27 de mar. de 2013

Sincero, brigão e polêmico: conheça Joey Barton, o 'desafeto' de Neymar


Com a bola nos pés, Joseph Anthony Barton ainda não alcançou grandes feitos na carreira. São outras ações relativas às quatro linhas que transformaram o meio-campista inglês de 30 anos em um nome conhecido no futebol. Das constantes brigas com companheiros, torcedores e treinadores até a recente mania de criticarNeymar pelo Twitter, passando por um entrevero curioso com Ibrahimovic, o jogador do Olympique de Marselha virou um dos personagens folclóricos deste universo, daqueles raros num esporte atualmente tão dominado pelos discursos politicamente corretos.
Após o empate do Brasil com a Rússia na segunda-feira e a atuação apagada de Neymar, Barton voltou a criticar o atacante brasileiro, considerado por ele como superestimado. O britânico chegou a comparar o santista a Justin Bieber, afirmando que os vídeos do jogador no YouTube enganavam tanto quanto o cantor pop. Anteriormente, na derrota da Seleção para a Inglaterra, ele já havia ironizado Neymar.
Joey Barton Olympique de Marselha (Foto: Getty Images)Barton em ação pelo Olympique de Marselha, onde atua desde o ano passado (Foto: Getty Images)
Mas, por que a implicância com o brasileiro? De personalidade forte, Barton vai contra a corrente. Num meio de jogadores estereotipados como pouco articulados, o inglês se diz fã de filosofia e gosta de citar pensadores em seu Twitter. Também não se furta de criticar ex-atletas ou a imprensa. Aliás, o grande interesse dos jornais britânicos por Neymar ajuda a explicar a postura do meio-campista.
- Ele tem tanta atenção da mídia porque é interessante. É diferente de outros jogadores, pois tem opinião e não tem medo de expressá-la, mesmo se isso irritar as pessoas. Ele não segue os outros, o que é algo raro no futebol. Jogadores são treinados para lidar com a imprensa e muitos dominaram a arte de não dizer nada e, assim, evitar declarações polêmicas. Barton é quase determinado a dizer algo fora do normal – disse o jornalista inglês Luke Edwards, do jornal “The Telegraph”.
Coleção de confusões
Edwards acompanha o Newcastle, clube pelo qual Barton jogou entre 2007 e 2011. Foi sua melhor fase. Considerado uma das estrelas do elenco, ele teve boas atuações e ajudou o time a voltar à primeira divisão, mas também se envolveu em polêmicas, incluindo brigas com o técnico Alan Shearer, suspensões por entradas duras em rivais e até uma prisão que durou 77 dias, após quebrar o dente de um adolescente e agredir um homem até a vítima perder a consciência.
- Ele é uma contradição ambulante. Num momento, é o homem do povo, no outro está se gabando com os outros jogadores sobre o quanto ele ganha - analisou o jornalista.
Barton Newcastle (Foto: AP)Barton de bigode no Newcaslte: meia disse que só rasparia após primeiro triunfo do time (Foto: AP)
Antes do Newcastle, Barton já se envolvia em confusões. No Manchester City, clube pelo qual iniciou a carreira, aconteceu um dos momentos mais surreais da vida do meia inglês. Durante uma comemoração de fim de ano em 2004, Joey se irritou com o atacante Jamie Tandy, do time sub-20, e apagou um cigarro no olho do garoto. Logo depois, novas polêmicas: prisões por brigas na rua, críticas a companheiros e até mesmo um período numa clínica de tratamento para aprender a controlar a raiva. Tandy, por sua vez, abandonou a carreira, joga de forma amadora na Austrália e não gosta de falar sobre o assunto.
Jamie Tandy, ex-atacante do Manchester City (Foto: Reprodução / The Sun)Olho de Tandy após briga com Barton: jovem
atleta não vingou (Foto: Reprodução / The Sun)
- Quero esquecer o passado. Prefiro esquecer tudo e prosseguir com minhas coisas aqui na Austrália – disse Tandy ao ser procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, evitando o assunto.
No City, também, a política é acabar com qualquer ligação do clube com Barton. Em contato com a reportagem, o assessor de imprensa dos Citizens, Simon Heggie, explicou que a comissão técnica do clube não fala sobre a passagem do jogador por lá.
- Temos muitos pedidos de entrevista sobre Barton para a comissão técnica do City. Mas, devido a suas associações negativas com o clube recentemente, preferimos declinar – justificou Heggie.
'Supertranquilo'
A fama de Barton assustou o brasileiro Lucas Mendes. O ex-zagueiro do Coritiba chegou ao Olympique de Marselha junto com o meia inglês (emprestado pelo Queens Park Rangers, onde também não convenceu), no início da atual temporada europeia, admitiu ter ficado com o pé atrás no início, mas, hoje, garante que se dá bem com o “supertranquilo” companheiro.
- Meus amigos me perguntavam como ele era, mas, para mim, está sendo uma pessoa muito tranquila. Primeiro procurei conhecer a pessoa, e não tirar as conclusões pelo que eu já sabia. A gente tenta conversar, brinca um pouco, mas tem a barreira da língua. Chegamos juntos ao clube e um tenta ajudar o outro. É claro que a gente fica sempre com o pé atrás pelas reações e a atitude que ele pode ter, mas até agora está sendo muito querido pelo grupo, supertranquilo – contou o jogador brasileiro.
Barton mendes, psg (Foto: Divulgação)Barton e o brasileiro Lucas Mendes, companheiros no Olympique de Marselha  (Foto: Divulgação)
Convivendo com Barton, Lucas teve acesso a outras facetas do inglês: a competitividade e o espírito de liderança. Mesmo que nem sempre os companheiros entendam o que o britânico quer dizer.
- O grupo todo gosta dele. Às vezes ele chega um pouco mais forte no treino, ou o pessoal chega nele, e ele não gosta. Mas é do perfil dele, é visto como algo positivo. Ele nunca quer perder, às vezes esquenta a cabeça. Ele gosta bastante de falar, tenta conversar no vestiário, passar informação, discutir tática. Ele fala muito em inglês, mas muitas pessoas não entendem o que ele fala – contou.
Quando não dá para se fazer entender com as palavras, Barton apela até para os gestos, inclusive contra adversários. Foi assim que ele se desentendeu com o atacante Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, durante um clássico local. Após uma dividida forte, ele chamou o sueco de narigudo (confira no vídeo ao lado).
- É coisa do jogo, de querer provocar o adversário. Foi uma coisa de momento, talvez ele tenha se desentendido pessoalmente. Foi a primeira vez que eu o vi fazendo algum gesto para um adversário. Mas foi mais para provocar, para conseguir uma expulsão - disse Lucas, que estava em campo na ocasião.
Tanta vontade de vencer pode explicar um pouco as atitudes de Barton. Como muitas pessoas, ele se transforma em campo. Fora dos gramados, é completamente diferente, segundo o boxeador inglês Brendon Hatton, grande amigo do meio-campista, presença constante nas lutas do companheiro.
- Eu conheci Joey quando ele estava jogando no City. Íamos a eventos sociais juntos. Ele é uma das pessoas mais legais que já conheci. Ele é muito sincero, e isso, às vezes, traz problemas para ele em campo. Mas eu acho que as pessoas respeitam Joey pelo que ele acredita – afirmou Hatton.
Ficha de Barton:
Nome:Joseph Anthony Barton
Data de nascimento:2/9/1982, na Inglaterra
Posição:meia
Clubes:Manchester City, Newcastle, Queens Park Rangers e Olympique de Marselha
Título:Segunda Divisão da Inglaterra (Newcastle, 2010)
Até mesmo na imprensa Barton deixou boa impressão. Enquanto Luke Edwards classificou o jogador como uma das melhores pessoas para se entrevistar, Lee Ryder, do jornal “The Chronicle", de Newcastle, acredita que o meia é simplesmente uma pessoa normal, com quem os torcedores se identificam.
- Já estive em sua companhia em diversos momentos, eu tenho de dizer que nunca vi algo ruim nele. Ele é humilde e muito parecido com os torcedores da classe trabalhadora. Ninguém pode condenar seus problemas, mas eu não acho que ele tenha tentado escondê-los de alguém. Ele precisou de ajuda e foi procurar. Talvez seu maior problema tenha sido controlar seu temperamento, mas acho que ele trabalhou duro para conseguir isso.
Vaga no English Team?
Joey Barton, portanto, é alguém sincero, de personalidade forte, simpático fora de campo, mas totalmente diferente dentro das quatro linhas, quando não suporta perder. Mas, e com a bola nos pés? Apesar da falta de títulos e do currículo modesto, muitas vezes atrapalhado pelas constantes confusões, o consenso é que o meia não é um perna-de-pau completo. Ele, inclusive, já defendeu a seleção inglesa em uma oportunidade, em 2007.
- Ele é um grande jogador. Chega um pouquinho firme, claro, mas tem qualidade no passe, no lançamento. Chuta muito forte e se posiciona bem – descreveu Lucas Mendes.
Para Lee Ryder, aliás, Barton ainda teria vaga no English Team. Mas, devido a seu perfil polêmico, sequer é considerado.
- A Federação de Futebol da Inglaterra gosta de promover uma imagem mais limpa, com jogadores como Beckham e Wilshere. Barton não faz este tipo. É triste, porque ele tem muito talento.
Joey Barton Olympique de Marselha (Foto: Getty Images)Barton chegou ao Olympique em 2012, após passar por Manchester City, Newcastle e QPR  (Foto: Getty)

publicidade

Nenhum comentário: