21 de jul. de 2012

Carnaval ao som dos Beatles: Brasil faz festa para a chegada da Tocha


Ao som dos Beatles, mas com um swing bem brasileiro, a Tocha Olímpica chegou a Londres neste sábado e provocou um verdadeiro carnaval nas ruas da cidade. Com direito a trio elétrico, carros alegóricos e fantasias, o Brasil marcou presença em desfile realizado na região Norte e que teve como principal atração a banda carioca Monobloco e o bloco de carnaval Sargento Pimenta, que tem repertório destinado aos quatro rapazes de Liverpool. Escolas de Samba brasileiras fundadas na capital britânica ainda ajudaram a tornar o Brasil a nação mais festejada no percurso, o mesmo por onde a chama das Olimpíadas passou horas depois.
passistas tocha olímpica Londres 2012 (Foto: EFE)Em Londres, passistas desfilam pelas ruas e fazem um verdadeiro carnaval neste sábado (Foto: EFE)
A iniciativa de convidar os artistas brasileiros partiu da própria organização dos Jogos, em mais uma ação que visa aproximar as duas próximas sedes olímpicas, e foi batizada de “Rio Lapa Londres”. Apresentações culturais de outros países também fizeram parte da programação, mas ninguém empolgou tanto as milhares de pessoas presentes no desfile quanto os brasileiros. Durante toda a próxima semana, a Tocha Olímpica segue rodando a imensa e cosmopolita Londres, até fixar “moradia” no Estádio Olímpico, em Stratford, bairro por onde também passou neste sábado.
Monobloco com sotaque britânico
Atração mais esperada pelos brasileiros presentes ao evento, o Monobloco levou um sotaque especial para as ruas londrinas. Dos 65 ritmistas, 40 eram ingleses, formados pela oficina inaugurada no local em visita em 2007. A apresentação, que teve início por volta das 11h (local, 7h de Brasília), durou cerca de duas horas e meia e intercalou músicas em inglês, parte destinada ao Sargento Pimenta, e sucessos em português. Já no fim da tarde, o grupo voltou ao trio elétrico, momentos antes da passagem da Tocha, para apresentação no bairro de Dalston.
Monobloco e Sargento Pimenta em trio elétrio em Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Monobloco e Sargento Pimenta em trio elétrio em Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
- Essa experiência é o maior barato. É diferente. Ficamos muito felizes por termos sido lembrados para representar o Rio em uma data tão especial. É legal ver a reação da galera com o nosso som – disse Celso Alvim, maestro da bateria do Monobloco.
tocha olímpica Londres carnaval  (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Tocha olímpica é conduzida pelas ruas de Londres
neste sábado (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
No embalo das bandas cariocas, duas escolas de samba fundadas em Londres compuseram a ala carioca: Paraíso School of Samba e London School of Samba. Ambas levaram para as ruas tudo que se tem direito no carnaval, desde passistas, carros alegóricos e Mestre Sala e Porta-Bandeira até uma bateristas fantasiados da tradicional guarda real britânica.
Presidente da Paraíso School of Samba, Henrique da Silva comemorou a oportunidade de apresentar a escola em um evento com grande presença do público.
- Sempre que saímos aqui em Londres é uma festa .Não podíamos perder essa oportunidade de representar o Brasil, e justamente em um evento que mostra a diversidade. Foi um verdadeiro Carnaval.
A apresentação de artistas brasileiros neste sábado não foi uma ação isolada. Para integração das próximas cidades olímpicas, a organização dos Jogos de Londres tem realizado o projeto “Rio Occupation London”, que faz parte do London 2012 Festival e conta com programação diária até o dia 3 de agosto.
A ex-atleta romena Nadia Comaneci, primeira ginasta a conquistar uma nota 10, nos Jogos de Montreal-76, com apenas 14 anos, e o ex-jogador de basquete John Amaechi conduziram a chama neste sábado, na Greenwich Arena, na capital britânica. 
  •  
Nadia Comaneci e John Amaechi com a tocha olímpica na Greenwich Arena Londres (Foto: AP)Nadia Comaneci e John Amaechi conduzem a tocha na Greenwich Arena, em Londres (Foto: AP

Nenhum comentário: