2 de ago. de 2013

Cáceres é convocado, entra no time, e Mano muda esquema tático

Caceres Treino Flamengo (Foto: Jorge William / Agência o Globo)Caceres se juntou ao grupo nesta sexta-feira
(Foto: Jorge William / Agência o Globo)
Fora dos últimos três jogos do Flamengo devido a um problema na coxa direita, o volante Cáceres está de volta ao time titular. Em treino tático que durou cerca de uma hora na manhã desta sexta-feira, no CT do Brasiliense, Mano Menezes alterou o esquema e passou a utilizar três volantes: o paraguaio se juntou a Elias e Luiz Antônio.
Cáceres se lesionou no último dia 17, na vitória por 2 a 1 sobre o ASA-AL, pela Copa do Brasil. Depois do período de ausência, foi convocado pela comissão técnica e chegou em Brasília na quinta-feira, vindo do Rio de Janeiro. O restante do elenco viajou direto de Salvador, onde o Fla perdeu por 3 a 0 para o Bahia.
Outra novidade foi a volta de Gabriel ao time titular. Assim, fica aberta apenas uma vaga na frente, a ser disputada por Paulinho e Carlos Eduardo. A dúvida no setor ofensivo ficou escancarada em função de Mano não ter utilizado dupla de ataque na atividade desta sexta.
Após o treino, Mano Menezes atendeu a imprensa e deixou claro que, caso não se queixe de dores, Cáceres voltará ao time.
- Fizemos um planejamento para o Cáceres se juntar ao grupo em Brasília. Ele fez uns trabalhos com bola, enquanto estávamos em Salvador, treinou bem e vamos analisar as horas seguintes. Foi uma lesão chatinha, que deixa dor residual. Se seguir como está, acredito que jogue.
A escalação não é tão importante quanto o padrão e a filosofia de jogo que não podemos perder. Falei com os jogadores que, independentemente da formação, é preciso ter uma filosofia"
Mano Menezes, técnico do Flamengo
No ataque, há a dúvida entre Carlos Eduardo ou Paulinho para atuar ao lado de Marcelo Moreno. Há ainda a possibilidade da dupla ser escalada, com a saída de Luiz Antonio. Mano, no entanto, minimizou a escalação e disse que o mais importante é que os jogadores sigam a filosofia proposta por ele.
- O treino de sábado será fundamental para a escolha, mas a escalação não é tão importante quanto o padrão e a filosofia de jogo que não podemos perder. Falei com os jogadores que, independentemente da formação, é preciso ter uma filosofia. Isso que preguei desde que cheguei. Se você opta por uma formação mais segura, com um jogador no meio ou com um mais para o lado, são circunstâncias e sistemas de jogo. Mas sempre ligado a filosofia.
Depois do trabalho tático, os jogadores treinaram fundamentos como finalização e cruzamentos. O Flamengo encara o Atlético-MG no domingo, às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha, pela 11ª rodada do Brasileirão

Nenhum comentário: