6 de set. de 2013

Sob forte chuva, Colômbia bate o Equador e coloca um pé na Copa

Heber Roberto Lopes juiz jogo chuva Colômbia (Foto: AFP)Heber Roberto Lopes foi o árbitro da partida, queteve início adiado em 1h30 (Foto: AFP)
O torcedor que foi ao Metropolitano de Barranquilla com compromisso marcado para depois da partida entre Colômbia e Equador, certamente foi prejudicado na noite desta sexta-feira. O jogo, marcado para começar às 17h30m (horário de Brasília), teve início uma hora e meia depois do previsto, devido a uma forte chuva que deixou o gramado extremamente alagado. Não bastasse isso, na volta para a segunda etapa, a luz acabou no estádio, e o jogo só foi reiniciado por volta das 20h25. Com tudo isso, fim de jogo só depois das 21h: vitória colombiana por 1 a 0 e classificação quase garantida para a Copa do Mundo de 2014.
A Colômbia foi melhor, mas só conseguiu entrar no jogo após ficar com um homem a mais no primeiro tempo. James Rodríguez fez o único gol da partida, e Falcao Garcia perdeu algumas boas oportunidades. O Equador ainda perdeu um pênalti na segunda etapa. Com o 1 a 0, os colombianos podem garantir a vaga para a Copa do Mundo no Brasil ainda nesta noite. Para isso, serão necessários os seguintes resultados: o Chile não pode vencer a Venezuela (empate ou derrota), às 21h30m, e Peru e Uruguai precisam empatar, às 23h30m. Com tais resultados, a Colômbia não seria alcançada pelos venezuelanos. Além disso, urugaios, chilenos e equatorianos duelariam entre si nas próximas rodadas e não chegariam a pontuação dos rivais.
Colômbia tem mais chances e Equador desperdiça pênalti
O primeiro tempo começou morno, com poucas chances criadas por ambas equipes. As melhores oportunidades da primeira metade da etapa inicial foram do Equador, que ia bem no sistema defensivo e chegou ao ataque em dois chutes de fora da área, com Noboa e Montero. Os colombianos tiveram a sua primeira chance somente aos 23 minutos, quando Armero achou Falcao Garcia na área e o camisa 9, mesmo subindo sozinho, cabeceou em cima do goleiro adversário.
A partir dos 27, no entanto, a partida mudou de figura. Em bobeada da defesa equatoriana, Achilier cometeu falta sobre Teofilo Gutierrez e, como era o último homem, acabou sendo expulso. Daí em diante, os donos da casa se animaram, passaram a aparecer mais no ataque e o gol logo saiu, três minutos depois. Aproveitando os espaços, encaixaram boa jogada de contra-ataque e, após rebote em chute de Falcao, James Rodriguez foi mais rápido do que a zaga para abrir o placar. Nos minutos seguintes, a Colômbia, jogou um futebol burocrático, "carregando" a vantagem para o intervalo.
Os primeiros minutos do segundo tempo não foram muito diferentes em relação ao primeiro tempo. Jogo morno, com poucas jogadas ofensivas. Entre os 14 e 18 minutos, o melhor momento da etapa complementar. Banguera salvou o Equador de sofrer o segundo gol em duas boas chegadas consecutivas do ataque rival. Logo depois, os visitantes tiveram a sua grande chance: Sanchez cometeu pênalti em Antonio Valencia, mas, na cobrança, o capitão equatoriano Ayovi desperdiçou a grande oportunidade, mandando a bola à esquerda do gol. Por fim, a Colômbia respondeu com uma bola na trave de Teofilo Gutierrez, em uma finalização meio sem querer.
Aos 27, Armero fez boa jogada individual pela esquerda e levou perigo. Em escanteio logo em seguida, Falcao Garcia teve outra boa chance, mas a bola desviou no goleiro depois de sua cabeçada. Minutos depois, novamente o camisa 9 apareceu bem dentro da área, mas mandou longe do gol. Novamente, o placar mantido com segurança pela equipe mandante, que até o fim da noite só tem mais uma função: torcer.
James Rodriguez comemoração gol Colômbia contra Equador (Foto: Reuters)James Rodriguez comemora com os companheiros após o único gol da partida (Foto: Reuters)

Nenhum comentário: