1 de dez. de 2013

Flamengo: Ex-goleiro e agora auxiliar, Cantarele festeja dupla com Jayme e vê título da Copa do Brasil como aposta certa na turma da casa

Cantarele exibe a medalha da Copa do Brasil: ele também foi campeão da competição em 1990
Cantarele exibe a medalha da Copa do Brasil: ele também foi campeão da competição em 1990 Foto: Rafael Moraes / Extra
Leonardo André
Tamanho do texto A A A
Dos 43 anos que tem de carreira, Cantarele passou 28 no Flamengo. Sexto jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra, é também o goleiro que mais vezes atuou pelo clube (557 partidas). Há três meses, deixou de ser treinador de goleiros para virar auxiliar do técnico, Jayme de Almeida. Um caminho, segundo ele, sem volta. Aos 60 anos, vê o prazer de ganhar títulos se renovar, mas diz que o Flamengo precisa saber se preparar para a Libertadores. E fala ainda, pela primeira vez, do atrito com Joel Santana no passado e da relação com o ex-goleiro Bruno.
Depois de ganhar tudo pelo Flamengo, ainda se emociona com um título?
O prazer em ganhar sempre vai existir e se renova a cada conquista. Vanderlei (Luxemburgo) sempre diz que o título mais importante é o próximo. E a minha geração sempre deixou esse ensinamento de gostar de ganhar, de sempre acreditar que podia vencer.
O prazer é o mesmo de quando jogava?
É diferente porque não depende tanto da gente. Um ator, por exemplo, ensaia e sabe o que vai fazer quando estiver em ação. No futebol, quem está de fora espera que o jogador faça o que você faria se estivesse dentro do campo.
Qual é a principal mudança na nova função?
Ser auxiliar é algo mais abrangente, envolve a parte técnica e tática. Agora, tenho que cuidar do goleiro e de mais dez posições. Vejo mais vídeos, debato mais com Jayme. Tenho que me preocupar com mais detalhes.
Por que a entrada do Jayme deu tão certo?
Pela simplicidade dele, o discurso que ele adotou de alertar sempre para a importância de vestir a camisa do Flamengo. Aqui não é preciso jogar bem sempre, mas tem que se doar sempre. O jogador que vira ídolo é o que se entrega. É muito difícil jogar no Flamengo. Já vi muita gente de qualidade não se dar bem aqui. Quem trabalha no Flamengo enfrenta qualquer desafio em outro clube com tranquilidade. E Jayme soube passar isso.
Muito se fala que a aposta no Amaral também fez vocês ganharem a confiança do grupo.
A entrada do Amaral mostrou um pouco do trabalho que Jayme fazia como auxiliar, de não observar só onze jogadores, mas o elenco todo. O auxiliar é para isso, para incentivar também quem não joga. Quando a oportunidade aparece, você sabe com quem contar.
Essa nova função é um caminho sem volta?
Eu adorava treinar os goleiros, mas não dá para voltar. Não sei como será o futuro ainda, se virá outra comissão técnica...
A conquista do título não torna inviável você e Jayme assumirem outra função?
É uma sombra que vai se criar, né? Não pela gente, porque a nossa comissão técnica sabe receber muito bem as pessoas que chegam. Seria uma preocupação mais de fora para dentro. O pessoal aqui do clube é muito honesto, muito profissional.
Você sempre defendeu a aposta nos profissionais da casa. Ficou provado que é a melhor saída para o Flamengo?
Defendo os profissionais de qualidade. Se você tem alguém bom no clube, por que não apostar? Não tenho nada contra quem é novo, está começando. Mas acho que um curso não faz um bom técnico. A escola dá cultura, mas o tempo dá sabedoria, dá experiência. E quando você tem alguém com experiência e que conhece o clube, a chance de dar certo é muito maior. O Flamengo não forma só atletas. O Flamengo tem hoje técnico, auxiliar, preparadores físicos, médicos, supervisor, todos excelente profissionais que estão há muito tempo aqui. O Flamengo é uma escola.
É possível sonhar com a conquista da Libertadores do ano que vem?
Sonhar faz parte da vida, mas é preciso ter os pés no chão, saber até onde se pode chegar. O Flamengo dá uma aula diária disso, todos os dias aqui são diferentes. É preciso planejar bem, saber que será um ano diferente, que a Libertadores é uma competição diferente. Mas é claro que tem que sonhar alto. Quem não sonha, não vive. E os títulos só chegam com muito trabalho.
Você nunca comentou publicamente, mas houve um problema com Joel Santana na última passagem dele pelo clube (no primeiro semestre de 2012). Ficou alguma mágoa?
Fiquei muito magoado na época, quando soube que ele queria a minha saída e a do Jayme. Quando vi o noticiário, fui à sala dele e perguntei se era verdade. Ele me jurou que não, e acreditei na palavra dele. Quem conhece a mim e ao Jayme sabe que a gente jamais trabalharia contra alguém por sermos amigos de outra pessoa que foi demitida (no caso, Vanderlei Luxemburgo). Se o mundo do futebol hoje é assim, então eu pertenço a outro mundo. E eu sou muito grato à Patrícia (Amorim, ex-presidente), que bancou a nossa permanência. Se tivemos essa chance agora devemos também à diretoria que saiu, que não deixou afastarem os ídolos.
Cantarele sorri ao receber uma ligação: parabéns por mais um título
Cantarele sorri ao receber uma ligação: parabéns por mais um título Foto: Rafael Moraes / Extra
O que representa ser o goleiro que mais vezes atuou pelo Flamengo? Acha que um dia sua marca será ultrapassada?
Fiquei 22 anos direto no Flamengo (de 70 a 92). E agora são 28 anos no total. Nunca mais um jogador ficará tanto tempo assim num clube, porque hoje o futebol é um negócio. As transferências é que dão dinheiro. Sinto um orgulho muito grande de ser o goleiro que mais jogou aqui. É uma vitória sem taça, mas a medalha é interna. Às vezes acho graça quando escuto um comentário de que eu não era um bom goleiro. Foram mais de 500 partidas, ganhei todos os títulos, como eu podia ser ruim? (risos). Fazer o que, né? Então eu era um frangueiro vencedor.
Quais as melhores lembranças daquela geração de ouro da qual você fez parte?
A maior saudade que dá é da relação fora de campo. Os momentos de diversão eram muito gostosos, as famílias também eram unidas. A gente jogava, mas também se divertia. E isso continuou com o tempo. Às vezes a gente fica uns cinco anos sem se ver e, quando nos encontramos, parece que a última vez foi no dia anterior. A amizade ficou para sempre e isso é muito especial.
Sente saudade do tempo do jogador?
A vida anda, né? Dá saudade? Até dá, mas temos que viver o momento, porque tudo na vida passa. Eu e Jayme também tentamos passar muito isso para os jogadores. A oportunidade única que é vestir a camisa do Flamengo. É preciso valorizar cada segundo, porque daqui a pouco essa chance pode não existir mais. Fui feliz jogando e não tenho qualquer frustração. Acho até que sou muito sortudo. A vida me deu muito mais do que eu merecia. Se eu reclamar, é até sacanagem. Ralei muito para conquistar o que consegui, mas sou um privilegiado por ter feito história no Flamengo ao lado de pessoas como Jayme, Zico, Rondineli, Leandro. Ganhei tudo que sonhei aqui no Flamengo.
É difícil para um jogador, quando para de atuar, passar a viver sem o assédio que o cercava?
Aprendi a lidar com tudo na vida. Às vezes sou reconhecido, pedem autógrafo, fotos. E agora um pouco mais, porque o auxiliar aparece mais, então a nova geração busca saber quem você foi. Mas nunca me preocupei com isso, nunca tentei me beneficiar por ter pertencido a uma geração vitoriosa. Fui jogador e deixei de ser há muito tempo. Sou muito bem resolvido quanto a isso.
Em 2010, o ex-goleiro Bruno criou um constrangimento ao sequer falar com você logo no primeiro treino depois que voltou ao clube. Como foi a relação com ele?
Bruno me expôs, mas não me incomodei. Resolvi com Zico (diretor-executivo de futebol na época) quem conversaria com ele. Zico conversou e depois eu também falei. Porque a culpa de o Robertinho (Roberto Barbosa, ex-treinador de goleiros) ter saído não foi minha. Disse para ele: “O que você é hoje, já fui um dia. Se está chateado, isso passa”. Bruno entendeu, e a relação foi normal. Ele pediu minha ajuda para chegar à seleção e seria o titular hoje. Tinha um potencial enorme, um talento raro.
A prisão dele, poucos meses depois, serve de aprendizado para outros jogadores?
Não tive tempo de conhecer bem a pessoa que era o Bruno, porque a convivência acabou sendo pequena. Mas virou um ensinamento para todos de forma geral. Foi um momento ruim para ele, para o clube. Ninguém pode fazer o mal para outra pessoa, por mais absurdo que seja o motivo


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-ex-goleiro-agora-auxiliar-cantarele-festeja-dupla-com-jayme-ve-titulo-da-copa-do-brasil-como-aposta-certa-na-turma-da-casa-10929916.html#ixzz2mFVg5669

Nenhum comentário: