6 de set. de 2013

Com dois gols de Suárez, Uruguai derrota o Peru e respira aliviado

Na quinta colocação na tabela das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, o Uruguai respirou aliviado ao derrotar o Peru por 2 a 1, no Estádio Nacional, em Lima. Com o resultado, a Celeste chegou aos 19 pontos e abriu três da Venezuela, primeira equipe fora da zona de classificação ou repescagem para o Mundial no Brasil. Os gols do triunfo foram marcados por Luis Suárez, duas vezes. Farfán descontou para os donos da casa.
Com o resultado, o Peru permaneceu na sétima colocação, com 14 pontos. Na próxima rodada, os peruanos vão visitar a Venezuela, em Puerto la Cruz, e o Uruguai vai receber a Colômbia, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O quinto lugar nas eliminatórias da América do Sul vai disputar a repescagem contra o vencedor do duelo entre Jordânia e Uzbequistão - representantes do continente asiático.
Peru 1 x 2 Uruguai, Eliminatórias, comemoração do Uruguai (Foto: Reuters)Jogadores da Celeste comemoram com Suárez um dos gols da vitória em Limai (Foto: Reuters)

Suárez marca de pênalti e coloca o Uruguai em vantagem
O Peru até começou melhor a partida. Teve duas chances claras de abrir o marcador, ambas com Claudio Pizarro. Na primeira, aos 11, Guerrero arrancou da intermediária e tocou para o atacante do Bayern de Munique na entrada da área. O jogador finalizou, e Muslera defendeu. Aos 34, Farfán cruzou, e o centroavante cabeceou para outra defesa do goleiro.
Peru 1 x 2 Uruguai, Eliminatórias, Advíncula e Forlán (Foto: Reuters)O peruano Advíncula, da Ponte, saiu substituído, e
Forlán, do Inter, machucado (Foto: Reuters)
Mesmo melhor na partida, o time local acabou castigado no fim da etapa inicial. Aos 40, Suárez fez ótima jogada dentro da área e acabou derrubado por um defensor peruano. Pênalti marcado pelo árbitro. Na cobrança, o atacante do Liverpool deslocou o goleiro Fernández e colocou o Uruguai em vantagem no Estádio Nacional.
Nervosos, os peruanos acabaram perdendo a cabeça. Após falta em Suárez, Yotun jogou a bola em cima do jogador uruguaio e tentou apressar o atendimento dentro do gramado. Irritados, os uruguaios iniciaram um princípio de confusão. O árbitro deu cartão amarelo para Godín e expulsou o lateral-esquerdo peruano, que pertence ao Vasco.
Celeste marca outro, e Farfán desconta com um golaço
No segundo tempo, o Uruguai passou a atuar nos contra-ataques. Cavani foi derrubado duas vezes dentro da área. Na primeira, nada aconteceu no encontrão com o goleiro Fernández e o jogador ainda levou o cartão amarelo. Porém, aos nove, o atacante do PSG foi empurrado por Advincula e, mais uma vez, o juiz nada marcou.
Peru x Uruguai, Eliminatórias, Cavani (Foto: Reuters)Rodríguez chega com tudo para desarmar Cavani (Foto: Reuters)
O Uruguai marcou o segundo gol aos 21. Stuani tenta jogada individual pelo lado direito e acaba travado por um defensor do Peru. A bola sobra para Suárez já dentro da área. O atacante solta a bomba, a bola bate no travessão e entra: 2 a 0.
Mesmo com o resultado adverso, a seleção do Peru seguiu batalhando em busca de um gol. E o time foi premiado aos 38. Farfán cobrou falta da entrada da área com perfeição e venceu Muslera. Mas já não dava mais tempo para buscar o empate e a virada no Estádio Nacional de Lima.

Nenhum comentário: