24 de jul. de 2012

Morre Aníbal, ex-goleiro de Fla, Palmeiras e Ponte dos anos 50 e 60


O futebol brasileiro perdeu, na segunda-feira, Aníbal Saraiva Junior, o Aníbal, goleiro que atuou por clubes brasileiros nos anos 1950 e 60. Aos 79 anos, o antigo jogador não resistiu a um infarto e faleceu na cidade de Brodowski, próxima a Ribeirão Preto-SP.
Revelado no Olaria, o carioca Aníbal transferiu-se para o Flamengo em 1955, integrando o elenco campeão carioca daquele ano como reserva do paraguaio Sinforiano García. Antes, porém, teve rápida passagem pelo Botafogo, atuando em um amistoso pelo quadro alvinegro.
Após duas temporadas no clube da Gávea (jogou 25 vezes pelo Rubro-Negro), foi contratado pelo Santa Cruz (supercampeão em 1957), e em 1958 foi para o Palmeiras. No Verdão, disputou 67 jogos e foi suplente de Valdir de Morais na conquista do título paulista do ano seguinte.
O goleiro foi tentar a sorte do futebol português no início da década de 60 (Sporting) e encerrou a carreira após passagens por Comercial de Ribeirão Preto e Ponte Preta, este o seu último clube, em 1965.
Aníbal entrou para a história do futebol nacional, e porque não dizer mundial, por ser, oficiosamente, o primeiro goleiro a defender um pênalti cobrado por Pelé, em 30 de setembro de 1962. Na época, o goleiro estava no Comercial, mas não evitou a derrota por 3 a 1.

Nenhum comentário: