28 de out. de 2012

No Dia de São Judas Tadeu, Junior diz: 'Santo deve estar cansado'


Junior, Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Junior lamenta o momento difícil do Flamengo
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Neste domingo, 28 de outubro, comemora-se a data de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis e padroeiro do Flamengo. É também o Dia do Flamenguista, que o clube tenta promover incentivando torcedores a sair às ruas vestidos de vermelho e preto. Mas, pela atual fase do clube e do time, o momento inspira mais rezas do que comemorações.
Ídolo e jogador que mais atuou pelo Rubro-Negro, com 867 partidas, Junior desabafou ao ouvir o pedido para comentar o Dia do Flamenguista. Além do momento do time, o principal foco é a atual gestão do clube.
- Quando fui convidado para falar sobre o Dia do Flamenguista, juro que pela primeira vez aquele prazer de falar do clube não me entusiasmou muito. O porquê não precisa dizer nem explicar. Já vi e vivi tempos difíceis nos meus mais de 20 anos de clube, porém, como os últimos, eu nunca vi. Comemorar o quê? Não tem nada para comemorar, tem mesmo é que pedir a São Judas Tadeu para dar mais uma forcinha nesta reta final de Brasileirão. E o santo protetor já deve estar cansado de ajudar. Só resta esperar as eleições em dezembro e que outro santo possa vir para tentar salvar o clube - afirmou o ex-jogador Junior.
patricia amorim flamengo missa 106 anos imagem são judas tadeu (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)A imagem do santo em capela dentro da Gávea
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
O clube, porém, tenta resgatar o orgulho que anda ferido. No site, estampou que “o Mais Querido promete pintar o Brasil de vermelho e preto” neste domingo.
Em 2007, a Prefeitura tombou a torcida do Flamengo como patrimônio cultural da cidade por promover espetáculos, instituindo o Dia do Flamenguista, a ser comemorado no dia 28 de outubro.
Romaria à igreja do santo das causas impossíveis
Como acontece todos os anos, torcedores com a camisa do Flamengo seguem para pedir e agradecer na Igreja de São Judas, no Cosme Velho. O clube encomendou uma missa para ser rezada às 10h.
Neste ano, o time dos que pedem pelo Flamengo sofreu um desfalque. Rubro-negro de carteirinha e responsável por diversas rezas para o time em momentos difíceis, o padre José Benedito Reis morreu no dia 2 de julho, vítima de câncer.
O pároco, que ficou conhecido por rezar missas com a camisa do seu time de coração por baixo da batina, ficou durante muitos anos da Igreja de São Judas Tadeu, depois foi transferido para a Igreja de Santo Cristo, mas sempre era convocado para benzer a Gávea. Em setembro de 2010, o padre foi ao clube em meio a um momento ruim e benzeu Deivid. Ele também apareceu em outros momentos adversos, como nas campanhas dos Brasileiros de 2003 e 2007

Nenhum comentário: