22 de jun. de 2012

Sem frangos, Hart é a esperança de goleiro confiável na Inglaterra


A lista é longa e de lembrança dolorosa para os torcedores ingleses. Durante uma década, os frangos viraram marca registrada dos goleiros da seleção. David Seaman, David James, Paul Robinson, Scott Carson, Robert Green, todos cometeram falhas terríveis em jogos decisivos de Copas ou eliminatórias. Mas na Euro 2012 o número 1 deixou de ser problema e virou a solução. Graças a grandes defesas, Joe Hart ajudou a Inglaterra a chegar às quartas de final e virou um dos principais nomes da equipe.
Joe Hart, em coletiva (Foto: Carl de Souza / Agência AFP)Joe Hart ansioso para encontrar o ídolo Buffon e o companheiro Balotelli (Foto: Carl de Souza / Agência AFP)
- Eu nunca duvido de que vou chegar nas bolas. Eu sempre espero fazer boas defesas. Como goleiro, quando se está com grande confiança, você põe na cabeça que deveria defender todas as bolas e fica decepcionado se não consegue. É nesse ponto que estou agora - disse o goleiro, de 25 anos, campeão inglês pelo Manchester City.
A confiança de Joe Hart anda tão alta que o camisa 1 se colocou à disposição para ser um dos cobradores numa eventual disputa de pênaltis - outro fantasma inglês - diante da Itália, domingo, em Kiev. Uma vitória levará a Inglaterra às semifinais de uma Eurocopa pela primeira vez desde 1996.
Hart - inglaterra  x Ucrânia (Foto: Agência AFP)Joe Hart parece ter ser firmado como o novo
camisa 1 do English Team (Foto: Agência AFP)
- Se deixarem, eu vou botar meu nome na lista com 100% de certeza. Tomara que a gente não precise chegar até os pênaltis, mas eu me sinto bastante seguro. Se tiver que ser na cobrança de pênaltis, que seja.
O goleiro do adversário de domingo foi um dos primeiros a ver em Joe Hart um talento que muitos ingleses demoraram a enxergar. Há dois anos, o italiano Gianluigi Buffonapontou Hart como o futuro melhor do mundo, quando a safra atual, do próprio Buffon e do espanhol Iker Casillas, encerrasse a carreira. O goleiro inglês disse ainda guardar em casa os recortes de jornais com os comentários do italiano.
- Ele é o capitão, um jogador que os companheiros olham com respeito e que tem estado no topo há muitos anos. Ele tem um grande estilo, parece sempre calmo e com controle da situação. Buffon faz as defesas importantes quando requisitado, mas não entra no jogo querendo aparecer, o que é importante para um goleiro. Ele é um jogador que observo muito para tentar aprender mais e estou ansioso para enfrentá-lo - disse.
Contra a Itália, Joe Hart também terá pela frente um companheiro de equipe na Inglaterra famoso tanto pelo que faz dentro quanto fora de campo. Será a primeira vez em que o goleiro inglês enfrentará o atacante Mario Balotelli.
- Eu nunca tive a chance de jogar contra ele, então será bem divertido e interessante de ver o que ele representa para sua equipe. Mas nós conhecemos ele e, o que é mais importante, Joleon Lescott conhece ele - afirmou Hart, referindo-se ao zagueiro inglês que também atua no Manchester City.
Joe Hart, em coletiva (Foto: Carl de Souza / Agência AFP)Joe Hart é um dos principais nomes do Manchester City e da Inglaterra (Foto: Carl de Souza / Agência AFP)
A Euro 2012 é o primeiro grande torneio de Joe Hart como titular. No Mundial de 2010, ele foi levado pelo italiano Fabio Capello como terceiro goleiro, considerado ainda inexperiente. Hart tem apenas 21 jogos pela seleção inglesa, ainda muito longe das 125 partidas do recordista Peter Shilton, que defendeu a meta da seleção entre 1970 e 1990. Mas o atual camisa 1 já está acostumado com as críticas e sabe do peso da função que exerce.
- Aqueles que estão na minha frente esperam que eu salve tudo por eles. Eles estão lá por mim e estou lá por eles. É assim que funciona - disse o goleiro. - A seleção inglesa nunca está numa situação ideal. Tem sempre alguma coisa acontecendo, problemas para resolver. Mas, de certa forma, essa é a nossa história.
Os goleiros ingleses e as trapalhadas
david seaman brasil Inglaterra copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)David Seaman e o inconfundível rabo de cavalo
(Foto: Agência Getty Images)
Copa do Mundo 2002: Quartas de final contra o Brasil. Ronaldinho cobra falta de muito longe (ele garante até hoje que não quis cruzar), a bola encobre o goleiro David Seaman, que calcula mal a saída do gol, e os ingleses são eliminados.
Eliminatórias da Euro 2004: David Seaman novamente é traído pela curva da bola, não consegue sair do chão e leva um gol olímpico. A Inglaterra empata em casa com a modesta Macedônia e o técnico Sven-Göran Eriksson barra o goleiro, que nunca mais volta a vestir a camisa da seleção. David James vira o titular.
Eliminatórias da Copa do Mundo 2006: David James deixa um chute de longe passar embaixo do seu braço e a Inglaterra empata com a Áustria fora de casa. O goleiro ganha o apelido "Calamity" (Calamidade) James dos tablóides ingleses. Um deles faz uma votação sobre quem deveria ser o camisa 1. Um asno vence a disputa e é mandado de avião para a Polônia, local do jogo seguinte.
Eliminatórias da Euro 2008: Segundo tempo de jogo, Croácia 1 a 0 no placar em Zagreb. O lateral-direito Gary Neville atrasa para o goleiro Paul Robinson, a bola dá um leve quique no gramado e o camisa 1 fura. Os croatas vencem por 2 a 0 dentro de casa e complicam a situação inglesa no Grupo E das eliminatórias.
Eliminatórias da Euro 2008: Mesmo torneio, mesmo adversário, mas goleiro diferente. E nova lambança. 8 minutos de jogo em Wembley, Niko Kranjcar chuta de longe, Scott Carson tenta encaixar e acaba botando a bola para dentro. A Croácia vence por 3 a 2 e os ingleses ficam fora da Eurocopa pela primeira vez desde 1984.
Copa do Mundo 2010: Estreia no Mundial da África do Sul. Inglaterra 1 a 0 sobre os Estados Unidos no fim do primeiro tempo. Clint Dempsey arrisca o chute, que sai fraco e no meio do gol. Robert Green não encaixa a bola que vai entrando mansamente para desespero do goleiro que ainda se joga para tentar em vão evitar que ela entre. A partida termina 1 a 1 e Green é barrado do jogo seguinte por Fabio Capello. Volta David James. Joe Hart é o segundo reserva do elenco.
Robert Green frango gol EUA (Foto: AP)Robert Green falhando feio na Copa do Mundo de 2010, contra os Estados Unidos (Foto: AP)

Nenhum comentário: