18 de jun. de 2012

Blanc garante que França não vai fugir de possível confronto contra Espanha


A França pode passar de fase na Euro 2012 até com uma derrota para a já eliminada Suécia, nesta terça-feira, em Kiev. Pode também se dar ao luxo de saber de que resultado precisa para terminar em primeiro ou segundo lugar no Grupo D. Isto significa a possibilidade de evitar um confronto contra a atual campeã europeia e mundial Espanha nas quartas de final. Mas o treinador francês Laurent Blanc jura que isso não faz a menor diferença.

- Nós não estamos olhando tão adiante como vocês (jornalistas). Sempre assistimos aos jogos da Eurocopa, mas não é para analisar contra quem iremos jogar ou não. Que eu saiba, ainda não estamos classificados. Eu tenho que pensar somente na minha equipe e na partida contra a Suécia.
Laurent Blanc no treino da França (Foto: AFP)Laurent Blanc garantiu que a França não vai fugir de confronto com a Espanha  na próxima fase (Foto: AFP)
A entrevista coletiva de Laurent Blanc na sala de imprensa do NSC Olimpiyskiy, local da partida contra a Suécia e também da final da Euro, foi de uma rara tranquilidade para um treinador que assumiu uma seleção sob enorme crise. Nem mesmo os bons resultados aplacaram as críticas, mas a liderança da chave e a classificação bem encaminhada para as quartas de final mudaram o ambiente. Blanc, porém, prefere que o clima não fique tão relaxado.

- Às vezes pode acontecer de o jogador se deixar levar por um certo entusiasmo. Há sempre o receio de que isso possa acontecer. Passamos por isso durante as eliminatórias. Mas cabe a nós manter a concentração e lembrar o que queremos alcançar.

Ao lado de Blanc, o goleiro e capitão Hugo Lloris disse de que forma o treinador conseguiu reestabelecer o bom ambiente numa seleção que viveu uma enorme crise durante e logo depois da Copa do Mundo de 2010, quando foi eliminada na primeira fase.

- Temos um técnico e uma comissão técnica que está sempre preocupada em alcançar os melhores resultados, com uma mentalidade que agrada a nós, jogadores. Temos um bom diálogo com eles e uma mesma ambição. As coisas estão indo muito bem aqui, de verdade.

A vitória de 2 a 0 sobre a Ucrânia, na segunda rodada, em Donetsk, estendeu a invencibilidade da seleção francesa para 22 jogos. Por isso, apesar de até uma derrota poder classificar a equipe (desde que não por dois ou mais gols se a Inglaterra perder para a Ucrânia no outro jogo da chave), Blanc diz que é questão de honra para ele e os jogadores manter a sequência sem derrotas.

- A invencibilidade é um algo mais, sobre o qual sempre conversamos. É importante para os jogadores individualmente e também para a equipe, em termos de confiança. Além disso, o futebol é sempre cercado de superstição. Então queremos continuar sem perder - concluiu.

Nenhum comentário: