16 de out. de 2012

Em jogo histórico para CR7, Portugal empata e se complica no Grupo F


No dia em que completou a marca de 100 jogos pela seleção de Portugal, Cristiano Ronaldo não balançou as redes. E, para piorar, ainda viu sua equipe empatar por 1 a 1 com a modesta Irlanda do Norte e se complicar no Grupo F das eliminatórias europeias para Copa do Mundo de 2014.
Com o resultado, Portugal caiu para o terceiro lugar da chave, com sete pontos. À frente da equipe do astro do Real Madrid, que estreou na seleção lusitana em agosto de 2003, estão Israel (com sete, mas melhor saldo) e Rússia, líder com 12 pontos e 100% de aproveitamento.
Os primeiros lugares de cada uma das nove chaves das eliminatórias europeias se classificam diretamente para a Copa. Os oito melhores segundos colocados passam para a repescagem, disputada em quatro confrontos sorteados de ida e volta.
Cristiano Ronaldo, Portugal (Foto: Agência AFP)Cristiano Ronaldo passou em branco, e Portugal ficou no empate (Foto: Agência AFP)
Pressão lusa
Diante de mais de 48 mil pessoas que lotaram as arquibancadas do Estádio do Dragão, Portugal começou pressionando. Primeiro com Miguel Lopes, aos dois, e depois com Cristiano Ronaldo, aos seis, em dois arremates que tiraram tinta da trave.
O ritmo do jogou nesse tom, com a seleção da Terrinha em cima da Irlanda da Norte, até os 30 minutos quando Chris Baird roubou uma bola e passou rapidamente para Kyle Lafferty. O atacante do Sion, da Suíça, deu belo passe para Nial McGinn, atleta do Aberdeen, da Escócia, tocar na saída do goleiro Rui Patrício e abrir o placar.
Cristiano Ronaldo, Portugal (Foto: Agência AFP)Cristiano Ronaldo sofreu com a forte
marcação norte-irlandesa (Foto: Agência AFP)
O gol sofrido abalou os portugueses, que, debaixo de chuva, partiram em busca do empate, mas de forma desordenada.
No segundo tempo, a pressão lusa seguiu. Mas o goleiro Roy Carroll, em uma jornada inspirada, salvava a meta norte-irlandesa. Numa delas, aos 14 do segundo tempo, fez uma defesa que deixou Cristiano Ronaldo, autor do chute, bastante irritado.
Com cinco atacantes, Portugal empata
Com a aproximação do fim da partida, o desespero bateu de vez e o técnico Paulo Bento deixou Portugal com cinco atacantes em campo: Cristiano Ronaldo, Nani, Postiga, Varela e Eder (os dois últimos entraram no decorrer da segunda etapa).
O abafa acabou surtindo efeito e, aos 35, Postiga conseguiu igualar o marcador após um lançamento da defesa feito pelo zagueiro Bruno Alves.
Com a igualdade, a torcida portuguesa voltou a “jogar” junto. Mas, mesmo com esse apoio, os portugueses não conseguiram a virada diante da Irlanda do Norte, que ocupa a 117ª colocação no ranking da Fifa (os lusos estão mais de 100 posições na frente, em terceiro).
Pepe, Portugal (Foto: Agência Reuters)Pepe em ação pela seleção portuguesa (Foto: Agência Reuters)

Nenhum comentário: