25 de jul. de 2012

Sem problemas de logística, Londres é aprovada em teste antes da abertura


Mistério dentro do Estádio Olímpico, eficiência e alívio fora dele. Enquanto tenta guardar o que ainda restou de surpresa da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2012, marcada para sexta-feira, às 21h (17h de Brasília), o comitê organizador da competição teve muito o que comemorar na análise do ensaio geral realizado nesta quarta-feira, o último antes do evento. Preocupação constante em todo período de preparação para as Olimpíadas, a segurança e o transporte público saíram exatamente como planejado.
Saída do Parque Olímpico com estádio ao fundo (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Cerca de 60 mil espectadores participaram do ensaio (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
Com centenas de policiais, soldados do exército e, principalmente, voluntários espalhados por toda região de Stratford, onde está localizado o Parque Olímpico, todo o processo de entrada e saída dos cerca de 60 mil espectadores do ensaio ocorreu de forma segura, rápida e eficiente. Transtornos, como atrasos ou reclamações, não foram registrados no trajeto do Estádio Olímpico até a estação de trem e metrô. Não foi necessário mais do que uma hora desde o encerramento, por volta das 23h (local), até o momento em que todo o setor estava praticamente evacuado, possibilitando, inclusive, o teste de luz, que promete ser a maior atração do evento.
Com megafones e em grande número, os voluntários foram os responsáveis por orientar o público que deixou o Parque Olímpico por três saídas. Nos momentos de maior fluxo, a segurança entrou em ação, mas apenas para reter grupos por poucos minutos para que as vias continuassem com funcionamento normal, sem superlotação. Sem muita ação, policiais e militares apenas observavam o desenrolar dos fatos com muita tranquilidade, o que permitiu até mesmo sorrisos e brincadeiras entre si.
Policiamento tranquilo em Londres (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)O policiamento atuou de forma tranquila em Londres
(Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
- Não foi necessário nenhum planejamento muito especial. Tudo está transcorrendo bem, como esperávamos - definiu um dos policiais.
O trânsito na região de Stratford também permaneceu inalterado. Nem o evento nem mesmo a inauguração da faixa olímpica, de cerca de 50km, destinada apenas a veículos específicos dos Jogos foram capazes de causar congestionamento neste primeiro dia. Quem estiver em carro de passeio, no entanto, deve passar por problemas e a orientação é de que sigam para o local em transporte público.
Ameaças de greve preocupam
A realidade, por outro lado, não é composta apenas de boas notícias. A proximidade da cerimônia de abertura tem sido utilizada como arma para trabalhadores que visam lucrar com os jogos. Assim como motoristas de ônibus fizeram há algumas semanas, maquinistas de metrô pedem aumento para não entrarem em greve justamente na sexta-feira. A postura é a mesma dos profissionais do controle de passaporte do Aeroporto de Heathrow, principal porta de entrada do país. Ainda assim, o clima é de confiança para que tudo aconteça dentro da normalidade.
Faixa de trânsito olímpica (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)A faixa de trânsito olímpica não causou impactos no trânsito (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)

Nenhum comentário: