2 de jul. de 2012

Craques, revelações, micos, musas, decepções: o pacotão da Euro 2012


A Euro 2012 teve o mesmo desfecho de quatro anos atrás, com a Espanha se sagrando campeã. No entanto, a edição que se encerrou no último domingo brindou os torcedores com uma série de lances inesquecíveis – dentro e fora de campo. E o GLOBOESPORTE.COM fez uma seleção com os destaques do torneio europeu. Confira abaixo.
Header CRAQUES (Foto: infoesporte)
O grande “craque” da Eurocopa foi o conjunto da Espanha, não apenas Iniesta, Xavi ou o artilheiro Fernando Torres. Todos os atletas da equipe convocada por Vicente Del Bosque tiveram papel importante na conquista do bicampeonato europeu. Enquanto Iniesta foi eleito o melhor jogador da competição, o reserva Fernando Torres ganhou a chuteira de ouro, ao marcar três vezes e dar uma assistência para o gol marcado por Juan Mata na final.

Outro destaque da Euro foi o italiano Andréa Pirlo, de 33 anos. O meia pode ser considerado o maestro da boa campanha da Azzurra na competição e foi eleito o melhor em campo em dois confrontos: contra a Inglaterra e diante da Alemanha.

Mesmo com a derrota de Portugal nas semifinais para a Espanha, Cristiano Ronaldo foi o destaque dos lusos no torneio. Dos cinco jogos em que participou, CR7 foi o destaque em três deles. Diante de Holanda e República Tcheca, ele fez os gols do triunfo. Contra a Fúria, teve boa atuação, mas acabou amargando a derrota de sua equipe nos pênaltis.
Cristiano Ronaldo, Portugal x Espanha (Foto: Agência Reuters)Cristiano Ronaldo: Portugal acabou eliminado nos pênaltis contra a Espanha (Foto: Reuters)
Header REVELACOES (Foto: infoesporte)
Jordi Alba comemora gol final Espanha Itália (Foto: AFP)Jordi Alba comemora gol sobre a Itália (Foto: AFP)
Como toda grande competição entre seleções, a Euro 2012 projetou algumas revelações. A principal delas veio entre os campeões: o lateral-esquerdo Jordi Alba, da Espanha. Autor de um dos gols da Fúria na final contra a Itália, o jogador de 23 anos foi uma das grandes opções ofensivas da equipe no torneio e mostrou porque foi anunciado como reforço pelo Barcelona ainda antes do fim do torneio.
Outros dois jogadores que tiveram destaque vieram de seleções eliminadas ainda na primeira fase. O atacante do CSKA Moscou Alan Dzagoev, de 22 anos, marcou três gols e foi o grande nome da seleção russa, que acabou surpreendida pela Grécia. Já a Croácia teve como principal atleta Mario Mandzukic, que também marcou três vezes na competição e garantiu sua contratação pelo Bayern de Munique.
Header DECEPCOES (Foto: infoesporte)
 A França pode ser considerada uma das grandes decepções da Euro 2012. A equipe comandada por Laurent Blanc chegou à competição como uma das favoritas ao título, mas, em quatro partidas disputadas, apenas uma vitória e atuações pouco convincentes. Os Bleus empataram com a Inglaterra (1 a 1), venceram a Ucrânia (2 a 0) e foram derrotados pela Suécia (2 a 0). Nas quartas de final, o time caiu diante da campeã Espanha (2 a 0).

O resultado mostrou a fragilidade do elenco de Blanc. Nem Benzema e tampouco Ribéry conseguiram ser as referências do time. O treinador, inclusive, preferiu deixar o comando da equipe logo após a Euro.

Quem também decepcionou foram os anfitriões do torneio. Ucrânia e Polônia bem que tentaram fazer bonito diante dos torcedores, mas sucumbiram na primeira parte do torneio. As duas equipes não passaram por seus adversários e morreram na fase de grupos.
Oleg Blokhin ucrânia  (Foto: Agência Reuters)A Ucrânia, de Oleg Blokhin, caiu na primeira fase (Foto: Reuters)

Header LANCES MARCANTES (Foto: infoesporte)
Um dos grandes lances da Euro 2012 aconteceu logo no jogo de abertura. Na partida entre Polônia e Grécia, o goleiro Szczesny cometeu pênalti e foi expulso, deixando nas mãos do reserva Tytón a missão de evitar a virada grega em Varsóvia. O suplente não fez feio e defendeu a cobrança, sendo fundamental para o empate em 1 a 1.
Na estreia da outra anfitriã do torneio, a Ucrânia, quem brilhou foi Shevchenko. Astro da seleção do Leste Europeu, o atacante foi o responsável pela virada sobre Suécia ao marcar duas vezes, em Kiev. Outro lance que teve a seleção ucraniana como protagonista aconteceu duas rodadas depois. No segundo tempo da partida contra a Inglaterra, Terry se jogou para evitar que um chute de Devic estufasse as redes. A bola já havia ultrapassado completamente a linha, mas o juiz húngaro Viktor Kassai ignorou e, depois, assumiu o erro. A Ucrânia acabou derrotada por 1 a 0 e eliminada na primeira fase.
Um dos grandes personagens da Euro 2012, Mario Balotelli marcou três vezes e foi um dos artilheiros da competição. E cada gol seu foi marcado por uma forma inusitada de comemorar. No primeiro, contra a Irlanda, precisou ser calado pelo companheiro Bonucci. Já contra a Alemanha, vibrou de forma rara em seu primeiro tento no jogo e, no segundo, tirou a camisa e mostrou os músculos para as câmeras.
Outro atleta que fez três gols na Euro foi Cristiano Ronaldo. No entanto, sua passagem pelo torneio também pode ser marcada pelos tentos perdidos diante da Dinamarca. CR7 saiu duas vezes de cara para o goleiro e não conseguiu estufar as redes, cabendo a Varela a missão de dar a vitória para Portugal. Nos jogos seguintes, o astro luso desencantaria e passaria a fazer boas exibições.
Já o atacante Bendtner virou o foco dos holofotes por comemorar um gol de forma inédita. Depois de marcar contra Portugal, o dinamarquês abaixou o calção e mostrou a cueca, que tinha estampada a marca de uma casa de apostas da Irlanda, tentando burlar as regras do jogo, que citam apenas o caso de mostrar mensagens sob a camisa de jogo. Mesmo assim, o jogador não escapou e foi multado em R$ 260 mil pela Uefa por conta do ato.
Bendtner, Dinamarca, Eurocopa (Foto: Agência AFP)Bendtner: comemoração rendeu multa da Uefa (Foto: AFP)

Header FESTAS (Foto: infoesporte)
As celebrações também deram o tom à Eurocopa. A organização do torneio inovou ao apresentar pequenos espetáculos antes de cada partida. No último deles, na cerimônia de encerramento, a coreografia dos dançarinos chamou ainda mais a atenção, já que foram encenados alguns lances de um jogo de futebol, que podiam ser vistos com clareza do alto do Estádio Olímpico de Kiev.
festa de abertura da final da Eurocopa Espanha x Itália (Foto: Reuters)A cerimônia de encerramento da Euro 2012 (Foto: Reuters)
Torcida Irlanda, Euro (Foto: Agência Reuters)Torcida irlandesa faz coreografia (Foto: Reuters)
Nas arquibancadas, a torcida que mais fez festa foi a irlandesa. Mesmo com o desempenho ruim da seleção comandada por Giovanni Trapatonni, os torcedores não desanimaram e vibraram até mesmo no último jogo da fase de grupos, contra a Itália, quando a Irlanda já não tinha mais chances de classificação.
Em uma das últimas imagens do torneio, a festa dos filhos dos jogadores da Espanha também ficou marcada. Pouco depois dos pais conquistarem mais um título, as crianças com camisas da Fúria apareceram no gramado e roubaram a cena junto aos astros do futebol espanhol.
fernando torres ao lado da filha Espanha itália final campeã eurocopa (Foto: Agência Reuters)Fernando Torres comemora ao lado da filha (Foto: Reuters)
Header MUSAS (Foto: infoesporte)

Natalia Siwiec, a larissa riquelme polonesa (Foto: Divulgação)Siwiec: a primeira musa da Euro (Foto: Divulgação)
Se na Copa de 2010 o posto de musa foi ocupado pela paraguaia Larissa Riquelme, na Euro 2012 houve muitas candidatas ao posto. A primeira delas apareceu logo no jogo de abertura: a polonesa Natalia Siwiec chamou a atenção das câmeras e foi comparada à musa paraguaia de dois anos atrás. Antes mesmo da eliminação da seleção anfitriã, a modelo, que já morou no Brasil, disse que torceria para que Portugal fosse campeão, especialmente por causa do muso Cristiano Ronaldo.
Rodadas depois, foi a vez da francesa Virginie Caprice aparecer. Ocupando a vaga deixada pelo Povo Paul, a ex-atriz pornô se tornou a profetisa da Eurocopa e anunciava suas previsões de uma forma bastante “alternativa”.
Virginie Caprice ESPANHA EUROCOPA (Foto: Reprodução/Twitter)Virginie apostou na Espanha campeã e acertou (Foto: Reprodução/Twitter)
Do lado de fora dos gramados, houve o caso de musas "por acaso". As ativistas do grupo feminista Femen chamaram a atenção com uma série de protestos durante o torneio e renderam boas imagens para os fotógrafos que faziam a cobertura da competição.
protesto grupo feminista topless eurocopa 2012 (Foto: Agência Reuters)Grupo Femen protesta com os seios à mostra (Foto: Reuters)
Header MICOS (Foto: infoesporte)
A Holanda, vice-campeã da Copa de 2010, na África do Sul, pagou o grande mico da Eurocopa. Considerada uma das favoritas ao título, a Laranja foi eliminada na primeira fase da competição. Mesmo com Robben, Sneijder, Van Persie e cia., o time perdeu os três jogos da fase de grupos: Dinamarca (1 a 0), Alemanha (2 a 1) e Portugual (2 a 1). A eliminação precoce acabou ocasionando a demissão de Bert van Marwijk. Até o momento, a federação holandesa de futebol ainda não definiu o substituto do ex-comandante.
Nas arquibancadas, o grande mico foi das manifestações racistas durante algumas partidas. Antes do torneio, muitos atletas demonstravam temor pela possibilidade de atos preconceituosos e, durante a competição, alguns torcedores vaiavam jogadores negros, como Mario Balotelli.
Do lado de fora dos estádios, o pior episódio foi a atuação dos hooligans antes da partida entre Polônia e Rússia, ainda na primeira fase. As duas torcidas entraram em confronto nas horas anteriores ao duelo, que aconteceu em Varsóvia.
confusão entre as torcidas de Russia e Polônia na Euro (Foto: EFE)Torcedores de Polônia e Rússia entraram em confronto na Euro 2012 (Foto: EFE)

Nenhum comentário: