6 de set. de 2013

Cristiano Ronaldo faz três e garante a virada de Portugal na Irlanda do Norte

Com uma baita ajuda de Cristiano Ronaldo, Portugal mostrou poder de reação nesta sexta-feira e, de quebra, deu um passo importante para disputar a Copa do Mundo de 2014. No Windsor Park, a equipe lusa derrotou a Irlanda do Norte por 4 a 2, pelo Grupo F das eliminatórias europeias, com nada menos que três gols do craque do Real Madrid  - Bruno Alves abriu caminho para o triunfo de virada. Além do show comandado pelo camisa 7, o duelo teve ainda três jogadores expulsos, duas reviravoltas no placar e emoção de sobra.
Apesar do show em Belfast, Cristiano Ronaldo vai desfalcar a seleção lusitana no amistoso contra o Brasil, marcado para a próxima terça-feira, em Boston, Estados Unidos. O craque, que superou Eusébio como o segundo maior artilheiro de Portugal nesta sexta-feira, foi dispensado do jogo pela comissão técnica por conta de uma tendinite na perna.
Com a virada, Portugal retomou a liderança do Grupo F, que estava nas mãos da Rússia, após o triunfo por 4 a 1 da equipe de Fabio Capello sobre Luxemburgo, em Kazan. Agora, a seleção lusa tem 17 pontos - dois à frente dos russos. A terceira posição é de Israel, que vai a campo neste sábado contra o vice-lanterna Azerbaijão.
Cristiano Ronaldo comemoração gol Portugal (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo marca três vezes e garante Portugal na liderança do Grupo F das eliminatórias (Foto: AFP)
A liderança do grupo dá um fôlego e tanto aos portugueses na briga pela classificação. Isso porque, nas eliminatórias europeias, apenas os primeiros colocados das nove chaves garantem vaga direta na Copa do Mundo. Já os segundos vão à repescagem e decidem as quatro vagas restantes disponíveis no Velho Continente entre si no mata-mata.
- Foi um resultado importante para Portugal em uma data especial para mim. Gostaria de dedicar a vitória ao meu pai que nos deixou há oito anos - disse Cristiano Ronaldo, via Twitter, após a partida, sem comentar a lesão que o tirou do amistoso contra o Brasil.
De folga na próxima rodada, marcada para terça-feira (quando enfrenta o Brasil em amistoso), Portugal volta a jogar pelas eliminatórias apenas no dia 11 de outubro, quando recebe a seleção de Israel. Já a Irlanda do Norte, que disputou a Copa em 1958, 1982 e 1986, fica sem chances de ir ao Brasil e apenas cumpre tabela contra o lanterna Luxemburgo nesta terça.
Com um jogo a menos que os portugueses, a Rússia, no entanto, ainda pode tirar a liderança da equipe de Cristiano Ronaldo e companhia se derrotar Israel em casa na próxima terça-feira.
Expulsões e gols pelo alto
Após um início morno de partida, Portugal abriu o placar aos 20 minutos com Bruno Alves. A defesa norte-irlandesa afastou parcialmente a bola em escanteio cobrado por João Moutinho, e a sobra caiu no pé direito do camisa 2 português, que - de primeira - bateu de chapa para deixar os lusos em vantagem na Irlanda do Norte.
O gol animou a seleção de Portugal, que cresceu na partida. Só que os norte-irlandeses igualaram o marcador - também em cobrança de escanteio - justamente quando os lusos pareciam ter o controle total do jogo. Aos 35, em cruzamento de Shane Ferguson, Gareth McAuley encontrou espaço na área para empatar o duelo numa cabeçada indefensável.
Cristiano Ronaldo Portugal x Irlanda do norte (Foto: EFE)Após um primeiro tempo apagado, Cristiano Ronaldo é o nome do jogo com três gols (Foto: EFE)
A situação de Portugal pioraria pouco antes do fim da primeira etapa. Um minuto após quase fazer o segundo gol de Portugal, Postiga discutiu com McAuley e acertou uma cabeçada no adversário. O juiz não perdoou e mandou o português mais cedo para o vestiário. Irritado com a expulsão do companheiro, Cristiano Ronaldo ainda recebeu o amarelo por reclamar com o árbitro.
Cristiano Ronaldo decide para os lusos
Em vantagem numérica, a Irlanda do Norte voltou do intervalo melhor e não demorou a virar a partida, em nova cobrança de escanteio. Após cruzamento de Shane Ferguson, Evans desviou de cabeça e, em posição irregular, o camisa 19 desviou para o fundo do gol.
Quando a situação começava a ficar crítica para Portugal, Brunt resolveu dar uma forcinha e foi expulso ao dar um carrinho violento em João Pereira. Aí, como em um déjà vu, Portugal empatou com Cristiano Ronaldo de cabeça, após cobrança de escanteio. Era o início do show do Gajo.
Steven Davis e Cristiano Ronaldo Irlanda do Norte x Portugal (Foto: AFP)Cristiano Ronaldo coloca a bola entre as pernas de Steven Davis na primeira etapa (Foto: AFP)
Se andava sumido até empatar a partida, Cristiano Ronaldo usou todo o seu repertório no segundo tempo. Após cruzamento de Fabio Coentrão, o craque do Real Madrid virou o duelo de cabeça, aos 31. Para facilitar a vida portuguesa, Kyle Lafferty foi expulso pouco após entrar em campo e deixou os adversários com um homem a mais em campo.
Após dois gols de cabeça, Cristiano Ronaldo resolveu usar o pé direito para ampliar a diferença na sequência. Ele cobrou falta rasteira da meia-lua e matou o goleiro adversário. Em 106 jogos com a camisa da equipe nacional, esse foi o 43º gol do Gajo, que superou Eusébio como o segundo maior artilheiro da seleção lusa (Pauleta é o maior goleador).
No final da partida, o camisa 7 foi substituído e, após ser muito vaiado pela torcida irlandesa no início da partida, deixou o gramado aplaudido pelos adversários. Agora, é buscar a classificação para se garantir no Brasil em 2014 nos dois jogos que restam pela fase de grupos

Nenhum comentário: