26 de mar. de 2013

Balotelli marca dois, Itália vence Malta e dispara na ponta do Grupo B


Em noite marcada pelo brilho deBalotelli, a Itália deu mais um passo para assegurar sua participação na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Nesta terça-feira, o atacante do Milan fez dois gols, e os comandados de Cesare Prandelli venceram Malta por 2 a 0, no Ta'Qali National Stadium, pelas eliminatórias europeias.
Com o resultado, a Itália somou 13 pontos e segue invicta na liderança do Grupo B, contra dez da Bulgária e oito da República Tcheca. Malta ainda não pontuou e amarga a lanterna da chave. Fez apenas dois gols e sofreu outros 19.
A eliminatória para a Copa do Mundo só volta a ser disputada no dia 7 de junho. A Azzurra visita a República Tcheca, em local ainda a ser definido. No mesmo dia, Malta terá pela frente a Armênia, longe dos seus domínios. Para os italianos, ainda restam cinco jogos na competição. Apenas o primeiro colocado garante vaga direta no Mundial. O segundo lugar da chave disputa a repescagem.
Malta assusta, mas Balotelli decide
A Itália tinha o plano de não deixar a zebra passear diante de Malta. A aposta de Cesar Prandelli para evitar um tropeço apontava para a linha de frente formada por El-Shaarawy e Balotelli. Deu certo. Nos primeiros minutos, a defesa rival teve dificuldade para acompanhar a movimentação da dupla de ataque do Milan. Aos seis, o "Faraó" atravessou a área e foi derrubado por Dimech. Pênalti que Balo cobrou com categoria no canto esquerdo, deslocando o goleiro Andrew Hogg.
O panorama apontava para a construção de uma goleada para os italianos. Entretanto, esse quadro não se estabeleceu. Na sequência da primeira etapa, Malta teve oportunidades de marcar. Num desses lances, Andre Schembri recebeu lançamento dentro da área e sofreu pênalti de Buffon. Na cobrança, porém, Mifsud bateu forte no meio do gol, e o arqueiro italiano defendeu. O capitão chegou aos 126 jogos e igualou a marca de Paolo Maldini como segundo jogador com mais partidas pela Azzurrra.
Balotelli maraca de penalti, Malta x Italia (Foto: Reuters)Balotelli marca de pênalti e recebe os cumprimentos dos companheiros (Foto: Reuters)
O atacante Mifsud voltou a enfrentar Buffon dois minutos depois. O camisa 9 escapou de Bonucci e Barzagli e arriscou um belo chute da intermediária. A bola caprichosamente explodiu no travessão do goleiro, que apenas torceu para a bola não estufar a rede.
Apesar de a Itália ter dificuldade para articular as ações ofensivas, possuía mais qualidade para decidir os lances. Balotelli parecia pronto para marcar a qualquer momento. Foi assim aos 45 minutos. Após receber belo lançamento na esquerda, De Sciglio escapou do marcador e deu o passe decisivo. O atacante mostrou categoria e bateu de primeira, no canto esquerdo de Hogg. Décimo gol do Super Mario nos últimos nove jogos que disputou desde que foi para o Milan, somando as participações no time e na seleção italiana.

Domínio e placar assegurado
Balotelli e Schembri, Malta x Italia (Foto: AP)Balotelli sofre com a marcação de Schembri (Foto: AP)
A segunda etapa teve queda brusca na qualidade do jogo. Foram raros os lances de perigo. A seleção de Malta continuou tendo dificuldade para articular suas ações, com inúmeros erros de passes no meio-campo. Assim, Buffon foi pouco acionado nos 45 minutos finais.
A Itália, por sua vez, parecia satisfeita com o placar e apenas deixava o relógio avançar. Cesar Prandelli ainda teve tempo para preservar os seus principais jogadores na partida: El-Shaarawy e Balotelli, que deram lugar a Cerci e Gilardino. Assim, garantiu outro belo resultado para a Azzurra, depois do empate por 2 a 2 com o Brasil no amistoso da última quinta-feira, após estar perdendo por 2 a 0.
publicidade

Nenhum comentário: