28 de mar. de 2013

Bolt visita projeto social e desafia crianças em corrida em 'câmera lenta'


Antes de desafiar o tempo na corrida de 150m na Praia de Copacabana, neste domingo,Usain Bolt visitou na tarde desta quinta-feira o projeto Futuro Olímpico, em Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O jamaicano causou euforia nas cerca de 100 crianças e jovens que praticam esportes no local. Em tom de brincadeira, o Raio disputou uma corrida em "câmera lenta" - pelo menos para ele - para a alegria da garotada.
O astro chegou de helicóptero e foi sabatinado com perguntas dos jovens curiosos. Ele estava acompanhado do equatoriano Alex Quiñones e do antiguano Daniel Bailey, seus adversários no domingo, e do americano Jerome Singleton, que fará o desafio paralímpico com o brasileiro Alan Fonteles. Bem-humorado, Bolt respondeu a uma única pergunta: "Você vai estar aqui em 2016 e bater mais um recorde mundial?".
- Eu certamente estarei em 2016, só não sei se vou conseguir bater um recorde, afinal, já vou estar com 30 anos - contou o jamaicano.
Mosaico Bolt crianças evento (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Bolt visita projeto social em Sulacap (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Depois da conversa informal, o atleta deu uma corridinha de brincadeira com os jovens, emocionados pela proximidade com o ídolo. Em um ritmo bem mais lento do que o habitual, Bolt largou em conjunto e cruzou a linha de chegada atrás de algumas das crianças do projeto social.
Foi muito bom conseguir acompanhá-lo (Bolt), mas não dá para ganhar dele não. Na verdade, a gente só conseguiu correr junto porque ele estava bem devagarzinho"
Igor Martins, de 13 anos
- Foi muito bom conseguir acompanhá-lo, mas não dá para ganhar dele, não. Na verdade, a gente só conseguiu correr junto porque ele estava bem devagarzinho - disse Igor Martins, de 13 anos.
Muito feliz com o seu caderninho de autógrafos na mão, a amiga Letícia Salles, de nove anos, destacou que a quantidade de pessoas perto do corredor o impediu de imprimir um ritmo mais rápido. Ela ainda revelou ter ficado bem animada por seguir os passos do astro. Após o exercício, todos se aglomeraram em volta de Bolt, que atendeu a alguns pedidos e foi embora.
- Fiquei muito animada por correr com ele. Estava todo mundo junto, nós chegamos praticamente ao mesmo tempo. Tinha tanta criança em cima que ele nem conseguiu correr tão rápido - afirmou a menina.
O projeto, que existe desde 2007, funciona na pista de atletismo do Centro Esportivo da Aeronáutica e é comandado pelo ex-velocista Arnaldo de Oliveira, medalha de bronze no revezamento 4x100m nos Jogos de Atlanta 1996.
- Eu não estava acreditando que isso iria acontecer. Só agora. Esse foi o único projeto que ele visitou. Estou me sentindo lisonjeado por isso. Tenho certeza que a partir da semana que vem as crianças já estarão pensando diferente - vibrou Arnaldo.
O objetivo do centro, que já revelou atletas para a seleção brasileira, é tirar crianças das ruas, formando cidadãos conscientes com oportunidades efetivas de inclusão social. Além do atletismo, a iniciativa oferece acompanhamento fisioterápico, psicológico, pedagógico e nutricional.
No domingo, no desafio "Bolt Contra o Tempo", o astro jamaicano terá de enfrentar o antiguano Daniel Bailey, o equatoriano Alex Quiñones e um representante brasileiro, que sairá de uma bateria qualificatória no sábado entre Sandro Viana, Bruno Lins, Nilson André e Aílson Feitosa. O jamaicano tentará superar o melhor tempo do mundo na prova de 150m (14s35), que é dele mesmo.
Além do evento principal, a pista receberá um desafio paralímpico. Alan Fonteles, campeão dos 200m T44 em Londres e recordista mundial, fará um duelo mano a mano com o americano Jerome Singleton, prata nos 100m em Pequim 2008 e considerado um dos atletas mais velozes da atualidade. A prova feminina fica por conta do duelo entre as brasileiras Rosângela Santos, Vanda Gomes, Evelyn Santos e Franciele Graças.
Esta é a segunda vez que Bolt vem ao Brasil. No ano passado, também esteve no Rio, mas apenas para turismo. Ele visitou o Cristo Redentor e passeou de helicóptero.
publicidade

Nenhum comentário: