29 de abr. de 2012

Em primeira despedida de Guardiola, Barça pinta o sete e adia título do Real


A primeira reação do Barcelona ao anúncio da saída de Josep Guardiola foi das melhores. Praticando o futebol que o notabilizou em todo o mundo, a equipe catalã atropelou o Rayo Vallecano, por 7 a 0, no Estádio de Vallecas, e adiou o título antecipado do Real Madrid na capital espanhola, que dependia de uma derrota do arquirrival para se sagrar campeão após fazer sua parte e derrotar o Sevilla, por 3 a 0, no Santiago Bernabéu.
Lionel Messi, é claro, foi o grande destaque da partida. O craque argentino marcou dois gols, se igualou a Cristiano Ronaldo na artilharia da competição, com 43, e ainda participou de outros quatro tentos, de Rober (contra), Keita e Pedro, duas vezes.
Goleada com polêmica
O brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcântara completou o placar e causou polêmica na comemoração, ao dançar "Tchu tchá" com Daniel Alves, que novamente começou no banco de reservas: o capitão Puyol não gostou da celebração em frente à torcida adversária e acabou com a festa em poucos segundos. Depois da partida, Guardiola afirmou que não se tratava de "atitude de um jogador do Barcelona". Os atletas se desculparam através de seus perfis no Twitter.
Thiago Alcântara e Daniel Alves dançam em comemoração do Barcelona (Foto: AP)Thiago Alcântara e Daniel Alves dançam 'Tchu tchá' em comemoração do Barcelona (Foto: AP)
- Queria pedir perdão aos torcedores do Rayo que se sentiram ofendidos com a dança. Em nenhum momento quis ofender ninguém, apenas me sentir bem. Me disseram uma vez quando criança que o futebol era para se divertir - disse Dani Alves.
- Peço desculpas se eu ofendi o Rayo durante a comemoração. A emoção de ter feito o gol me fez cometer um erro. Não voltará a acontecer - encerrou Alcântara.
pep guardiola tito vilanova barcelona rayo vallecano (Foto: Agência Reuters)Guardiola e Tito Vilanova no banco (Foto: Reuters)
Fora a pequena polêmica, os visitantes festejaram os gols como se nada tivesse acontecido nos últimos dias. O time, porém, foi eliminado na semifinal da Liga dos Campeões para o Chelsea e viu o treinador declarar que irá deixar o clube ao fim da temporada, além de estar virtualmente fora da disputa do título espanhol.
O sucessor no comando, Tito Vilanova, esteve normalmente no banco de reservas ao lado de Guardiola durante a partida. Esta foi a primeira das quatro "despedidas" de Pep como técnico do Barcelona, já que ainda restam três compromissos pelo Espanhol e a decisão da Copa do Rei, no dia 25 de maio, diante do Athletic Bilbao.
O resultado mantém a diferença de sete pontos entre merengues e catalães (91 a 84). Para conquistar o campeonato, no entanto, agora bastará ao Real Madrid derrotar o Athletic Bilbao, na próxima quarta-feira, em San Mamés - sem depender do Barça, que receberá o Málaga, no Camp Nou. Ambos os jogos fazem parte da 20ª rodada, que foi adiada.
messi pedro barcelona gol rayo vallecano (Foto: Agência AP)Lionel Messi abraça Pedro durante comemoração de um dos sete gols do 

Nenhum comentário: