31 de out. de 2012

'Ex-gordinho' no Flu, Samir brilha no Fla e chega à Seleção sub-20


Mattheus e Samir Flamengo (Foto: Arquivo Pessoal)Mattheus e Samir, representantes do Flamengo na
seleção brasileira sub-20 (Foto: Arquivo Pessoal)
O Flamengo teve dois jogadores convocados para a seleção brasileira sub-20, que disputará dois amistosos contra o Paraguai nos dias 7 e 9 de novembro. Um deles, Mattheus, já está no profissional e é conhecido da torcida rubro-negra. O zagueiro Samir, que completa 18 anos em dezembro, ainda busca seu espaço.

Ele está há um ano e meio no clube. Samir chegou emprestado pelo Audax-RJ, mas o Rubro-Negro comprou 60% de seus direitos econômicos e firmou um vínculo até 2015. Seu grande cartão de visitas com a camisa do Fla foi o bom desempenho na Taça BH deste ano, quando o time perdeu na final (nos pênaltis) para o Grêmio, mas o zagueiro foi eleito o craque da competição.

- Estou muito feliz com a convocação. Treinei bastante e me empenhei nos jogos para conseguir. Cheguei à Seleção e agora não quero sair mais. Acho que o principal foi a Taça BH. Foi uma grande vitrine, as portas se abriram para mim - disse ao GLOBOESPORTE.COM.
Samir Flamengo (Foto: Arquivo Pessoal)Samir em ação com a camisa do Flamengo
(Foto: Arquivo Pessoal)
Os primeiros passos de Samir no futebol foram dados no rival Fluminense, mas o zagueiro não conseguiu permanecer no Tricolor. Entre os problemas, a dificuldade com a balança.

- Fui campeão de algumas competições, mas o tempo passou. Tive alguns problemas com peso, não conseguia emagrecer. Era baixo e gordinho. Não era aproveitado, e isso me deixava triste. Não tinha confiança, aí chegou o momento em que fui mandado embora.

Depois da frustração no Flu, Samir quis desistir e estudar. Em seus planos estavam a faculdade de Engenharia Civil e um curso de inglês, mas seus pais o incentivaram a persistir na tentativa de ser jogador. A mãe correu em busca de testes para o filho.

- Podia fazer os testes no Audax e no Vasco. Preferi o Audax porque era mais perto de casa. Comecei a jogar, e as oportunidades apareceram. Conquistei meu espaço, e o Flamengo se interessou.
O menino gordinho e baixo ficou para trás. O zagueiro, segundo ele "entre 1,87m e 1,88m", foi contratado para defender o juvenil do Fla. Agora, ele está com a equipe que disputa a Copa do Brasil sub-20. Nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), o Rubro-Negro enfrenta o Cruzeiro pelas oitavas de final (com transmissão do SporTV).
Samir espera ter um bom desempenho mais uma vez e seguir os passos do amigo Mattheus, que já está incorporado aos profissionais.

- Temos que pensar sim, sempre imaginar coisas boas. Claro que todos queremos chegar no profissional. Temos que aproveitar estas oportunidades, a Copa do Brasil é uma boa vitrine

Nenhum comentário: