27 de jul. de 2012

Por abertura, Big Ben toca fora do horário pela primeira vez em 60 anos


big ben londres 2012   (Foto: Getty Images)Big Ben fez parte de homenagem aos Jogos e tocou
fora do horário habitual (Foto: Getty Images)
Por 60 anos, o Big Ben tem badalado de hora em hora. Mas nesta sexta-feira, até o relógio mais famoso do mundo se rendeu à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Pontualmente às 8h12 (4h12 de Brasília), todos os sinos do Reino Unido, inclusive o do maior cartão postal do país, soaram para celebrar o início das competições, que serão oficialmente abertas a partir das 21h (17h de Brasília). Igrejas, edifícios e até pessoas com pequenos sinos se uniram à iniciativa, idealizada pelo artista e músico Martin Creed, vencedor do Turner Prize.

Foi a primeira que vez desde 1952 que o relógio não tocou no período habitual. À época, as badaladas fora de hora foram para lamentar a morte do rei George VI, pai da rainha Elizabeth II, que terá a incumbência de declarar o início oficial das competições nesta sexta, no Estádio Olímpico de Londres.

Para que o sino de mais de 13 toneladas participasse da homenagem, foi necessária uma autorização oficial do Parlamento, já que a pontualidade do Big Ben é levada à sério pelos britânicos: até durante o bombardeio de Londres na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a torre continuou a marcar normalmente as horas

Nenhum comentário: