22 de mar. de 2013

França passa pela Geórgia em casa e assume a liderança isolada do grupo


Jogando com uniforme à la Manchester City, todo azul claro, a França rompeu a forte retranca da Geórgia e venceu por 3 a 1, no Stade de France, chegando ao terceiro triunfo em quatro partidas nas eliminatórias europeias para a Copa de 2014. Com o resultado, os Bleus assumiram a liderança do Grupo I, com dez pontos, contra oito da Espanha, que tropeçou na rodada ao empatar em 1 a 1 com a lanterna Finlândia, em Gijón.
O atacante do Arsenal Olivier Giroud abriu o placar para os franceses nos acréscimos do primeiro tempo. Valbuena e Ribéry ampliaram com bonitos gols na segunda etapa, e o meia Kobakhidze descontou para a Geórgia. Foi o primeiro confronto entre as duas seleções na história.
Na próxima terça-feira, a França recebe a Espanha, às 17h (de Brasília), também no Stade de France, para tentar manter a liderança do grupo. Já a Geórgia, terceira colocada da chave, folga na próxima rodada e só volta a jogar em setembro, novamente contra a França, em casa.
Valbuena comemoração França contra Georgia (Foto: AP)Melhor em campo, Valbuena marcou um dos gols da França na vitória por 3 a 1 (Foto: AP)
França sofre com retranca, mas marca nos acréscimos
Jogando em casa, a França partiu com tudo para cima desde o primeiro minuto da partida. No entanto, encontrou bastante dificuldade para entrar na retranca montada pelo técnico da Geórgia, Temur Ketsbaia.
Mesmo com o adversário fechado, os franceses tiveram duas ótimas oportunidades de abrir o placar antes dos 15 minutos. Primeiro, Ribéry, em jogada individual, entrou na área pelo lado esquerdo e carimbou o travessão. Pouco depois, Giroud recebeu de Valbuena na área, fez o "pivô" e rolou para Benzema, mas o chute do atacante do Real Madrid saiu fraco, sem dificuldades para o goleiro Loria.
A primeira chegada com perigo da ex-república soviética só aconteceu aos 27, em cabeçada do capitão Amisulashvili que o goleiro francês Lloris defendeu. No minuto seguinte, a França perdeu mais uma excelente chance: Valbuena fez belo lançamento para Giroud, que dominou no peito, invadiu a área sozinho, mas errou a tentativa de encobrir o goleiro da Geórgia.
Por pouco, os Beus não foram castigados. Aos 40, em uma das raras descidas ao ataque, a Geórgia quase surpreendeu num chute forte de Kobakhidze de fora da área. Lloris colocou para escanteio. Nos acréscimos, finalmente os torcedores que lotaram o Stade de France puderam soltar o grito de gol. Valbuena mais uma vez encontrou Giroud, em cobrança de falta, e o atacante do Arsenal cabeceou sem defesa no canto direito: 1 a 0 para a França.
 Olivier Giroud comemora gol França contra Georgia (Foto: Reuters)Olivier Giroud abriu o placar França contra a Geórgia (Foto: Reuters)
Bleus marcam mais dois e garantem vitória
A França precisou de apenas um minuto no segundo tempo para ampliar a vantagem. Melhor jogador em campo, Valbuena marcou um golaço após receber de Ribéry na entrada da área e finalizar com categoria, tirando do goleiro da Geórgia.
A aplicação defensiva dos visitantes não era mais a mesma do primeiro tempo, e Benzema quase fez mais um após para no goleiro Loria dentro da pequena área, aos dez. Seis minutos depois, Valbuena acertou mais um ótimo lançamento, desta vez para  Ribéry, que invadiu a área pela esquerda, tirou o marcador e bateu rasteiro, no contrapé do goleiro: 3 a 0.
Após o gol, os donos da casa relaxaram um pouco e acabaram dando espaço para a Geórgia, que diminuiu aos 26, com Kobakhidze. No entanto, a ex-república soviética não teve forças para voltar a ameaçar a França, que controlou os minutos seguintes e garantiu a vitória que valeu a liderança da chave.
publicidade

Nenhum comentário: