3 de dez. de 2013

Com missão de substituir a Jabulani, Brazuca é apresentada no Rio

Brazuca e a taça da Copa no Maracana (Foto: Divulgação / Fifa.com)Brazuca e a taça da Copa do Mundo no Maracanã: símbolos do Mundial de 2014 (Foto: Divulgação / Fifa.com)

 
O mundo já conhece a bola que rolará nos gramados brasileiros na Copa do Mundo de 2014. Em evento no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, a Brazuca foi apresentada a imprensa e convidados. Com show de luzes, efeitos especiais e projeção em 3D, o objeto foi exibido pela primeira vez em grande estilo. A festa teve a apresentação da atriz Sheron Menezzes e participação de Cafu, capitão do pentacampeonato; Hernane, Flamengo; e Seedorf, do Botafogo. O atacante Fred, do Fluminense, era esperado, mas não compareceu. 
Presente no evento, Cafu elogiou a bola que ela tem a cara do Brasil. 
– Essa bola é 100 por cento brasileira, é fantástica. Pena que eu não vou ter a oportunidade de jogar a Copa do Mundo com essa belezura. A bola tem as cores do Brasil, o céu estrelado, e espero que traga muita sorte para a Seleção – disse o ex-lateral-direito, campeão do mundo em 2002. 
Bola brazuca Copa do Mundo (Foto: Divulgação)Brazuca será a bola que rolará nos gramados brasileiros durante a Copa de 2014 (Foto: Divulgação)



 A Brazuca, fabricada pela Adidas, terá a missão de substituir a Jabulani, que ficou famosa nos gramados da África do Sul em 2010. A escolha do nome da bola do Mundial do Brasil foi feita por votação popular, no ano passado. Com 77,8% de 1.119.539 votos, Brazuca superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) na enquete promovida em parceria com o GloboEsporte.com. A expressão "brazuca" significa "brasileiro" e descreve o modo de vida do país. As cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil.
Cafu, Hernanes e Seedorf Lançamento Bola Brazuca Copa 2014 (Foto: André Durão)Cafu, Hernane e Seedorf no lançamento da Brazuca no Rio de Janeiro (Foto: André Durão)

bola Brazuca Messi (Foto: Divulgação / Adidas)Messi e a Brazuca estarão juntos em 2014 no Brasil (Foto: Divulgação / Adidas)
A Brazuca passou por um processo de testes durante mais de dois anos e meio, envolvendo mais de 600 dos melhores jogadores do mundo e 30 equipes de dez países espalhados por três continentes. Segunda a Adidas, é a bola que mais provas enfrentou, de forma a garantir uma performance em todas as condições. Equipes como Milan, Bayern de Munique, Palmeiras e Fluminense participaram dos testes. E Messi, Casillas, Schweinsteiger e Zinedine Zidane foram alguns dos jogadores envolvidos no processo. A bola já havia sido testada em campo em encontros internacionais durante o Campeonato do Mundo sub-20, com um design diferente, e também num jogo amistoso entre a Suécia e a Argentina em fevereiro de 2013.

A tecnologia incorporada e a estrutura da Brazuca são as mesmas que foram utilizadas na construção da Tango 12, usada na Eurocopa de 2012, na Cafusa, bola da Copa das Confederações deste ano, e na Liga dos Campeões da Europa. No entanto, segunda a empresa, a bola apresenta uma inovadora estrutura simétrica de seis painéis idênticos e uma superfície exclusiva que proporciona maior aderência, contato, estabilidade e aerodinâmica em campo. 
bola Brazuca Cavani (Foto: Divulgação / Adidas)Brazuca ao lado das bolas usadas nas Copas passadas (Foto: Divulgação / Adidas)

A Brazuca foi testada de forma exaustiva, para responder e superar todas as exigências da Fifa requeridas a uma bola oficial, de forma a garantir um desempenho de alta performance em quaisquer condições.
Artilheiro e campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo, o atacante Hernane também esteve presente no lançamento da Brazuca e disse que será um sonho acompanhar uma Copa do Mundo no Brasil.
– Todo brasileiro tinha esse sonho de ver a Copa no Brasil, eu também tenho esse sonho de ver grandes jogadores atuando no Brasil. Vai ser uma emoção muito grande ver o Messi, por ser um grande jogador, o Oscar, o Lucas... Sem dúvida tenho o sonho de ver esses jogadores de perto, e isso vai ser realizado na Copa do Mundo.
Cafu, Hernanes e Seedorf Lançamento Brazuca Copa 2014 (Foto: André Durão)Cafu, Hernane e Seedorf brincam com a Brazuca (Foto: André Durão)


O meia holandês Seddorf, jogador do Botafogo, disse acreditar na força da seleção brasileira na Copa do Mundo e frisou que o apoio da torcida será o diferencial no Mundial de 2014. 
 
– O Brasil tem essa coisa especial, essa energia que foi mostrada na Copa das Confederações. O Brasil todo está acreditando, dando energia à Seleção. Isso vai ser o diferencial para a seleção brasileira que, claro, tem muito talento em campo. Mas esse diferencial vai ajudar muito.
Um dos jogadores que participaram dos testes com a bola da Copa do Mundo, o lateral da Seleção Daniel Alves disse que está ansioso para jogar com a Brazuca no Mundial. 
– No meu primeiro contato com a Brazuca, fiquei com a impressão de que é uma bola fantástica e que vai ser divertido jogar com ela. De fato, a Adidas criou uma bola incrível e apropriada para um torneio tão grandioso como o Copa do Mundo. Tenho a certeza que todos vão adorar. Estou tão ansioso que mal posso esperar pelo jogo de abertura – disse Dani Alves.

De acordo com a Adidas, todos os bebês nascidos nesta terça poderão ganhar uma bola. Para isso, os pais devem levar a certidão de nascimento da criança (e uma cópia) em 12 postos de trocas (um em cada cidade-sede do Mundial: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Cuiabá, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Belo Horizonte) entre os dias 6 e 7 (sexta e sábado) deste mês. Os endereços dos postos estarão no site.

As bolas da Copa passaram a ter nomes a partir de 1970, quando a Adidas passou a patrocinar a Fifa e lançou a Telstar, branca com pentágonos pretos. Antes, o objeto era feito de capotão ou couro.  
Bola brazuca Copa do Mundo (Foto: Divulgação)Brazuca, a bola da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Divulgação

Nenhum comentário: