27 de jun. de 2013

Top 60 da Europa – Messi é avaliado em quase 700 milhões

Respondendo antecipadamente às inevitáveis perguntas, Neymar não aparece nessa lista. Porque ele ainda não jogou na Europa, foi apenas contratado, por enquanto, e a lista foi feita durante a temporada 2012/2013, encerrada no mês passado para os clubes.
Messi desponta soberano nessa lista dos 60 jogadores mais valiosos da Europa, de acordo com avaliação doCIES-Football Observatory. E o valor estimado por ele assombra: entre 217 e 253 milhões de euros. Digamos, na média, 235 milhões de euros. Em reais, a bagatela de 671 milhões.
Seu valor é mais que o dobro do segundo colocado, Cristiano Ronaldo, avaliado em 110,5 milhões de euros (valor médio) e quase quatro vezes maior que o valor de Cavani, terceiro colocado: 63,1 milhões de euros (valor médio).
O mais barato é Lukaku, do Chelsea, com valor estimado entre 22,5 e 26,1 milhões de euros, valor médio de 24,3 milhões de euros. A lista é interessante, vale uma boa observação e, repetindo, ela foi elaborada pelo CIES-Football Observatory, a respeito do qual há informações no final do post.
 
Observação: na passagem do arquivo original da Sporting Intelligence para português foram mantidos dois erros que nele constam: Kompany como holandês, mas é belga, e Lewandowski como português, quando na verdade é polaco.

Procurou pelos brasileiros? Ao contrário de outros anos, e que já não são tão recentes, temos que “andar” um bocado até encontrarmos o primeiro patrício: Lucas, do Paris Saint-Germain, na 26ª posição, valendo entre 30,5 e 35,5 milhões de euros. Um pouco mais atrás, na 30ª posição, Thiago Silva, também do PSG. Oscar é 42º e… E mais ninguém. Para espanto de muitos, somente três jogadores brasileiros entre os 60 mais valiosos da Europa na avaliação do CIES-Football Observatory. Cinco são argentinos, dois uruguaios (Cavani, 3º colocado, e Suárez, 20º), um colombiano, um chileno e um mexicano completam o grupo latinoamericano, num total de apenas 13 jogadores. Se considerarmos que o número 1 da lista, falando estritamente em futebol, é muito mais espanhol (ou catalão) do que argentino, temos uma participação muito baixa, michuruca mesmo.
Dois fatores pesam fortemente sobre a formação dos valores, ao lado da qualidade dos jogadores: a idade e o tempo de contrato. Quanto menor a idade, maior o valor do direito federativo do atleta. Quanto maior o tempo de contrato pela frente, maior também é o valor desse direito federativo.
Sem grandes surpresas, o Barcelona lidera a lista dos clubes com maior valor de jogadores Top, mas empatando com o Real Madrid e Manchester United no número de atletas sob contrato: sete para cada um. Na sequência, Manchester City e Bayern Munique com cinco jogadores cada um. Portanto, dos vinte clubes que têm em seus elencos jogadores valendo acima de 22,5 milhões de euros, apenas cinco deles concentram a metade mais um dos 60 jogadores mais valiosos.
Esses números são um sinal inequívoco de concentração de poder econômico, um dos alvos do Financial Fair Play da UEFA. Pessoalmente, acredito que poderemos ter diferenças significativas num levantamento realizado, por exemplo, em junho de 2016.
Torço por isso. Aguardemos.

Sobre o CIES-Football Observatory
O CIES é um centro de estudos que conta com o suporte da FIFA, em ação conjunta com a Universidade de Neuchâtel. Conta, também, com o apoio do cantão suíço de Neuchâtel, onde está localizado. Esse instituto proporciona cursos de especialização ligados ao futebol, inclusive com nível de mestrado, o FIFA Master, para alunos de todo o mundo. Além disso, atua também como prestador de serviços de consultoria para toda a comunidade esportiva, principalmente na área do futebol.
O Football Observatory – Observatório de Jogadores Profissionais de Futebol – é totalmente suportado pela FIFA e é resultado do trabalho do CIES, na Suíça, em conjunto com a Universidade Franche-Comté, na França.
Seu principal trabalho é realizar análises e estudos estatísticos ligados aos jogadores das cinco principais ligas europeias, principalmente. Esse OCE tem vários posts sobre o futebol europeu baseados em trabalhos dessa entidade. Um de seus produtos que vêm ganhando popularidade é o levantamento dos jogadores mais valiosos em ação nas Top 5 – as cinco maiores ligas do continente. De maneira geral, toda a imprensa esportiva europeia refere-se a esse trabalho como o Top 60 da Europa.

Nenhum comentário: