31 de jul. de 2012

Na 'casa' de Mirandinha, Brasil pega Nova Zelândia pela liderança do grupo


Atualmente, 14 brasileiros disputam o Campeonato Inglês. Mas para chegar a tal número, alguém precisou abrir o caminho lá atrás. Foi o caso do ex-atacante Mirandinha, ex-Palmeiras e Corinthians, no final da década de 80, quando o cearense foi pioneiro ao defender o Newcastle. É justamente o estádio da equipe alvinegra que vai receber a Seleção de Mano Menezes nesta quarta-feira, às 10h30m (de Brasília), contra a Nova Zelândia, pela última rodada do Grupo C do torneio masculino de futebol das Olimpíadas.
O confronto em St. James Park será transmitido ao vivo pelo SporTV e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Uma vitória mantém a seleção brasileira, que tem seis pontos, com 100% e garantida na primeira colocação do Grupo C, continuando em Newcaslte nas quartas contra o segundo da chave D (Japão, Honduras ou Marrocos, pois a Espanha está eliminada) no próximo sábado. Com um empate, o time canarinho também assegura a ponta. Em caso de derrota, apenas a Bielorrússia, que soma três, pode ultrapassar o time de Mano se alcançar um triunfo diante do Egito (empatado com a Nova Zelândia com um), também nesta quarta-feira. O segundo lugar coloca o Brasil contra o primeiro do Grupo D, em Manchester.
Mirandinha na obra do Castelão com camisa do New Castle (Foto: Luana Andrade/ Globoesporte.com)Mirandinha no Castelão com a camisa do Newcastle: primeiro brasileiro no Inglês  (Foto: Luana Andrade)
Toda a ligação de Newcastle com o Brasil começou mesmo com Mirandinha. Ele foi o precursor da invasão brasileira na Premier League. Em um amistoso da Seleção contra a Inglaterra, no dia 19 de maio de 1987, ele marcou um dos gols do empate de 1 a 1 e acabou contratado pelo clube. Foram duas temporadas na Inglaterra. Ao todo, o ex-atacante marcou 23 vezes em 67 jogos.
- Lembro pouco do Mirandinha, mas meu pai sempre falou dele. Era um jogador rápido, que atuou pela seleção brasileira... É o que eu sei – disse Carl Allenbrick, que estava na bilheteria do St. James Park em busca de ingressos para o jogo entre Brasil e Nova Zelândia.
Mirandinha nos tempo s de New Castle, da Inglaterra (Foto: Divulgação / NewCastle)Mirandinha em ação pelo Newcastle: contratação
após gol na seleção inglesa (Foto: Divulgação)
Atualmente, Mirandinha é consultor da obra do Castelão e responsável por divulgar o balanço das obras. Em entrevista no estádio da Copa do Mundo de 2014, o ex-jogador lembrou dos tempos em que atuou no Newcastle.
- Quando joguei lá, o Newcastle não era nem de longe o time que é hoje. Mas foi um sonho jogar lá. Agora, a Seleção vai jogar e vai fazer o pessoal lembrar de todo um passado brilhante na cidade. O time brasileiro tem a chance de fincar a bandeira do futebol brasileiro na Inglaterra – afirmou Mirandinha.
O ex-jogador também lembrou as Olimpíadas de 1988, disputadas em Seul, na Coreia do Sul. Naquela ocasião, o time de futebol masculino do Brasil ficou com a medalha de prata ao ser derrotado pela antiga União Soviética, mas Mirandinha acabou fora porque atuava na Inglaterra.
HORÁRIOJOGOCIDADEGRUPO
10:30Brasil x Nova ZelândiaNewcastleC
10:30Egito x BielorrússiaGlasgowC
13:00México x SuíçaCardiffB
13:00Coreia do Sul x GabãoLondresB
13:00Japão x HondurasCoventryD
13:00Espanha x MarrocosManchesterD
15:45Senegal x EmiradosCoventryA
15:45Grã-Bretanha x UruguaiCardiffA
 - Em 1987, se a Seleção que conseguiu a vaga para as Olimpíadas (no Pré-Olímpico) tivesse ido para o torneio, teria conquistado a medalha de ouro. Eu mesmo não fui porque o Newcastle não me liberou – contou.
Mirandinha ainda comentou o desempenho da atual Seleção de Mano Menezes nas Olimpíadas. Até o momento, o time canarinho venceu o Egito, em Cardiff, por 3 a 2, e a Bielorrússia, em Manchester, por 3 a 1.
- A Seleção de hoje é boa, mas oscila muito e isso é preocupante. Espero que a Seleção vença convencendo porque até agora não convenceu.
Se na temporada 1987/1988, apenas o cearense atuava no país, a situação é bem diferente na 2012/2013. Os seguintes brasileiros vão disputar a competição: André Santos (Arsenal), Bruno Ribeiro (Blackburn), Ramires, David Luiz, Lucas Piazon e Oscar (Chelsea), Doni e Lucas Leiva (Liverpool), Anderson e Rafael (Manchester United), Fábio e Bruno Perone (QPR), Gomes e Sandro (Tottenham). Destes, Rafael, Oscar e Sandro estão nas Olimpíadas.
Mano vai poupar titulares, e Ganso é dúvida para o confronto
A Seleção vai entrar em campo nesta quarta-feira com um time misto. O técnico Mano Menezes ainda não definiu a equipe, mas três mudanças seriam certas na equipe canarinho: as entradas de Alex Sandro, Lucas e Paulo Henrique Ganso. No entanto, este último reclamou de um desconforto na parte anterior da coxa esquerda e passou a ser dúvida para o duelo diante da Nova Zelândia.
Certo também é a saída de Hulk. Pendurado com um cartão amarelo, o jogador vai ser sacado da equipe. As outras alterações do comandante só serão divulgadas momentos antes do início da partida. O meia Lucas vibrou com a primeira oportunidade que pode ter como titular do time canarinho.
- A expectativa é grande. Se o Mano precisar, eu estou à disposição. Se eu tiver a chance, vou procurar ajudar a Seleção para vencer a partida.
Mano Menezes no treino da seleção em Newcastle (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Mano Menezes no último treino da Seleção antes do jogo: dúvida sobre titulares (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Nova Zelândia ainda sonha com a vaga
Ao lado do Egito, os adversários da Seleção nesta quarta-feira somam apenas um ponto no Grupo C. A Bielorrússia está na segunda colocação, com três. Caso consiga vencer o Brasil por um gol de diferença, a Nova Zelândia precisa torcer apenas por um empate entre os rivais para alcançar a próxima fase.
Confrontos das quartas serão conhecidos
O adversário do Brasil e todos os confrontos das quartas de final serão conhecidos após a rodada desta quarta, quando outros três grupos serão definidos. Pelo Grupo A, o Uruguai joga sua sobrevivência contra a Grã-Bretanha, às 15h45 (horário de Brasília), em Cardiff, País de Gales. Com apenas três pontos, a Celeste precisa vencer os donos da casa para garantir a vaga. Um empate classifica os britânicos, que lideram a chave ao lado do Senegal, com quatro pontos. No mesmo horário, em Coventry, a seleção africana enfrenta os Emirados Árabes e avança com um empate.
Pelo Grupo B, México e Suíça jogam às 13h (de Brasília), em Cardiff. Com quatro pontos, os mexicanos jogam por um empate para avançar. Com um ponto, os europeus só asseguram vaga nas quartas - sem depender de outros resultados - com uma vitória por dois gols de diferença. No mesmo horário, em Londres, Coreia do Sul e Gabão vivem situações semelhantes. Os asiáticos têm quatro pontos e jogam pelo empate. Já os africanos só avançam se vencerem por uma boa diferença de gols.
O adversário do Brasil sairá do Grupo D. Já classificado, o Japão enfrenta Honduras, às 13h, em Coventry. Com um empate, garante a primeira colocação. Os hondurenhos, no entanto, também precisam de um ponto para assegurar a vaga nas quartas de final. Apontada como uma das favoritas antes do torneio, mas eliminada com uma rodada de antecedência, a Espanha fechará sua campanha nos Jogos Olímpicos, contra Marrocos, em Manchester. Os africanos ainda têm uma pequena chance de classificação. Precisam vencer e torcer pelos japoneses contra Honduras.
BRASIL X NOVA ZELÂNDIA
Neto, Rafael, Thiago Silva, Juan e Alex Sandro; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Lucas e Leandro Damião.O´Keeffe; Thomas, Hogg, Smith e Nielsen; Payne, Barbarouses, McGlinchey e Smeltz; Rojas e Wood.
Técnico: Mano MenezesTécnico: Neil Emblen.
Local: St. James Park, em Newcastle (Inglaterra). Horário: 10h30m (de Brasília) Árbitro: Bakary Papa Gassama (SEN). Auxiliares: Jason Damoo (Ilhas Seychelles) e Angesom Ogbamariam (Eritréia)
TRANSMISSÃO: Assista à partida ao vivo pelo Sportv e acompanhe em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Nenhum comentário: