30 de jul. de 2012

Bota solicita interdição do gramado do Engenhão por duas semanas


Ronaldinho Gaucho, Atlético-mg e Fluminense (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)Ronaldinho: reencontro com o Fla pode não ser no
Engenhão (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)
O Botafogo enviou para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) um ofício pedindo a interdição imediata do gramado do Engenhão pelas próximas duas semanas. Alega que a decisão é para preservar a integridade física dos atletas pela condição atual do piso, que está com excesso de buracos e poderia provocar graves lesões.
O relatório foi assinado pelo agrônomo Artur Melo, responsável pelo gramado. Nas próximas duas semanas, de acordo com o documento, o jogo entre Botafogo e Palmeiras, no dia 8 de agosto, seria o único a ser realizado no estádio. Se o pedido for acatado, a CBF mudará os locais de Flamengo x Atlético-MG, no próximo sábado; Flamengo x Náutico, no dia 11 de agosto; Fluminense x São Paulo, no dia 9 de agosto; e Fluminense x Palmeiras, no dia 12 de agosto.
- Encaminhei o ofício para a CBF e comuniquei pelo telefone o fato a Manuel Flores, gerente de operações da entidade, pois seria importante que recebessem ainda hoje (segunda-feira) esse documento. Acredito que o Botafogo será atendido nas suas solicitações, só não tenho certeza sobre o jogo entre Flamengo x Atlético-MG, que está marcado para sábado - disse Marcelo Viana, diretor de competições da Ferj.
Lei indica que qualquer mudança no local do jogo precisa de dez
dias de antecedência, mas abre brecha ao citar 'motivo de força maior' como exceção
O questionamento é sobre o fato de o jogo estar a menos de dez dias de sua realização, o que impediria a mudança de local de acordo com o Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF. No entanto, o Botafogo se apoia na decisão da CBF em adiar o seu jogo contra o Corinthians no prazo menor do que especificado pela legislação. Na letra D do número 2 do artigo 13 do RGC, o texto dá margem para a mudança do local dos jogos ao dizer que "o prazo de 10 dias não é observado em caso de motivo de força maior, quando óbvia e universalmente reconhecido como tal".
Pedido causa indignação no Flamengo
A decisão do Botafogo causou surpresa e indignação no Flamengo. O assessor especial da presidência, Eduardo Moares, o Vassoura, diz que o clube aguarda um posicionamento da CBF sobre o caso, contesta a atitude e ataca Maurício Assumpção, presidente do Botafogo.

- Essa decisão fere o Estatuto do Torcedor, já que faltam menos de dez dias para o jogo. Fere o regulamento do campeonato. A venda de ingressos para a torcida do Atlético-MG em Belo Horizonte estava programada para começar nesta terça-feira (cerca de 1.800 unidades) e para os torcedores do Flamengo aqui no Rio também. Vou parar tudo. Na hora em que ele (Maurício Assumpção) tem uma semana de folga para o gramado, quer cancelar o nosso jogo? Diz que o estádio é dele e não entra ninguém? Pelo que sei, o estádio é da Prefeitura. O Flamengo tem um contrato que exige que jogue o mínimo de jogos lá. Se o Flamengo quiser, pode tirar alguns, mas não ele. É uma decisão muito fácil de se tomar para quem está fora. Para a torcida dele não muda nada, vão três mil pessoas, quatro mil. Mas as torcidas de Flamengo e Atlético são enormes. Não dá para alojar em qualquer lugar. Precisa de aval dos Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Militar - afirmou Vassoura, que citou ainda a questão da segurança necessária no jogo que envolve o reencontro entre Flamengo e Ronaldinho Gaúcho.
No contrato, o Botafogo estabelece que o Flamengo tem de jogar dez partidas no Engenhão, mais os três clássicos. O compromisso com o Fluminense tem uma cláusula indicando quais jogos - os de maior apelo - não podem sair do Engenhão.
Fluminense prefere não criticar rival
No Fluminense, o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano também citou o acordo com o Botafogo, mas preferiu não criticar a atitude.
- Temos um contrato com o Botafogo para o uso do Engenhão e ainda não fomos comunicados. Se for uma determinação da Ferj, teremos que achar uma solução. Existe, sim, um pedido da federação para mandarmos alguns jogos em Volta Redonda, e isso deverá ser feito no futuro. Mas não há nada programado para esses jogos em questão, contra Palmeiras e São Paulo.
Existe, sim, um pedido da federação para mandarmos
alguns jogos em Volta Redonda,
e isso deverá ser feito no futuro. Mas não há nada programado
para esses jogos em questão"
Rodrigo Caetano, diretor do Fluminense
O caso mais recente de lesão no Engenhão foi o do volante alvinegro Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo ao ser driblado por Nilton, no clássico contra o Vasco. Após o jogo entre Fluminense e Atlético-MG, nesse domingo, Victor e Ronaldinho Gaúcho fizeram duras críticas ao gramado.
- O campo é horrível, não tinha chance de fazer jogada ou tentar tabela. Só com bola aérea - reclamou Ronaldinho.
Se houver alteração de local, os jogos de Flamengo e Fluminense não poderão ser disputados fora do estado do Rio de Janeiro, a não ser que haja autorização da Ferj, que já se manifestou contrária a isso em outras oportunidades. Assim, restariam São Januário, Macaé e Volta Redonda como principais opções.
Colaboraram Edgard Maciel de Sá e Richard Souza

Nenhum comentário: