Foi uma atuação sem o brilho dos outros jogos, mas consistente. E o São Paulo venceu de novo o Flamengo, na partida de volta da final, e sagrou-se campeão da primeira Copa do Brasil Sub-17. Fez 3 a 1 na noite deste sábado no Moacyrzão, em Macaé (RJ), depois de ganhar por 2 a 0 no Morumbi. Os rubro-negros até saíram na frente, com gol do zagueiro Wellington, mas os tricolores empataram três minutos depois, com Ewandro, e marcaram outros dois já no fim do jogo, com Felipe Araruna e Luiz Araújo. Todos os gols saíram na etapa final.
Comandando por Caio Rangel, o Fla tomou a iniciativa e teve o domínio da partida na maior parte do tempo, mas não conseguiu transformar sua superioridade em gols. Bem armado, o São Paulo soube esperar o momento certo e, com o desespero do time carioca por marcar gols e a velocidade de Ewandro, conseguiu a vitória já nos minutos finais.
Flamengo domina, mas peca nas finalizações
Precisando inverter a vantagem do São Paulo, o Flamengo começou o jogo pressionando. O ritmo forte, imprimido principalmente pelo meia Caio Rangel, porém, não foi revertido em boas jogadas. A primeira chance clara de gol apareceu somente aos 16 minutos. Cafu arriscou de longe, e Eder realizou grande defesa. No rebote, o ataque do Fla ia marcando, mas o bandeirinha sinalizou o impedimento.
A resposta do Tricolor veio dois minutos depois. Ewandro recebeu belo lançamento de trivela, arrancou em velocidade, mas, na hora finalização, pegou muito mal e isolou a bola. Após a primeira metade da etapa inicial, o jogo ficou mais pegado. Alguns lances duros foram protagonizados por jogadores das duas equipes, e quatro amarelos, distribuídos.
Os times até criavam, mas esbarravam nas fracas finalizações. Somente aos 42 minutos um novo lance de perigo aconteceu. Cafu cobrou falta venenosa, a bola passou por todo mundo e quase enganou o goleiro Eder. A jogada animou o Fla, que seguiu pressionando até o fim do primeiro tempo, mas não conseguiu transformar seu domínio em gols.
São Paulo aproveita o desespero carioca e mata a partida
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo pressionou o Tricolor nos minutos iniciais. E, de tanto insistir, abriu o placar aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga do São Paulo afastou mal, e a bola sobrou para Wellington, que fuzilou para o gol e colocou os cariocas na frente. Porém, a vantagem não durou muito tempo. Aos 24, Ewandro roubou bola de Lincoln no meio de campo - o zagueiro era o último homem - e deixou tudo igual em Macaé.
O gol foi uma ducha de água fria nas ambições rubro-negras. O Fla até continuou tentando, mas precisava de mais três gols para ser campeão. E viu o São Paulo bem fechado, administrando o resultado, até conseguir virar o jogo aos 42 minutos. Felipe Araruana arriscou de fora da área e acertou no cantinho, sem chances para o goleiro Thiago. Nos acréscimos, ainda deu tempo de fazer o terceiro. Luiz Araújo, que entrou no lugar do atacante João Paulo, recebeu boa bola na direita, limpou o goleiro e chutou no alto para dar números finais à partida. A essa altura, os jogadores são-paulinos já comemoravam o título na beira do gramado.
A trajetória do Flamengo na competição foi uma das mais complicadas. Passou por Avaí, Internacional, Corinthians e Ponte Preta, até perder para o São Paulo na final. Já o Tricolor eliminou Criciúma, Sport, Coritiba, Fluminense e o próprio Rubro-Negro para se tornar o primeiro time campeão da Copa do Brasil Sub-17.
O Flamengo, comandando pelo técnico Celso Martins, jogou com Thiago, Ronaldo, Wellington, Lincoln e Victor; Daniel, Herson e Caio Rangel; Michel, Felipe Vizu e Cafu.
O São Paulo do treinador Menta atuou com Eder, Auro, Lucas Silva, Lucas Kal e Gabriel Machado; Gustavo Hebling, Felipe Aruna, Matheus Queiroz e Gabriel Boschilia; Ewandro e João Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário