2 de jul. de 2012

Del Bosque avisa: Espanha vai jogar do mesmo jeito no Brasil em 2014


Campeão da Eurocopa, com praticamente todos os títulos importantes que um treinador pode conquistar, Vicente del Bosque avisou na sala de imprensa do Estádio Olímpico de Kiev que nem ele nem a seleção espanhola estão cansados de ganhar títulos. E a próxima parada é o Brasil em 2013, na Copa das Confederações, e em 2014, na Copa do Mundo. Jogando exatamente da mesma maneira.
- Esta conquista da Euro nos faz muito bem, mas agora vamos olhar para a frente, para o Brasil 2014. Vamos estar atentos ao desempenho dos jogadores para montar nossa equipe, mas o caminho da seleção já está marcado. Seja comigo ou com outro treinador. No Brasil, vamos seguir atuando do mesmo modo. Temos mais desafios pela frente. Vem por aí o início das Eliminatórias para 2014, estamos numa chave difícil. Também temos a Copa das Confederações e queremos fazer um bom papel - afirmou.
Vicente del Bosque final Espanha Itália Euro (Foto: Reuters)Vicente del Bosque orienta a equipe durante a decisão da Euro (Foto: Reuters)
Vicente del Bosque tornou-se neste domingo o segundo treinador a conquistar uma Copa do Mundo e uma Eurocopa, igualando o feito do alemão Helmut Schön, mas por um caminho contrário. Schön venceu primeiro a Eurocopa, em 1972, e depois o Mundial, em 1974. Desde de que assumiu a seleção em 2008, Del Bosque comandou a equipe em 36 partidas oficiais e sofreu apenas duas derrotas, para os Estados Unidos na Copa das Confederações de 2009 e para a Suíça, na estreia na Copa de 2010. Mas não quis dizer se o 4 a 0 da final da Euro foi a maior atuação de uma equipe sob seu comando.
- Fizemos uma grande partida, tivemos um rival muito difícil que foi caindo após o segundo gol e tivemos um final de jogo muito cômodo. Mas o mais importante foi que jogamos à nossa maneira, sem nos deixar influenciar por questões externas. Fomos fieis ao estilo jogo que mostramos desde o início.
Sobre a goleada na final da Eurocopa, o treinador campeão foi gentil com o adversário e disse que o resultado foi influenciado pela saída do brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta. A Itália já havia realizado três alterações e teve que atuar com dez jogadores na última meia hora da decisão.
- A partida ficou ao nosso feitio após a lesão de Thiago Motta. A Itália deixava muitos espaços e tinha um dia a menos de descanso, o que também se notou. O placar é do esporte e uma equipe está exposta a passar por isso, mas a diferença entre as equipes não foi tão grande - disse.
Por fim, Vicente del Bosque lembrou as críticas sofridas pela maneira de atuar da equipe após as partidas contra a França nas quartas de final e Portugal nas semifinais, mas garantiu que guardar o melhor futebol para a final não foi algo planejado.
- O torneio é muito intenso e desde a primeira rodada o esforço havia sido muito grande. Contra Itália e Croácia sofremos, depois demos passos importantes contra França e Portugal. As três substituições da Itália e a lesão de Motta nos ajudaram a ter uma final tranquilo.
Com o título da Euro 2012, Del Bosque virou também o primeiro técnico europeu a conquistar os mais importantes títulos entre clubes e seleções. Além da Copa do Mundo de 2010, ele também tem duas Ligas dos Campeões (2000 e 2002) e um Mundial de Clubes (2002) pelo Real Madrid.

Nenhum comentário: