22 de fev. de 2013

Corinthians entra com recurso para tentar jogar com torcida no estádio


Torcida do Corinthians no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Fiel está proibida de ver o Timão na Libertadores
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)
O Corinthians entrou nesta sexta-feira com um recurso para tentar reverter a decisão que impede a presença de seus torcedores em jogos da Taça Libertadores. A medida foi tomada pela Confederação Sul-Americana de Futebol depois da morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada. O jovem de 14 anos foi atingido por um sinalizador marítimo disparado do setor ocupado pela torcida alvinegra no jogo com o San José, na quarta-feira, em Oruro, no estádio Jesús Bermúdez. A polícia boliviana prendeu 12 torcedores, todos indiciados por homicídio. Clique aqui e confira a cobertura completa da tragédia em Oruro.
Na quinta à noite, a Conmebol decidiu proibir a presença de corintianos em estádios. O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, classificou a decisão da entidade que controla o futebol sul-americano como "indevida, abusiva e intempestiva".
- A questão da liminar é abusiva, no nosso entender, porque, evidentemente por ser liminar, não nos ouviu, não tivemos defesa. O inquérito policial na Bolívia ainda não terminou. As autoridades não sabem individualmente quem cometeu, como cometeu. Não se apurou a responsabilidade individual. Não houve qualquer tipo de revista (na entrada do estádio) - afirmou Bussab, em entrevista ao "Arena SporTV".
Por conta da punição, o Corinthians interrompeu a venda de ingressos para os três jogos realizados no Pacaembu, pela fase de grupos da Taça Libertadores. O primeiro será na próxima quarta-feira, contra o Millonarios. Depois, a equipe receberá o Tijuana, no dia 13 de março, e o San José, em 10 de abril.
Cerca de 30 mil ingressos haviam sido vendidos para a partida contra os colombianos, primeira do Timão em casa pela competição em 2013. O clube garante que se a decisão da Conmebol for mantida, os torcedores terão direito ao ressarcimento total do preço do bilhete. No entanto, a certeza de que o departamento jurídico terá êxito em sua defesa é tanta que ainda nem foi estudada uma forma de devolver o dinheiro ao público.
O Corinthians tem plena confiança no cancelamento da punição. O clube vai cobrar que seja analisada sua defesa com a mesma rapidez que o Tribunal de Disciplina criado este ano pela Conmebol teve para anunciar a punição, na noite da última quarta-feira. Uma das alegações alvinegras será a de que o clube foi sancionado pelo uso do sinalizador, algo presente em todas as torcidas nesse mesmo torneio.
Os advogados do Timão também dizem que nenhum dos fatores exigidos para que se tome uma medida cautelar, que foi emitida pela entidade, foram cumpridos. O Corinthians diz que aceitará punições, desde que haja investigação e direito à defesa.
Além do transtorno e do prejuízo técnico de atuar sem torcida, os cofres também poderão ser atingidos caso os portões realmente sejam fechados. Em 2012, ano do primeiro título do clube na Libertadores, só na fase de grupos foram arrecadados R$ 5,3 milhões. Para essa mesma etapa, em 2013, mais de 85 mil ingressos haviam sido vendidos antecipadamente.
publicidade

Nenhum comentário: