2 de jul. de 2012

Adryan dá nova cara ao time, e Joel pode escalá-lo como titular no Fla-Flu


Joel Santana não surpreendeu. Quem assistiu ao coletivo do Flamengo na manhã da última sexta-feira deixou o Ninho do Urubu com a certeza de que o time havia rendido mais com Adryan entre os titulares. O próprio treinador reconheceu isso em entrevista coletiva e deixou aberta a possibilidade de escalar o garoto de 17 anos desde o início da partida contra o Atlético-GO, neste domingo, pela sétima rodada do Brasileirão. Só o fez na volta do intervalo, com a equipe sob vaias depois do 1 a 1 da primeira etapa. A mudança foi fundamental para a vitória por 3 a 2, de virada. Após a partida, Joel disse que o meia-atacante, autor do segundo gol rubro-negro, tem chances de ser titular na próxima rodada, no Fla-Flu de domingo. O jogo marcará a celebração do centenário do clássico carioca.
- Pode. Qualquer jogador que entra bem pode ser titular. Vamos ver o desenvolvimento dele durante a semana. Acho que o treinador adversário (Hélio dos Anjos) teve até uma surpresa, talvez não o conhecesse direito. Quando foi ver, já estava três (a um no placar). Vamos ver. De repente ele pode ser, sim (titular). Quem sabe? - afirmou Joel.
Contra o lanterna do campeonato, no Engenhão, e com enorme necessidade de vitória para tentar evitar a demissão, Joel foi cauteloso. Manteve uma formação no meio de campo que carece de criatividade. Amaral, Ibson, Renato e Luiz Antonio foram escalados. Desta vez, o segundo jogou recuado, e Luiz e Renato ficaram mais próximos de Diego Maurício e Vagner Love. Como de hábito, não funcionou. Os atacantes saíam da área a todo instante para buscar a bola, tentavam iniciar jogadas, procuravam incomodar a defesa do Dragão. Nada feito. A dupla deixou o primeiro tempo sem uma finalização sequer.
Na arquibancada, vaias para os rubro-negros. Depois de sofrer um gol, marcado pelo atacante Felipe, aos 27 minutos, o time só conseguiu o empate na bola parada. Aos 34, Renato cobrou com força e superou o goleiro Márcio. Na descida para o vestiário, Joel sabia que teria de mudar.
adryan flamengo gol atlético-go (Foto: Wallace Teixeira / Agência Estado)Adryan acena para a torcida do Fla após fazer o seu gol (Foto: Wallace Teixeira / Agência Estado)
Adryan dá ousadia e marca para o Flamengo
Números de Adryan
 
Finalizações: 1
Passes certos: 8
Passes errados: 2
Faltas cometidas: 0
Faltas recebidas: 2
Roubadas de bola: 2
Jogadas de linha de fundo: 1
Aos 36 segundos, uma arrancada pela ponta direita e um cruzamento na cabeça de Diego Maurício. O goleiro Márcio defendeu, mas estava claro que o Flamengo seria outro com Adryan. O camisa 37 entrou no lugar de Wellington Silva, e o volante Luiz Antonio foi improvisado na lateral direita, algo que Joel tem testado em treinos e jogos.
No terceiro jogo entre os profissionais (havia disputado dois pelo Carioca), o jovem mostrou personalidade. Adryan pediu a bola, partiu para cima dos marcadores e tornou o time mais veloz. Ao lado de Vagner Love e Diego Maurício, foi praticamente um terceiro atacante pelo lado direito. Com ele, Ibson e Luiz Antonio também cresceram pelo setor. Mas foi com Amaral que a revelação rubro-negra fez a jogada do segundo gol, aos 11 minutos. O volante recebeu de Luiz Antonio, chegou pela direita, cruzou rasteiro, e Adryan, livre na área, colocou a bola no ângulo direito de Márcio em chute de primeira com o pé esquerdo.
Joel vibrou muito no banco de reservas, todos os jogadores abraçaram o jovem, que sumiu durante a comemoração:
- Foi boa a entrada do garoto, desinibido, com personalidade, criatividade e fez um gol difícil de ser feito. Aquela chapada de bola é para quem sabe. Não é todo mundo que pega a bola cruzada do lado direito e chapa com a esquerda. Foi bom para o garoto, para o Flamengo. Os garotos vão entrando devagar, ele entrou com personalidade. Vamos desenvolver com calma. Foi bom ele ter entrado bem, serviu de estímulo para os outros garotos.
Adryan também teve participação no outro gol. Com uma arrancada pelo meio, passou a Vagner Love. O Artilheiro do Amor foi derrubado na entrada da área, Renato cobrou colocado e superou Márcio outra vez: 3 a 1.
Joel também cobrou a participação do meia na marcação pelo lado direito, numa tentativa de impedir os avanços do lateral-esquerdo Eron e ajudar Luiz Antonio, que estava improvisado. O treinador até se irritou em alguns momentos com o jovem. Adryan não comprometeu, mas sentiu o cansaço. O problema maior foi ver o Rubro-Negro passar sufoco com o segundo gol dos goianos, aos 34, e sofrer pressão até os minutos finais. O primeiro jogo de Campeonato Brasileiro da joia do clube, no entanto, teve final feliz.
- Estou muito feliz com a minha atuação. Espero ter aproveitado bem a oportunidade e ter mais ainda, com calma. Mas me sinto preparado. Se no Fla-Flu precisar de mim, seria muito importante para a minha carreira participar desse jogo dos cem anos do clássico. Fica a critério do treinador - disse Adryan
No último Carioca, ele participou das partidas contra Bonsucesso e Olaria. Na primeira, o time venceu por 4 a 0 e ele fez um dos gols. Na outra, empate por 0 a 0. A segunda-feira será de folga para os jogadores do Flamengo. O time volta a treinar na tarde de terça-feira, no Ninho do Urubu.

Nenhum comentário: