do atleta André Santos na partida contra o Cruzeiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, não foi irregular. Isto foi provado no STJD na noite deste dia, 16/12/2013, com o depoimento do ex-Diretor do Comitê Disciplinar da FIFA, Dr. Paolo Lombardi (uma das maiores autoridades mundiais em Direito Desportivo Disciplinar, e redator dos três últimos códigos disciplinares da FIFA), e está respaldado em dois pareceres jurídicos dos renomados professores e especialistas em Direito Desportivo Drs. Marcos Motta e Martinho Neves Miranda, afixados no site oficial do Clube.
Além disto, ficou claro que o Flamengo acabou sendo incluído no imbróglio fático-jurídico que se formou por questões aparentemente circunstanciais, na medida em que os fatos que deram origem às punições de Flamengo e Portuguesa, apesar de diametralmente distintos, acabaram sendo compreendidos como se similares fossem.
Por tudo isso, mesmo respeitando o entendimento firmado pela 1ª Comissão do STJD, o Flamengo irá interpor recurso ao Pleno do referido Tribunal e não medirá esforços para fazer prevalecer o direito à interpretação circunstancial da lei, em todas as instâncias possíveis.
Iremos para o julgamento do Pleno do STJD com a confiança de que a injustiça a que fomos vítimas será corrigida e que nosso recurso será provido.
CONSELHO DIRETOR DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO”.
A Portuguesa também foi punida com a perda de quatro pontos e acabou sendo rebaixada no lugar do Fluminense. A Lusa escalou de forma irregular o atacante Héverton contra o Grêmio


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-se-manifesta-apos-ser-punido-pelo-stjd-foi-um-desservico-ao-esporte-11092791.html#ixzz2nnjjyGZ9

Nenhum comentário: