25 de abr. de 2012

Final improvável, reservas e tabus


Pois é, mais uma prova de que o futebol é mesmo o mais surpreendente e apaixonante esporte do mundo. Barcelona x Real Madrid fazendo a final da Champions League ficou no sonho, na vontade, na ilusão.
Os dois times mais caros do planeta ficaram fora.
O melhor time do mundo ficou fora.
Messi perdeu um pênalti. Cristiano Ronaldo perdeu um pênalti. Kaká perdeu um pênalti.
A incrível soma de 259 milhões de euros – valor estimado desses três jogadores – não foi capaz de produzir um mísero gol de pênalti na chamada “hora agá” (Ronaldo bateu e converteu durante o jogo, meno male).
Na final, Bayern Munich, quebrando o que pode ser chamado de tabu, jogando em casa, no belíssimo Allianz Arena, contra o Chelsea, de Roman Abramovich (e é muito difícil não escrever esse complemento toda vez que falo do Chelsea: “de Roman Abramovich”).
Sobre o tabu: é a primeira vez em 28 anos que a final da Champions League ou sua antecessora, a Copa dos Campeões ou Taça dos Campeões, terá um dono da casa na disputa. Isso aconteceu pela última vez em 1984, em Roma, quando o Liverpool derrotou os romanos. Mais: se vencer, o Bayern quebrará outro tabu, pois o último dono da casa a conquistar o título foi a Internazionale, em 1965. Um tabu que já dura incríveis 47 anos.
Uma final que começa empatada no valor dos elencos e cheia de reservasCuriosamente, esse embate já nasce com um empate técnico, digamos. O valor de mercado dos jogadores do Bayern é de 366 milhões de euros, contra 376 milhões para os jogadores do Chelsea. Uma irrisória diferença 2,7% de a favor dos Blues. Enquanto o Chelsea, de acordo com os valores estimados pela Pluri Consultoria é o 5º time mais valioso do mundo, o Bayern é o 6oé o 6º, colado nos calcanhares ingleses. Simetricamente, o 5º eliminou o primeiro e o 6º eliminou o 2º. Curiosidades irrelevantes da matemática.
Será uma final “barata”: apenas 742 milhões de euros estarão em campo e nos bancos de reservas. Se considerarmos que alguns titulares estarão suspensos, esse valor cai ainda mais. Sem Terry, Ramires, Ivanovic e Meireles, o valor do Chelsea passa a ser de 298 milhões de euros. Dos ausentes, Ramires é o mais valioso: 27 milhões de euros.
Já o Bayern, sem Luiz Gustavo, Alaba e Badstuber, terá seu valor estimado de mercado reduzido para 321 milhões de euros. Dos três, o mais valioso é Badstuber, avaliado em 19 milhões de euros, dois a mais que Luiz Gustavo. Naturalmente, esses valores mudarão com a possível relação de novos jogadores para os lugares dos que foram suspensos.

Nenhum comentário: