6 de nov. de 2012

City arranca empate com o Ajax e respira por aparelhos na Champions

O gol na metade final do segundo tempo de Agüero não deu fim à angústia que o torcedor do City está sentindo. Apesar de buscar um 2 a 0 no placar, a equipe de Manchester não passou de um empate com o Ajax em 2 a 2, em casa, nesta terça-feira, pela quarta rodada do Grupo D da Liga dos Campeões. Com um gol mal anulado nos minutos finais, o time inglês segue sem vitórias na competição, na lanterna da chave e vê a classificação para a segunda fase se complicar e muito. Yaya Touré fez o outro gol do City, enquanto De Jong marcou os dois dos visitantes.
A situação de momento no Grupo D é a seguinte: após empatar com o Real Madrid no Bernabéu, o Borussia lidera com 8 pontos, seguido justamente pelos merengues, com 7. Sem ter vencido até aqui, o City é o lanterna com modestos 2 pontos - 2 a menos que o Ajax, fazendo com que o resultado tenha sido ruim tanto para ingleses quanto para holandeses, ambos fora da zona de classificação às oitavas.
Tevez e Poulsen (Foto: Agência Reuters)Empate acaba sendo ruim para as duas equipes, ambas fora da zona de classificação (Foto: Reuters)
Mesmo na última temporada, quando caiu na primeira fase, a campanha do City não foi tão decepcionante com esta. Naquela oportunidade, a equipe de Mancini, com um elenco "um pouco menos milionário", conquistou três vitórias e terminou sua participação na fase de grupos na terceira colocação, com 10 pontos - um a menos que o vice Napoli e dois atrás do líder Bayern de Munique.
Antes de receber o Real Madrid na próxima rodada da Liga dos Campeões, daqui a duas semanas, o Manchester City volta suas atenções para o Campeonato Inglês, onde briga pelo bicampeonato e vai encarar o Tottenham no domingo, novamente em casa. Já o Ajax retorna a campo no fim de semana para encarar o Zwolle pelo Campeonato Holandês, torneio no qual ocupa a modesta quinta posição. Na Champions, o próximo desafio será contra o Borussia.
De Jong surpreende o City no início
No jogo mais importante da temporada até aqui para sua equipe, o treinador Roberto Mancini preferiu começar o jogo com a dupla de ataque argentina formada por Agüero e Tevez, embora os dois tenham deixado bastante a desejar na metade inicial da partida. Tanto é que coube aos armadores Touré e Nasri e ao lateral Zabaleta o papel de protagonistas na equipe inglesa até o intervalo.
Só que tudo que os ingleses não queriam aconteceu aos 9 da primeira etapa, dos pés de De Jong. Após cobrança de escanteio, o finlandês Niklas Moisander finalizou com alguma liberdade, mas sem muita precisão. Melhor para os holandeses que o camisa 10 estava atento no lance e, no momento em que a bola saia pela bola de fundo, se esticou para, com uma pitada de sorte, encobrir Hart para abrir o placar no City of Manchester.
de jong ajax x manchester city (Foto: Getty Images)De Jong marcou duas vezes para o Ajax (Foto: Getty Images)
O gol pareceu abalar o time inglês, que já não havia começado a partida lá muito bem. Pior que o início ruim foi o rosto de decepção dos torcedores com o que estava por vir. Da mesma forma como abriu o placar, o Ajax ampliou aos 16: em cobrança de escanteio, com finalização de De Jong. O holandês aproveitou que o volante Yaya Touré dormiu no lance e cabeceou livre para ampliar a vantagem surpreendente.
Se deu bobeira no lance que resultou no segundo do Ajax, Yaya Touré tratou de se redimir aos 21 - e com estilo. Após bola cruzada de três dedos por Nasri, Christian Poulsen não conseguiu afastar, e a bola sobrou para o marfinense, que dominou no peito e finalizou para fazer um golaço, o primeiro do City. Festa no estádio, menos para Mancini, que não esboçou qualquer reação do banco de reservas.
Mais que diminuir a diferença, o gol deu ânimo aos donos da casa, pelo menos durante um curto intervalo de tempo. Como um elemento surpresa, o latereal Zabaleta era quem criava as melhores oportunidades da equipe inglesa. Numa delas, cruzou bonito para Berry, que - da pequena área e com a meta livre - viu Rhijn tomá-lo a frente para salvar o Ajax de sofrer o empate.
O segundo tempo
Se a primeira etapa não foi de domínio do City - as duas equipes tiveram a mesma quantidade de chutes a gol (seis) e um domínio parecido de posse de bola (52% para os ingleses) -, os anfitriões, que voltaram com Balotelli no lugar de Javi García, aproveitaram a formação defensiva para encurralar os adversários no campo defensivo. Com o crescimento de produção, Agüero até balançou as redes aos 7, mas a arbitragem viu o argentino em posição irregular.
aguero ajax x manchester city (Foto: Getty Images)Agüero balançou as redes três vezes para ter um validado (Foto: Getty Images)
Já o Ajax, apesar de um chute muito perigoso de De Jong - sempre ele - que parou nas mãos de Hart, se limitava a defender. Uma pitada de sorte também não ia nada mal, e certamente as inúmeras escorregadas de Agüero em jogadas de ataque do City eram uma ajuda e tanto ao lado holandês.
Gol de Agüero,  e erros de arbitragem
Com o passar do tempo, o City passou a se mostrar mais e mais apático, e a consequência de tal atitude foi um crescimento de produção do Ajax. Ainda assim, foi neste momento que Agüero aproveitou um chutão lá de trás para, após um desvio de cabeça de Balotelli, sair na cara do gol e deslocar o goleiro adversário para deixar tudo igual em Manchester: 2 a 2.
No final da partida, Agüero balançou as redes mais uma vez, e novamente a arbitragem assinalou posição irregular, só que de forma incorreta desta vez. Balotelli ainda foi agarrado na área nos acréscimos, mas o juiz nada marcou. Foi o último sopro de esperança do City, que vai precisar jogar bola e ainda secar os rivais caso queira manter vivo o sonho de brigar pela Champions

Nenhum comentário: