Líderes do ranking mundial de clubes da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) e melhores clubes do último Campeonato Espanhol, Barcelona (campeão) e Real Madrid (vice) comandam também a web na Espanha. De acordo com um levantamento elaborado pelo "IAB Spain", associação que representa o setor publicitário, do marketing e da comunicação digital no país, apesar de ter menos seguidores no Facebook, o Real Madrid tem a marca mais rentável das redes sociais.
O valor publicitário da marca merengue está avaliado em cerca de € 30 milhões (R$ 67 milhões). O time catalão é o segundo nesse quesito, com sua marca valendo algo em torno de € 13 milhões (R$ 29 milhões). O Valencia é o terceiro, com € 262 mil (R$ 585,8 mil), e o Sevilla, o quarto, com € 192 mil (R$ 429,3 mil).
No número de seguidores, o Barça tem cerca de 18 milhões de fãs no Facebook. O Real fica logo atrás, com dois milhões a menos. Segundo a pesquisa, 100% dos clubes da primeira divisão espanhola estão em alguma rede social do país, entre Facebook, Twitter e Tuenti. O microblog Twitter, inclusive, é o meio mais utilizado para comunicações oficiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário