20 de jun. de 2012

‘Sereias’ dão boas-vindas a Portugal e à República Tcheca em Varsóvia


Na próxima quinta-feira, República Tcheca e Portugal abrem as quartas de final da Eurocopa 2012. E depois de atuarem, respectivamente, na Breslávia e Ucrânia, as duas seleções vão jogar pela primeira vez em Varsóvia. E ‘sereias’ locais deram boas-vindas aos dois países.

Símbolos da capital polonesa, algumas das 27 estátuas do mitológico ser espalhadas pela cidade foram ornamentadas com as bandeiras tchecas e portuguesas.
sereias portugal e república tcheca eurocopa (Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)As 'sereias' de Varsóvia recepcionam os rivais desta quinta-feira pelas quartas de final da Eurocopa
(Foto: Marcos Felipe / Globoesporte.com)
Embora não fique localizada no litoral, Varsóvia tem essa relação tênue com as sereias devido a uma lenda local. Segundo ela, uma sereia nadou do Mar Báltico até a margem do Rio Vistula, que corta a cidade, próximo à Cidade Velha. Lá, ela ficou encantada com a beleza do lugar e decidiu descansar, mas, entretanto, acabou aprisionada por mercadores estrangeiros.
O choro da sereia sensibilizou pescadores de Varsóvia que a resgataram. Agradecida, ela voltou para o oceano e jurou ajudá-los sempre que fosse preciso. E, por conta disso, uma "syrenka" (pequena sereia, em polonês), armada com a uma espada e um escudo, virou o símbolo da cidade de Varsóvia e seus residentes.

República Tcheca e Portugal se enfrentam nesta quinta-feira, às 15h45m (de Brasília), no estádio Nacional de Varsóvia. O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem ao vivo

Nenhum comentário: