28 de ago. de 2013

Balotelli marca, Milan vence o PSV e confirma vaga na fase de grupos

Pressionado por causa do começo de temporada pouco animador do Milan, o técnico Massimiliano Allegri pode respirar aliviado. Nesta quarta-feira, a equipe italiana venceu o PSV Eindhoven por 3 a 0, no San Siro, garantiu vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões e a consequente manutenção do emprego do comandante - no jogo de ida, os times empataram por 1 a 1, na Holanda. O sorteio das chaves da próxima fase será realizado nesta quinta-feira, às 12h45m (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM transmite a cerimônia ao vivo e faz a cobertura em Tempo Real a partir de 12h30m.
Sete vezes campeão europeu, o Milan está no pote 2 do sorteio desta sexta-feira. Os cabeças-de-chave são Bayern de Munique, Barcelona, Chelsea, Real Madrid, Manchester United, Arsenal, Porto e Benfica. Como segunda força, ao lado do clube rubro-negro, estão Atlético de Madri, Shakhtar Donetsk, Schalke 04, Olympique de Marselha, CSKA Moscou, Paris Saint-Germain e Juventus. No pote 3, aparecerão Zenit, Manchester City, Ajax, Borussia Dortmund, Basel, Olympiacos, Galatasaray e Bayer Leverkusen. Na última faixa do soteio, sairão as bolinhas de Copenhague, Napoli, Anderlecht, Celtic, Steaua Bucareste, Viktoria Plzen, Real Sociedad e Austria Viena.
milan x psv  balotelli   (Foto: AP)Boateng e Balotelli na comemoração do Milan: artilheiros da noite no San Siro (Foto: AP)
Conservadorismo de Allegri gera resultado
Consciente do momento delicado que vive, Allegri não quis arriscar. Apesar do placar, os rossoneri jogaram na defensiva, não deixaram o rival respirar e, nos contra-ataques, chegaram aos gols. Os holandeses tentaram tirar Balotelli do sério, mas o atacante soube se comportar e respondeu da melhor forma: com bola na rede.
O Milan entrou em campo com uma proposta conservadora de pouco ataque e muita marcação. De Jong, Muntari, excelente no desarme, e Montolivo protegiam a defesa, que não teve trabalho. Até o atacante El Shaarawy ajudava. O PSV, ao contrário, se postou no setor ofensivo na maior parte do tempo, mas não conseguiu criar por causa do congestionamento gerado pelos italianos no meio de campo.
milan x psv  balotelli   (Foto: AP)Super Mario é cumprimentado após o gol (Foto: AP)
Apesar da postura mais defensiva, o Milan fez o gol logo no começo, aos nove minutos. Boateng chutou rasteiro da entrada da área e acertou o cantinho esquerdo do goleiro rival. Sem espaço para jogar, o time holandês apelou para as tentativas de longa distância. Foi assim que Maher quase empatou aos 20 minutos. Teria sido um belo feito se Abiatti não tivesse realizado boa defesa. O goleiro, por sinal, foi determinante para o sucesso da tática rubro-negra, com três defesas importantes.
No ataque, Balotelli pouco participava. El Shaarawy, brigador pela ponta esquerda, tinha mais espaço, mas não concluía as jogadas porque sempre levava a pior nas disputas com os zagueiros do PSV, mais fortes fisicamente. O Milan produziu as melhores oportunidades no fim da primeira metade da partida. Aos 30, Montolivo recebeu ótima bola de Boateng na área, mas chutou na rede pelo lado de fora. Aos 32, o Faraó acertou o travessão, e a bola ainda bateu na linha do gol.
milan x psv  balotelli   (Foto: AP)Festa rubro-negra no San Siro: favoritismo honrado na fase preliminar da Champions (Foto: AP)
Balo responde provocação com gol e volta a sentir o joelho direito
O PSV voltou para a segunda etapa mais audacioso e se dedicando a cruzar em vez de chutar de longe. A equipe quase empatou no primeiro minuto. Após escanteio, Wijnaldu aproveitou a sobra, mas, novamente, Abiatti fez ótima defesa. Os holandeses, contudo, logo voltaram a um ritmo lento. Balotelli precisou, literalmente, de um empurrãozinho para entrar no jogo. Aos nove minutos, o atacante tentou driblar Willems e conseguiu o escanteio. O holandês se irritou e "bateu de frente" com o atacante. Na cobrança, Mexès cabeceou, Balo esticou a perna e tocou para o fundo da rede, marcando o segundo gol milanista.
Balotelli deu um susto na torcida aos 26 minutos. O goleador escorregou ao tentar dominar uma bola e voltou a sentir dores no joelho direito, que já foi operado em 2010. Por causa do problema, o jogador desfalcou a seleção italiana no amistoso contra a Argentina em homenagem ao Papa no último dia 14. Apesar de ter recebido atendimento médico à beira do gramado, acabou continuando na partida normalmente.
Diante de um PSV inoperante, o Milan chegou ao terceiro gol aos 32 minutos. Boateng entrou na área, se livrou da marcação e chutou cruzado sem força. O goleiro tocou na bola, mas não evitou um gol defensável. Sem espaço na equipe, Robinho entrou em campo faltando cinco minutos para o fim do confronto.
milan x psv  boateng (Foto: AFP)Boateng comemora gol do Milan: artilheiro da noite na Itália com dois contra o PSV (Foto: AFP)

Nenhum comentário: