19 de dez. de 2013

Medalhões, ex-Timão e trava-línguas: armas de rivais do Fla na Libertadores

O Flamengo só inicia sua 12ª participação em Libertadores em 12 de fevereiro de 2014, mas o GLOBOESPORTE.COM já começa a apresentar aos brasileiros as principais características dos adversários rubro-negros: Bolívar-BOL, Emelec-EQU e León-MEX. Os dois últimos sagraram-se campeões em seus respectivos países neste fim de ano, enquanto o primeiro está em vias de conquistar o Campeonato Boliviano no próximo domingo. 
O León conta com nomes consagrados como o do zagueiro Rafael Márquez, ex-Barcelona e com três Copas do Mundo no currículo, e do centroavante argentino Mauro Boselli, artilheiro do Estudiantes na campanha vitoriosa da Libertadores de 2009. O Bolívar aposta na altitude de La Paz (3.600 metros) e no atacante Arce, ex-Corinthians. Já o Emelec vai jogar muita bola na área para tentar sucesso com o grandalhão Denis Stracqualursi, de 1,91m e de nome que reserva um verdadeiro trava-línguas aos treinadores.
Confira opiniões de jornalistas que fazem a cobertura diária destes clubes e de Tim Vickery, correspondente da rede britânica BBC na América do Sul.
LEÓN-MEX
O León, homônimo de sua cidade, é um tradicional clube mexicano, o sexto maior campeão do país, com seis títulos. Sua última conquista se deu em 15 de dezembro, após vitória por 3 a 1 sobre o América na final. La Fiera (A Fera) ficou na Segunda Divisão por dez anos, de 2002 a 2012. Em agosto do ano do retorno à elite, o bilionário Carlos Slim, dono da América Móvil SAB, maior empresa de telefonia móvel do país, comprou 30% das ações do clube. O alto investimento deu resultado praticamente imediato. O ex-jogador Tita, figura crucial nas maiores conquistas da história do Flamengo, é ídolo do León.
 O chefe do departamento de esportes do jornal "El Heraldo de León", Adrian Castrejon, cita quem considera os melhores jogadores do León, atualmente treinado pelo uruguaio Gustavo Matosas, ex-meio-campo com passagem pelo São Paulo.

- Os melhores jogadores (do Léon) nesta temporada foram Rafael Márquez (zagueiro), Edwin "Aris" Hernández, lateral-esquerdo e que já foi convocado para a seleção; os volantes de contenção Juan José Gallo e Carlos "Gullit" Peña (outroconvocado), Luis Montes, meia ofensivo e também convocado, além do argentino Mauro Boselli (autor de 16 gols no último Campeonato Mexicano) - contou Castrejon, que trata o ex-flamenguista Tita, campeão mexicano pelo clube em 1992, como o último grande ídolo do León.
Rafael Marquez Leon (Foto: AFP)Rafael Márquez, de 34 anos, comemora o título mexicano, conquistado no último dia 15 (Foto: AFP)


Perguntado se há a possibilidade de um desmonte diante de uma conquista que encerrou jejum de 21 anos, Adrian Castrejon disse acreditar em apenas uma baixa. O meia colombiano Darío Burbano trocará o León pelo Tigres.
Opinião León (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


BOLÍVAR-BOL
O Bolívar é o clube mais popular da Bolívia e o maior campeão local. Desde 1977, quando foi criada a Liga de Futebol Profissional Boliviana, são 17 títulos. Seu grande trunfo é altitude de 3.600 metros acima do nível do mar da cidade de La Paz. Tem a maior folha salarial do país, gastando cerca de 250 mil dólares (cerca de R$ 580 mil) mensalmente. O jornalista Gery Zurita, do diário "El Deber", de Santa Cruz de la Sierra, elegeu os melhores do time. Entre eles estão Juan Carlos Arce, que jogou por Corinthians e Sport, e Juanmi Callejón, irmão gêmeo de José Callejón, atualmente no Napoli e ex-Real Madrid.

- Os melhores são Ruddy Cardoso (meia ofensivo) e Juan Carlos Arce, ambos jogam pela seleção. Depois há três espanhóis: Juan Miguel Callejón, José Luis Sánchez Capdevilla e Eduardo Moya, todos jogam no meio-campo. E uma das figuras principais é o uruguaio William Ferreira, goleador do time (tem 13 gols no Campeonato Boliviano) - listou.
Juan Carlos Arce (Foto: Getty Images)Juan Carlos Arce já vestiu as camisas de Corinthians e Sport (Foto: Getty Images)


O trio formado por William Ferreira (13 gols), Arce (dez) e Callejón (seis) tem 29 gols - 58% da equipe (50) no Boliviano. O campeão local, aliás, será definido no próximo domingo. O Bolívar é líder, com 43 pontos, um a mais do que o Strongest. Para levar o caneco, basta conseguir o mesmo resultado que seu adversário direto. Às 16h locais (14h de Brasília), enfenta o Nacional de Potosí, fora de casa. No mesmo horário, o Strongest recebe o Real Potosí. 

Gery Zurita disse apostar em mais um título do Bolívar, já que seu rendimento atuando fora de casa também é muito bom.

- No papel é fácil, porque o Bolívar é a equipe que melhor joga como visitante. Conseguiu muitos pontos assim e acho que pode conquistar mais uma vitória.

O elenco que encerra o Campeonato Boliviano no próximo domingo não deve sofrer grandes alterações para a disputa da próxima Libertadores. Segundo Zurita, o presidente da empresa responsável pela administração o Bolívar (Baisa), Marcelo Claure, disse que todos os jogadores serão mantidos e prometeu dois reforços, ainda desconhecidos pela imprensa local.
Opinião Bolívar (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

EMELEC-EQU
O Emelec é o segundo clube mais popular do Equador, perdendo nesse quesito apenas para o Barcelona de Guayaquil, seu rival local e com quem trava o maior clássico do futebol local. Onze vezes campeão equatoriano, só tem menos títulos do que Barcelona e El Nacional, empatados com 13.

Sofreu a baixa do atacante Enner "Superman" Valencia, um de seus melhores atacantes e artilheiro da última Copa Sul-Americana, com cinco gols. Ele se transferiu para o Pachuca, do México.
Denis Stracqualursi pelo San Lorenzo (Foto: AFP)Denis Stracqualursi, ex-San Lorenzo, estreou no Emelec no clássico contra o Barcelona e marcou dois gols (Foto: AFP)


Segundo o jornalista Carlos Anchundia, do diário "Extra", de Guayaquil, o Emelec ganhou o Campeonato Equatoriano com dificuldades até a última partida, pois tinha equipes como Universidad Católica e Independiente seguindo-o passo a passo. Vale destacar que foram disputados dois turnos, ambos vencidos pelo adversário do Flamengo. Isso eliminou a realização de uma final.

- Os principais jogadores são os argentinos Esteban Dreer (goleiro), Denis Stracqualursi e Marcos Mondaini (os últimos dois atacantes), o zagueiro Gabriel Achilier, o meia ofensivo Fernando Gaibor e o lateral-esquerdo Oscar Bagüí. Este ano muitos juniores foram utilizados, caso dos meio-campistas Robert Burbano e Chirsthian Alemán e o lateral-direito Carlos Vera.
Opinião Emelec (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


Confira os jogos do Flamengo no Grupo 7 da Libertadores:
12/2: León x Flamengo
26/2: Flamengo x Emelec
12/3: Flamengo x Bolívar
19/3: Bolívar x Flamengo
2/4: Emelec x Flamengo
9/4: Flamengo x León

Nenhum comentário: