21 de jun. de 2012

Com jeitão de Mourinho, técnico luso da Grécia torce para ser o ‘Davi’ da vez


O currículo não chega nem perto de quem considera “o melhor treinador do mundo”, mas não há como não relacionar Fernando Santos a José Mourinho. Como o português do Real Madrid costuma fazer em suas entrevistas coletivas, o compatriota comandante da Grécia animou os jornalistas - quase sempre de maneira irônica - na véspera da partida contra a Alemanha, em Gdansk, pelas quartas de final da Eurocopa 2012.
Fernando Santos, Grécia (Foto: Agência EFE)Fernando Santos animou a coletiva com respostas irônicas (Foto: EFE)
Perguntado se estava satisfeito em ser apontado como o “Davi” da vez diante do “Golias”, como no Antigo Testamento, o luso deu o ar de sua graça. Em sua língua natal, é claro, colocando o tradutor que o acompanha para trabalhar bastante.

– Se isso for em termos de história é um bom sinal, porque pelo que eu me lembro, Davi venceu o Golias... Naturalmente, a Alemanha é uma grande potência do futebol, presença constante em decisões, mas em 90 minutos tudo pode acontecer. Não me importa em ser o Davi se no fim fizermos a história novamente – disse.

O fato de ser um treinador que fuma bastante também foi abordado na entrevista, já que o novo hotel da seleção tem restrições a fumantes. Fernando explica, de forma curiosa, por que é viciado no tabaco.

– Gosto de fumar, mas se não gostam eu paro um pouco. Penso bastante nas formações do meu time, vai ver que é por isso que eu fumo bastante. Tento pensar na tática, refletir sobre o rival, é por isso, sim (risos).
Mario Gomez e Ozil, Alemanha x Holanda (Foto: Agência Getty Images)Ozil não sofrerá marcação individual, segundo
afirmou o técnico da Grécia (Foto: Getty Images)
Destaques do time alemão também preocupam o treinador. É o caso, por exemplo, de Mesut Özil, que não realiza grande Eurocopa, mas tem grandes atuações em um passado recente. Ainda assim, Fernando Santos não quer propor um estilo de jogo baseado em marcações individuais.

– O Özil é um excelente jogador, fantástico, por isso joga no Real Madrid. O meu colega e conterrâneo melhor treinador do mundo disse que ele é o melhor. O certo é que não temos planos para marcação homem a homem. Quando eu era jogador, nosso técnico disse: “Marque esse cara até o fim, até mesmo se for ao banheiro da casa dele”. Devo me preocupar com o time, e não com individualidades. Não faz sentido. O tempo das marcações homem a homem vai acabar, para mim já deixou de existir há muito tempo – encerrou, lembrando do passado como atleta por Benfica, Marítimo e Estoril.

Alemanha e Grécia se enfrentam nesta sexta-feira na Arena Gdansk a partir das 15h45m (de Brasília), pelas quartas de final da Eurocopa 2012. Quem avançar pegará o vencedor de Inglaterra e Itália, que duelam no domingo, em Kiev. O GLOBOESPORTE.COM, o SporTV e o SporTV.com transmitem todos os jogos ao vivo.

Nenhum comentário: