29 de jul. de 2012

Pato volta a ser titular do Brasil após quase um ano e diz: ‘Precisava jogar’


A última vez que Alexandre Pato atuou como titular da Seleção foi em agosto de 2011. Naquela ocasião, o Brasil foi derrotado por 3 a 2 pela Alemanha, em Stuttgart. Quase um ano depois, o jogador voltou a ter a chance na equipe principal com Mano Menezes e deu conta do recado. Marcou o primeiro gol da vitória do time canarinho por 3 a 1 sobre a Bielorrússia, neste domingo, em partida válida pelo Grupo C do torneio de futebol masculino das Olimpíadas.
Na saída para o ônibus da delegação, Pato estava radiante com a oportunidade dada por Mano Menezes e revelou que soube que seria titular na preleção.
– Conversei com o Mano antes do jogo, na reunião. Falei que estava pronto. Ele me colocou, tive a oportunidade de fazer um gol e ajudar o Brasil a sair com a vitória. Eu precisava muito jogar – contou.
Alexandre Pato comemorta gol do Brasil contra Bielorrússia (Foto: AFP)Alexandre Pato corre para o abraço: primeira vez como titular da Seleção desde agosto (Foto: AFP)
Pato vibrou por ter sido a primeira partida que começou entre os titulares após a lesão que sofreu na partida diante do Barcelona, no dia 3 de abril, pela Liga dos Campeões. De lá para cá, o atacante viu a temporada se encerrar no Milan e precisou aguardar no banco de reservas uma nova chance na Seleção.
– Esse foi o primeiro jogo que eu tive após lesão que eu sofri contra o Barcelona. Antes eu só vinha entrando no segundo tempo. Estou feliz por ter jogado e posso dizer que ainda vou chegar aos 100%. Tenho certeza que ainda posso dar muito para o Brasil.
O atacante explicou ainda a comemoração em tom de desabafo.
– Tirei tudo o que estava guardado dentro de mim (ansiedade para não sofrer mais com as lesões). Joguei desde o início, fiz o gol... Fico feliz de ter ajudado a Seleção – disse Pato, que aproveitou para agradecer o trabalho realizado pelo médico da Seleção, José Luís Runco, e pela crença de Mano Menezes em sua recuperação.
Mano explica opção por Pato: 'Característica'
alexandre pato brasil gol bielorrussia futebol londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Pato sai para a festa (Foto: Agência Reuters)
Questionado sobre a utilização de Alexandre Pato em vez de Leandro Damião, que foi titular na vitória por 3 a 2 sobre o Egito, na estreia das Olimpíadas, o técnico Mano Menezes explicou que foi opção tática.
– A característica dele favorecia para essa partida. Sabíamos que enfrentaríamos uma equipe que jogaria mais atrás. Isso significa menos espaço. O Pato trabalha melhor a bola por baixo – explicou o comandante.
O treinador aproveitou para comentar a situação do atacante, que passou a última temporada convivendo com lesões musculares.
– Quando levamos Pato para os amistosos tínhamos a ideia clara de que precisávamos cuidar dele de uma forma especial pelas informações que tínhamos do Milan e do nosso departamento médico. Ele tem se dedicado para melhorar e quando isso acontece temos meio caminho andado – avaliou.
Nesta segunda-feira, a Seleção vai seguir para Newcastle, local da partida diante da Nova Zelândia, na próxima quarta-feira, às 10h30m (de Brasília). A tendência é que o grupo faça uma atividade leve no hotel onde ficará hospedado

Nenhum comentário: