24 de abr. de 2012

Ramires rouba protagonismo de Messi e celebra: 'Fizemos história'


Diante de toda expectativa antes do confronto, podemos dizer que Ramires foi o Messi da semifinal da Liga dos Campeões entre Barcelona e Chelsea. Enquanto o mundo esperava momentos brilhantes do argentino, que falhou em cobrança de pênalti e teve atuação abaixo da (sua) média no jogo decisivo, foi o brasileiro, discreto e eficiente, quem resolveu a favor dos ingleses. No Stamford Bridge, uma arrancada que resultou na assistência para o gol de Drogba. Já no empate em 2 a 2 desta terça, no Camp Nou, um golaço de cobertura vital para um time que se viu quase na lona diante de um 2 a 0 contra e com um homem a menos.
ramires chelsea x barcelona (Foto: AP)Ramires fez o Chelsea acordar quanto tudo parecia perdido (Foto: AP)
De passos lentos e sorriso tímido na passagem pela zona mista, Ramires em nada parecia com superastros do confronto, como Xavi, Iniesta, Drogba, Torres ou o próprio Messi. Mas foi o brasileiro quem mais brilhou. O inglês ainda pouco afiado não permitiu que o volante matasse a sede de respostas da imprensa londrina, mas para o GLOBOESPORTE.COM ele expressou seus sentimentos após a noite inesquecível.
- Fizemos história. Hoje, fizemos história. Jogando com dez, tivemos todo empenho, dedicação, corremos, buscamos, e isso ficará por toda a história. São lances que vão olhar daqui a um, dois, três anos, e vão falar: “O Chelsea eliminou o Barcelona na casa deles”.
Com frieza impressionante, Ramires teve calma para tocar por cima de Victor Valdés no momento mais complicado para o Chelsea na partida. Gol que o camisa 7 e os próprios companheiros analisaram como fundamental para que os Blues respirassem no confronto.
- Foi muito importante para equipe aquele gol no finzinho, e é importante para a continuidade do trabalho. Nossa temporada não foi muito boa, mas hoje provamos que poderíamos chegar nas finais. Estamos aí, correndo atrás e fazendo o melhor. Foi o que aconteceu mais uma vez. Já tínhamos feito um grande jogo em Londres, e eu disse que merecíamos respeito, o que não vinha acontecendo muito. Provamos nosso valor. Daqui para frente, quem vier, virá com mais respeito.
ramires chelsea x barcelona (Foto: Getty Images)Victor Valdés não acredita no que vê, enquanto o brasuca corre para a galera (Foto: Getty Images)
Momento mais marcante da carreira
Campeão da Copa das Confederações e com participação em uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, Ramires não teve dúvidas em apontar a noite desta terça, em Barcelona, como a mais importante de sua carreira profissional. E a tratou como coroação de um bom momento.
- Foi minha primeira vez no Camp Nou, ainda mais fazendo um gol desses... Certamente é um momento muito especial para minha carreira, para minha vida. Só vem confirmar a grande temporada que venho fazendo.
O brasileiro fugiu ainda do rótulo de herói e preferiu dividir o mérito da classificação com uma equipe que fez da dedicação a principal virtude no confronto.
- Não digo herói. Em campo, procuro o melhor para ajudar minha equipe. Graças a Deus, em casa pude dar o passe para o gol do Drogba, e agora fiz um gol que nos colocou de novo na briga. Deus sabe o que faz, e preciso ter humildade. Meus companheiros me ajudaram muito.
ramires mascherano chelsea x barcelona (Foto: EFE)Ramires tenta superar a marcação do argentino Mascherano (Foto: EFE)
Entretanto, nem tudo foi alegria para o volante. Minutos antes do gol, Ramires foi advertido com o cartão amarelo e está suspenso para a final do dia 19 de maio, em Munique.
- Fiquei chateado. Estava reclamando com o juiz na hora do segundo gol deles, falei da expulsão do Terry, que ele nem viu. Enfim, ele não aceitou a reclamação. Faz parte. São coisas do futebol. Ali dentro, ficamos nervosos. Ainda mais num jogo como esse. De qualquer maneira, vou estar em Munique torcendo para os companheiros.
Por fim, o jogador ainda evitou escolher um adversário preferido para a final, mas lembrou que o Bayern de Munique não pode ser apontado como azarão.
- Não vou dizer que o Bayern é zebra. Já tinha dito que nós merecíamos respeito. Fizemos o nosso papel e agora vamos assistir (ao duelo Real Madrid x Bayern de Munique) relaxados.
Além da final da Champions, o Chelsea está na decisão da Copa da Inglaterra, que acontece no próximo dia 5, em Wembley, contra o Liverpool. E Ramires estará em campo.

Nenhum comentário: