A ousadia e a alegria de Neymar são esperadas com ansiedade no Barcelona. Principalmente pela dupla de brasileiros Adriano e Daniel Alves. A convivência na Seleção os aproximou a ponto de os dois terem participado do longo "namoro" entre o clube catalão e o atacante, que recebia boas referências do clube e da cidade. E enquanto o lateral-direito está com Neymar na preparação para a Copa das Confederações, o lateral-esquerdo começa a curtir as férias na Espanha e aguarda a chegada da nova estrela do clube catalão, que acontece nesta segunda-feira.
A apresentação de Neymar será realizada com grande festa diante da torcida no Camp Nou, e o GLOBOESPORTE.COM acompanhará o evento em Tempo Real a partir das 8h (de Brasília).
Adriano fez um tour por Barcelona, no qual apresentou o município, o centro de treinamento e o estádio Camp Nou. O mesmo que fará com Neymar.
– Esse aqui é um tapete, Ney. Não tem desculpa para errar passes. Vai ser até melhor para os dribles dele (risos) – diz Adriano no estádio do Barça.
O lateral ainda abriu as portas do seu lar, no bairro residencial de Esplugues, localizado nas montanhas. Ele é vizinho de Iniesta, Daniel Alves e de Piqué e sua mulher, a cantora Shakira.
Se depender do compatriota, Neymar só terá de se preocupar com o futebol. Adriano recebeu do presidente Sandro Rosell a missão de cuidar da nova joia do Barcelona. Ele ajudará o novo companheiro a se entrosar com Messi, Xavi, Iniesta e o restante do elenco, principalmente no vestiário.
– Ele nos pediu, mas iríamos fazer isso automaticamente. Sempre comentávamos com o Neymar que iríamos cuidar dele. Nós conversamos há um ano e meio sobre o que é o clube, a cidade e o futebol daqui. Com todo respeito aos demais times, ele fez a escolha certa. Será importante esse meu papel e do Dani de ajudá-lo, para que se sinta em casa. Sei o quanto é importante ter um brasileiro ao lado para ajudar na adaptação. Vamos fazer essa "ponte" entre ele e os jogadores. E isso não será problema, pois ele é um cara de grupo – diz Adriano.
‘Vão dar uma segurada nele’
Nas ruas da charmosa Barcelona, Adriano apresentou o que Neymar encontrará a partir de julho, quando se integrará definitivamente ao elenco. Como por exemplo a bela avenida “Passeig de Grácia”, onde fica a “Casa Battló”, uma das obras do famoso arquiteto Antoni Gaudí. O lateral, aliás, acredita que o atacante escolherá a região de Castelldefels para morar, onde Messi vive e Ronaldinho Gaúcho também residiu no passado, pois o local fica perto da praia e seria similar à cidade de Santos – a irmã e a mãe do jogador estiveram no município nessa semana.
Mas nem tudo será festa para Neymar. No caminho para a "Ciudad Deportiva Joan Gamper", centro de treinamento do Barça, Adriano alerta para o choque cultural pelo qual Neymar passará na Catalunha. Entretanto, diz que o atacante poderá continuar sendo ele mesmo, com o cabelo que quiser, mas que o clube deve blindar a exposição desnecessária fora dos gramados, qualquer coisa que exceda os compromissos com seus 12 patrocinadores e parceiros.
– Essa parte de marketing aumentará, mas o Barcelona pensa muito no jogador e cobra muita disciplina. Ele já é profissional e orientado sobre isso. Fora de campo, o clube quer que você se cuide para que não saiam tantas coisas da vida pessoal na mídia, como ocorria de acabar um jogo e ir para algum lugar... Não sabemos se é verdade ou não, mas pega mal. Muita gente se aproveita da marca Neymar, e alguns pensam errado sobre ele, mas não é um cara de gastar a noite em festa. Com certeza vão dar uma segurada nele – explica.
Apesar de ser mais blindado, Neymar também terá mais tempo com a família e os amigos. Prova disso é o convívio constante de Adriano com a esposa Manuelli e os filhos Adrián, de sete anos, e Azhaf Gabriel, de dois. Diferentemente do que ocorre no Brasil, os jogadores do Barça não precisam se concentrar antes das partidas, à exceção dos confrontos válidos pela Liga dos Campeões. Nos dias dos jogos, os atletas assistem à preleção no clube pela manhã, voltam para casa e somente a duas horas do apito inicial retornam definitivamente. E os treinamentos são na parte da manhã, o que deixa o período da tarde livre.
Nesse contexto, Neymar terá mais liberdade, mas também aumenta a responsabilidade. O novo estilo de vida lhe possibilitaria ficar mais tempo junto com o filho, Davi Lucca, só que é provável que o bebê de um ano e nove meses continue com a mãe, Carolina Dantas, e sua família no Brasil.
Símbolo da renovação
Neymar representa mais do que um bom reforço para o Barcelona. O craque é também o marco da reformulação pela qual o time deve passar. Thiago Alcântara e David Villa podem ser negociados, e Puyol corre o risco de abreviar sua carreira por conta de uma lesão no joelho direito. Além disso, o goleiro Victor Valdés anunciou que não renovará seu contrato, e Abidal já despediu-se do clube. Em meio a chegadas e saídas, o que continua na equipe é a liderança de Messi. E Adriano confia na dupla do craque com o argentino para comandar a renovação do Barça.
– Aqui ele poderá ter o reconhecimento que o Messi tem no Barcelona, a estrutura para virar o melhor do mundo. Todos esperam muito dessa dupla. Os dois criaram um "boom" de expectativa e podem fazer muita diferença. O Messi define jogos, o que o Neymar também fazia no Brasil. No mesmo time eles podem dar muito certo – analisa.
Além das tabelinhas dentro de campo entre Neymar e Messi, já sonhadas pelos fãs de futebol mundo afora, o que também ajudará o craque, na opinião de Adriano, é a convivência com Xavi, Iniesta e as outras estrelas catalãs.
– Eles são todos simples. Não há a vaidade que ocorre em outros clubes. Essa união é o diferencial do Barcelona. Messi é quatro vezes melhor do mundo, Xavi e Iniesta são campeões com a Espanha, e todos ainda têm a ambição de querer mais, a humildade de ensinar a quem chega. O Neymar aproveitará muito isso. Aprendi com eles uma nova maneira de jogar, pensar e viver. É muito importante esse crescimento dele para a Copa do Mundo. Ele chegará com uma base melhor do que tem hoje – prevê.
É o que o craque e a torcida brasileira esperam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário