2 de jun. de 2012

'Eliminatórias sul-americanas são as melhores', diz correspondente inglês


Todas as nove seleções que disputam as Eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul têm chance de classificação para o Mundial de 2014, no Brasil, na opinião de Tim Vickery, correspondente da rede de televisão BBC. Neste sábado, quatro jogos movimentam a competição.
- As Eliminatórias da América do Sul são as melhores do mundo. A gente já sabe que vão ser muito competitivas. Não tem ninguém só fazendo número. Fui perguntado na Europa qual era o jogo mais interessante. Mas todos são interessantes, todos valem - disse Tim Vickery, no "Redação SporTV".
Os favoritos Uruguai e Argentina recebem Venezuela e Equador nesta quinta rodada. Na opinião do jornalista inglês, não existem favoritos.
- Não tem mais surpresa. A Bolívia em casa é muito forte, ganhou por 6 a 1 da Argentina nas últimas eliminatórias. A Venezuela cresceu muito e vem adicionando jogadores europeus, descendentes de venezuelanos. O Equador também evoluiu.
O correspondente da BBC destaca que as seleções menores começaram a crescer desde que a Conmebol decidiu que a competição seria disputada em pontos corridos, para a Copa do Mundo de 1998, na França. Com isso, houve mais partidas, mais verbas e mais equilíbrio.
- Desde 1996, quando começou essa eliminatória em um grupo único, o crescimento das equipes menores é espetacular. Foi um dos dois melhores momentos do futebol da América do Sul. As seleções menores ficavam dois anos sem jogos competitivos. Com isso, estão sempre jogando, tem receita garantida da televisão e podem investir em um bom técnico, em divisões de base.
O Uruguai lidera as Eliminatórias, com sete pontos. Com o mesmo número, estão a Argentina (vice-líder) e a Venezuela (terceira). A lanterna é a Bolívia, a única equipe que ainda não venceu na competição (tem apenas um ponto).
fernandez cavani uruguai x chile (Foto: AP)Chile e Uruguai estiveram na África do Sul em 2010 e entram em campo neste sábado (Foto: AP)

Nenhum comentário: