3 de dez. de 2013

Nos embalos de Kaká, Lucas Piazon engrena com surpresa do Holandês

Lucas Piazon Vitesse (Foto: Paul Meima/Vitesse)Lucas Piazon em ação pelo Vitesse: sete gols em 13 jogos disputados (Foto: Paul Meima/Vitesse)
Lucas Piazon ainda era pequeno e já ouvia sobreKaká. Quando chegou às divisões de base do São Paulo, adolescente, surgiram as primeiras comparações. Alto, nova promessa ofensiva do Tricolor, dono de relativa semelhança física e de sucesso com as meninas, o atacante acabou se transferindo cedo para o Chelsea, sem sequer ter estreado pelos profissionais. Não houve jeito: o nome de Kaká segue com ele até hoje.
Emprestado pela segunda vez para ganhar rodagem - prática comum entre os maiores clubes da Europa -, Lucas é perguntado no fim de cada entrevista na Holanda sobre o craque do Milan. Não é algo que necessariamente o atrapalhe: com sete gols, ele é o artilheiro do Vitesse, líder e surpresa do Campeonato Holandês após 15 rodadas.
Depois de uma passagem pouco consistente no Málaga, o atacante parece ter engrenado. Apesar de bastante jovem - completará 20 anos em janeiro -, permite-se sonhar com o que considera praticamente impossível: uma vaga na Copa do Mundo de 2014. E aí escrever a história tal qual o seu ídolo em 2002, dando mais motivos para os repórteres perguntarem sobre o craque do Milan.

- Acho muito complicado, pois é diferente. Hoje o grupo do Brasil tem muitos jovens, é enorme, tem muitas boas opções. Para mim é quase impossível, mas nunca se sabe. Faço o meu trabalho aqui, dependendo de como eu me sair até o fim do campeonato posso sonhar. E claro que seria maravilhoso. Quem não quer fazer parte de uma Copa no Brasil? - indagou Piazon, que planeja assistir a alguns jogos da Copa como torcedor caso seu desejo não se realize.

- Até aqui agora me compararam bastante com o Kaká, me perguntam o que acho disso. Todo repórter, seja de jornal, TV, revista. Sempre terminam tocando nesse assunto.
Lucas Piazon Vitesse (Foto: Divulgação / Vitesse.nl)Atacante não escapa das comparações com Kaká também pela semelhança física (Foto: Divulgação / Vitesse.nl)


Piazon não nutre da fama na pequena Arnhem (150 mil habitantes) graças a Kaká. O brasileiro é um dos destaques do time que lidera o Holandês à frente dos mais tradicionais Ajax e Feyenoord. Quando sai às ruas com os seus colegas, o assédio é natural.

- A cidade é pequeninha, tudo é fácil para mim. A gente é mais conhecido aqui. Se você desce para o centro, sempre há torcedores mostrando carinho, tirando foto ou alguma coisa. É como se fosse interior mesmo - afirmou o jogador, sem namorada desde julho, mas ainda sem tomar conhecimento de "Piazetes". 

A adaptação é facilitada em dobro: no elenco do Vitesse há outros sul-americanos - e um total de cinco jogadores do Chelsea: Hutchinson, Cuevas, Piazon, Atsu, Kakuta e Van Aanholt. Todos na mesma situação de Piazon.

- Tem brasileiro, português, chileno, equatoriano. É um grupo enorme de amigos. E em campo o time ajuda bastante, já há um entrosamento, um futebol ofensivo. A bola sempre chega redonda para mim lá na frente - encerrou Piazon, que soma também cinco assistências na liga.
Lucas Piazon Vitesse (Foto: Paul Meima/Vitesse)Aanholt corre ao lado de Piazon: Vitesse conta com muitos emprestados do Chelsea (Foto: Paul Meima/Vitesse

Nenhum comentário: