19 de jun. de 2012

Após ser promessa e decepção, CR7 'espera' 3ª Euro para começar a brilhar


Cristiano Ronaldo estreou numa Eurocopa há oito anos. Desde então, disputou 12 partidas, ficou três vezes no banco de reservas (entrou em duas oportunidades) e marcou cinco gols. Já foi promessa, revelação, decepção e o principal astro do torneio. Mas até domingo ainda faltava uma coisa, que agora não falta mais: decidir um grande jogo, como o líder da seleção portuguesa. A grande atuação, com os dois gols na vitória de 2 a 1 sobre a Holanda que levou Portugal (veja os principais lances no vídeo abaixo) às quartas de final da Euro 2012, foi daquelas de deixar quieto até o mais reclamão dos torcedores.
montagem do CR7 nas três últimas Euros: 2004, 2008 e 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)CR7: promessa em 2004; decepção em 2008; hora de brilhar em 2012 (Editoria de Arte / Globoesporte.com)
- Depois de muitas críticas, Cristiano Ronaldo foi decisivo. São coisas do futebol, que mostram como tudo pode mudar de um momento para o outro. Ele conseguiu fazer tudo contra nós - afirmou o treinador da eliminada Holanda, Bert van Marwijk.
O Cristiano Ronaldo da Euro 2012 é bem diferente daquele que chegou pela primeira vez ao torneio pelas mãos do técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari em 2004. No torneio organizado por Portugal, Ronaldo começou na reserva, ainda como uma revelação entre nomes mais experientes como Luís Figo, Rui Costa e Deco. Virou titular na terceira partida mas não conseguiu levar a seleção a superar a Grécia na final dentro de casa (ver lista dos jogos do craque na Eurocopa abaixo)
O Ronaldo de hoje é um jogador muito mais completo, muito mais vaidoso e que não esconde que prêmios individuais, ainda que menos importantes do que os coletivos, também contam muito. Por isso, soou mal sua declaração citando um mau desempenho daquele que é o único à sua frente nas premiações internacionais atualmente, o argentino Lionel Messi, para se defender das críticas após a fraca atuação na vitória portuguesa sobre a Dinamarca na segunda rodada.
- Sabe onde o Messi estava a esta altura? Eliminado da Copa América. Acho que é pior, não? Eu estou feliz de estar aqui (na Eurocopa) - disse, em resposta aos torcedores dinamarqueses que gritaram o nome do argentino após Ronaldo perder uma chance clara de gol.
Cristiano Ronaldo, Portugal x Holanda (Foto: Getty Images)Exibição de gala contra a Holanda deu moral a Cristiano Ronaldo (Foto: Getty Images)

Após a partida contra a Holanda, Cristiano Ronaldo falou umas poucas palavras e depois preferiu o silêncio. Ele, junto com os outros jogadores e a comissão técnica, compraram briga com comentaristas e ex-treinadores de grandes clubes portugueses e da seleção que criticaram a preparação da equipe para a Eurocopa. Um deles foi Carlos Queiróz, técnico de Portugal na Copa de 2010 e com quem Ronaldo não teria uma boa relação.
Segundo o treinador Paulo Bento, os que estão "contra" não vão mudar o comportamento no jogo contra a República Tcheca, quinta-feira, em Varsóvia, que vale vaga na semifinal. Como o craque da equipe e um dos maiores nomes do futebol mundial, Cristiano Ronaldo continuará sendo cobrado e observado a cada passo que der. Se realmente quiser dar uma resposta aos seus críticos, ele terá que repetir a atuação do último domingo e fazer a maior Eurocopa de sua carreira.
O desempenho de CR7: 2004, 2008 e 2012
Euro de 2004 em Portugal (seis jogos e dois gols)
Portugal 1 x 2 Grécia

Cristiano Ronaldo começa o jogo no banco de reservas mas é lançado por Felipão no intervalo, com os gregos 1 a 0 no placar. Comete um pênalti bobo e a Grécia faz 2 a 0. Nos acréscimos, faz o seu primeiro gol numa Eurocopa.
Portugal 2 x 0 Rússia

Mais uma vez começa na reserva. Entra aos 33 minutos do segundo tempo no lugar de Figo. No último minuto, dá o passe para para Rui Costa marcar o segundo gol português.
Portugal 1 x 0 Espanha

Titular pela primeira vez numa equipe que precisava vencer para não ser eliminada e dar vexame dentro de casa. Tem boa atuação mas não é decisivo. O reserva Nuno Gomes garante a vaga.
Portugal 1 x 1 Inglaterra

No seu primeiro jogo decisivo é novamente titular. Jogando pelo lado direito, perde o duelo contra Ashley Cole. Mas marca na cobrança de pênaltis em que Portugal elimina os ingleses e chega às semifinais.
Portugal 2 x 0 Holanda

Ajuda a equipe a chegar pela primeira vez à final da Euro marcando o primeiro gol do jogo. É substituído por Petit no início do segundo tempo já com 2 a 0 no placar pois Felipão queria um jogador para conter a reação holandesa.
Portugal 0 x 1 Grécia

Assim como o resto da equipe, cede à pressão pela vitória e ao nervosismo após o gol grego. Perde uma das melhores chances da equipe no fim da partida mas deixa grande impressão ao fim de sua primeira Eurocopa.
Euro de 2008 na Austria e na Suíça (três jogos e um gol)
Portugal 2 x 0 Turquia

Ainda jogador do Manchester United, chega já como o jogador mais famoso do torneio e recém vencedor da Liga dos Campeões. Não marca, mas é peça importante na boa estreia de uma seleção portuguesa agora entre as favoritas.
Portugal 3 x 1 Rep. Tcheca

Tem sua maior atuação individual numa Euro, faz um gol e dá passe para Quaresma fechar o placar no fim. Portugal garante vaga nas quartas de final e Ronaldo fica no banco, poupado, na derrota por 2 a 0 para a Suíça.
Portugal 2 x 3 Alemanha
Não consegue brilhar e Portugal é eliminada nas quartas. Erra na marcação de Klose, que faz o segundo gol alemão em falha do goleiro Ricardo. Ronaldo ainda sofre com as críticas por se jogar para cavar faltas e reclamar demais.
Euro 2012 na Ucrânia e na Polônia (até o momento: três jogos e dois gols)
Portugal 0 x 1 Alemanha

Nem o melhor nem o pior. Tem atuação regular, Portugal reage e pressiona após sofrer 1 a 0 mas perde chances demais. Uma faixa de um torcedor português na arquibancada provoca o jogador e sua namorada
Portugal 3 x 2 Dinamarca

Tem talvez sua pior performance numa Eurocopa, perde duas chances incríveis e é duramente criticado após a partida em que os portugueses são salvos por um gol do reserva Varela no fim do jogo.
Portugal 2 x 1 Holanda

Comanda a reação portuguesa, marca dois gols e inferniza a defesa adversária. Não fossem as traves e teria marcado mais duas vezes. Com 12 chutes a gol, torna-se o jogador com mais remates num jogo da Euro desde 1980.

Links Patrocinados


Nenhum comentário: