26 de mar. de 2013

Espanha devolve críticas com vitória sobre a França e liderança no Grupo I


É possível empatar em casa com a Finlândia, 87ª colocada no ranking da Fifa, e dias depois vencer a França com autoridade em pleno Stade de France? A Espanha provou que sim. Assim como o Barcelona nas últimas semanas, a atual campeã do mundo e do continente devolveu as críticas recebidas com uma atuação segura. Antes correndo o risco de ir à repescagem, a Fúria assumiu a liderança do Grupo I das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo com o triunfo por 1 a 0, conquistado nesta terça-feira, na casa dos franceses. O gol foi marcado por Pedro Rodríguez, um dos sete atletas do clube catalão que iniciaram a partida.
Com 12 pontos após cinco rodadas, a equipe treinada por Vicente del Bosque agora depende apenas de si para carimbar o passaporte rumo ao Brasil também em 2014 - a seleção disputará a Copa das Confederações já no país em junho deste ano. Os Bleus seguem na cola, em segundo, com 11, mas precisam torcer por um tropeço dos rivais para reassumirem a primeira colocação e garantirem a vaga sem precisarem passar pela repescagem com os outros segundos lugares das chaves.
Pedro Rodríguez e Xabi Alonso gol Espanha (Foto: EFE)Pedro Rodríguez e Xabi Alonso comemoram o gol da vitória da Espanha no Stade de France (Foto: EFE)
Ambas as seleções voltarão a atuar pelas eliminatórias apenas em setembro. E longe de casa: a França enfrentará a Geórgia, enquanto a Espanha duelará contra a Finlândia. Restam três partidas para cada.
França nos contra-ataques
O clima de decisão estava estampado na tensão dos rostos franceses espalhados pelo Stade de France. Todos ali sabiam que uma vitória praticamente os colocava no Brasil. E que talvez o maior favorito ao título fosse enviado para uma repescagem que se desenharia traiçoeira com a possível presença também de Portugal. Ainda assim, a seleção de casa sabia muito bem com quem estava lidando. Ao menos nos 45 minutos iniciais, o respeito falou mais alto.
Não aos 20 segundos, quando Valbuena recebeu de costas na entrada da área e, sem compromisso, emendou uma bonita bicicleta. A bola saiu por cima sem muito perigo ao gol de Valdés. Quem assustou mesmo foi Xavi, do outro lado. Aos quatro minutos, uma daquelas lindas jogadas da Fúria, de pé em pé, terminou com a conclusão do meio-campista do Barcelona. Lloris rezou para que ela não entrasse - centímetros impediram o contato com o travessão.
Valbuena, França x Espanha (Foto: AP)Valbuena tenta bicicleta logo aos 20 segundos: França respeitou demais a Fúria (Foto: AP)
Dominada territorialmente, a França utilizava a arma de todos contra a Espanha: o contra-ataque. Foi assim que chegou com perigo aos 14, depois de Valbuena lançar Jallet livre pela intermediária. O lateral-direito do PSG rolou para Benzema, que finalizou para fora. Pouco depois, aos 17, foi a vez novamente de Xavi chutar de meia distância, desta vez ao lado de Lloris.
A grande polêmica do primeiro tempo surgiu aos 30. Pedro, com liberdade para se movimentar pelos flancos, foi lançado justamente no centro e caiu após driblar o goleiro francês. O replay mostrou que o atacante do Barcelona já se jogava ao chão antes mesmo de acontecer o choque.
Parecia claro que a Espanha corria atrás do resultado, tentava ser objetiva, mas esbarrava nas linhas defensivas dos Bleus. Do outro lado, a França explorava os lançamentos longos buscando encontrar uma situação em que não fosse a minoria no setor de ataque. Aos 38, a tática quase surtiu efeito: Ribéry recebeu na esquerda, passou pela marcação e chutou para grande defesa de Valdés.
Ribery e Valdes, França x Espanha (Foto: Reuters)Valdés cresce diante de Ribéry e faz defesa importante no primeiro tempo (Foto: Reuters)
Pedro, o homem-decisão
O tempo era o adversário da Espanha, mas nada faria mudá-la de postura. Na base do toque de bola, a equipe de Del Bosque abocanharia o rival no momento de primeiro deslize. Aos nove, uma rápida triangulação entre Xavi, Xabi Alonso e Iniesta acabou com um chutaço do camisa 6 e a leve espalmada de Lloris. O gol estava próximo. E acabou saindo aos 12. Numa linda virada de Pedro para Monreal, o lateral do Arsenal pôs a bola na frente e cruzou para Pedro completar. Lloris ainda espalmou, mas não teve jeito: 1 a 0 e mais um momento decisivo na carreira do jogador espanhol, com gols em final de Liga dos Campeões, Copa do Rei, Mundial de Clubes...
A desvantagem soou como um forte golpe para os donos da casa. O Stade de France, antes empolgado com a chance de aniquilar a Fúria, estava em silêncio. Dali até o fim foram poucos os momentos de alvoroço. Aos 19, aplausos para Ribéry, que dominou lançamento como pivô e rolou para Matuidi chutar em cima de Valdés. Dez minutos depois, gritos de "uh" pelo quase empate de Varane em cobrança de escanteio.
A expulsão de Pogba, por dois cartões amarelos relâmpagos, aos 31 e 32, murchou ainda mais quem torcia por um golzinho dos Bleus. Ribéry, praticamente o único de azul a levar constante perigo, tentou resolver sozinho, aos 39, mas concluiu para fora. Foi o último suspiro de criatividade dos mandantes, que tiveram de correr atrás da bola até o apito final do árbitro húngaro Viktor Kassai. O jogo virou.
Hugo Lloris França Espanha (Foto: AP)Hugo Lloris tenta salvar o gol de Pedro: Espanha assumiu a liderança do Grupo I (Foto: AP)

publicidade

Nenhum comentário: