29 de mai. de 2013

Com fila demorada e reclamações, retirada dos ingressos começa no Rio

Com um atraso de 23 minutos, a troca dos ingressos da Copa das Confederações começou na manhã desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Antes das 10h (horário marcado pela Fifa) uma longa fila se formou, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Após um início tranquilo, o sistema apresentou problemas e gerou reclamações dos muitos torcedores, que perdiam mais de uma hora no guichê e vaiavam.
- Está muito complicado. O sistema está lento, as impressoras param e precisam ser reiniciadas, tem dificuldade de achar nomes - reclamou Tai-Pan Oliveira.
A principal reclamação reside na lentidão do processo que envolve uma complicada procura entre milhares de envelopes em caixas de papelão. Falta de informações e demora também foram alguns dos itens de reclamações dos torcedores em Fortaleza e Minas Gerais.

Ronaldo Galvão usou o bordão que virou febre para descrever possíveis problemas no Mundial.
- Demorei mais de duas horas entre fila e guichê. Deu errado em tudo lá em cima, muito complicado, sistema ruim. Um absurdo. Imagina na Copa.
fila ingressos copa das confederações (Foto: Janir Júnior)Fila na retirada dos ingressos da Copa das Confederações no Rio de Janeiro  (Foto: Janir Júnior)
O sistema de agendamento também apresentou problemas. Quem fez o sugerido pela Fifa, encontrou maiores dificuldades, pois nenhum horário foi respeitado. Uma mulher gritava, dizendo que estava sendo feita de palhaça. Outras pessoas vaiavam.
- Está um caos. Eles procuram a numeração relativa ao nosso número em meio a milhares de envelopes pardos numa caixa de papelão. E nem sempre acham. Depois temos que preencher uma ficha com nosso nome e CPF, além das pessoas que comprei. Após isso, ainda passam as informações que estão no papel para o computador. - reclamou Felipe Frota, que perdeu a hora do trabalho por conta da demora.
tai pan torcedor fila copa dos confederações (Foto: Janir Junior)Tai-Pan com seu ingresso (Foto: Janir Junior)
Um funcionário, na saída dos guichês, tentou aplacar a irritação de alguns torcedores com mensagens otimistas:

- Viu, valeu esperar.

Ainda assim, os torcedores saiam de cara feia e reclamando bastante.

Por outro lado, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, justificou o motivo do atraso na entrega dos bilhetes aos torcedores.
- Recebemos o local (Cidade das Artes) atrasado. É verdade que está lento. É apenas o primeiro dia de venda e não tivemos oportunidade de testar antes. Também existe um processo manual para quem agendou, pois o ingresso já estava impresso. Mas é natural ter que ficar na fila, assim como acontece nos aeroportos –  disse o diretor, que estava no local e acompanhou os problemas de perto.

A distribuição teve melhora acentuada a partir das 13h. Desta forma, as filas andaram mais rápida no local.
Com prioridade, grávida é primeira a retirar ingresso e tem sorte

Quando Alan e Fernanda Santos decidiram comprar ingressos para assistir ao jogo entre México e Itália, no Maracanã, pela Copa das Confederações, não sabiam que o destino faria com que eles fossem os primeiros a trocarem os bilhetes nesta quarta-feira. Fernanda, que engravidou recentemente, chegou cedo e, além disso, conseguiu prioridade na fila. Os dois levaram sete minutos no processo de retirada de ingressos. Mas uma constante fila está formada desde cedo no local e torna o tempo total de espera maior.

- Quando comprei o ingresso ainda não estava grávida. Tive prioridade e fomos os primeiros a trocar. Foi muito tranquilo e funcionou bem. Ainda esqueci de pegar o livreto e a funcionária fez questão de me dar – afirmou Fernanda Santos, que desceu a escada rolante orgulhosa exibindo os ingressos.
fila ingressos copa das confederações casal alan santos e fernanda santos (Foto: Janir Júnior)Alan e Fernando foram os primeiros a retirar os ingressos da Copa das Confederações (Foto: Janir Júnior)
O marido Alan está ansioso para assistir ao duelo entre Itália e México, mas demonstrou o patriotismo na ponta da língua enquanto era cercado por câmeras de TV.

- Vamos lá, arrebenta Brasil!

A troca dos ingressos começou nesta quarta-feira nas seis cidades-sede: Rio (única que conta com três postos), Fortaleza, Brasília, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Os bilhetes devem ser retirados pessoalmente pelo comprador com o documento de identidade ou passaporte utilizado para fazer a encomenda. Caso tenha sido concedido um desconto, também será obrigatório apresentar um comprovante de qualificação. A partir do próximo sábado (1º de junho), a Fifa voltará a vender as entradas que faltam no site oficial e também nos centros de ingressos das seis cidades-sedes.

Mauro Jorge foi o segundo da fila. Assim como o casal Alan e Fernanda, garantiu ingressos para México e Itália, e também para a final no Maracanã, apesar da desconfiança na seleção brasileira, que só atuará em solo carioca caso chegue à decisão.

- Falta brilho, mas espero que o Brasil chegue à final – disse Jorge.

A imprensa não tem acesso ao local da retirada dos ingressos. Apenas na triagem dos torcedores, distante dos guichês, é possível acompanhar a movimentação e a fila. Junto com o ingresso, o torcedor recebe todas as instruções e o Código de Conduta, além das demarcações e cores dos setores nos estádios.
fila ingressos copa das confederações (Foto: Janir Júnior)Torcedores enfrentam filas para receber as entradas para competição (Foto: Janir Júnior)
A Fifa orienta que torcedores só comprem ingressos no site da entidade ou na Cidade das Artes. O lote com 200 mil bilhetes restantes começará a ser vendido no próximo sábado.

Em relação aos estudantes que pagam meia-entrada, a Fifa só vai aceitar as novas carteiras, que já vem com chip incluído.

Quem comprou entrada vai ter lugar marcado, mas não vai poder escolher. Os lugares vão ser definidos por um computador de acordo com o mapa de cada estádio. Mas num primeiro momento é possível no caso de um casal, por exemplo, sentar lado a lado.

Confira todos os endereços para retirada dos ingressos:

Rio de Janeiro
Centro de Coleta e Venda de ingressos
Cidade das Artes, Avenida das Américas nº 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 22793-080
Centro de Coleta de Ingressos por agendamento
Piano Bar, Windsor Guanabarra Hotel, Avenida Presidente Vargas, 293 - Centro, CEP: 20071-000
Rio de Janeiro-Galeão International Airport, Terminal 2 Arrivals Hall, Avenida Vinte de Janeiro, s/nº - Galeão, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 21941-570

Belo Horizonte
Boulevard Shopping, Avenida dos Andradas nº 3.000, Santa Efigênia, Estacionamento G1 (Parking GI), Cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, CEP: 30260-070

Brasília
Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG, SDC Eixo Monumental, Lote 05, Ala Sul, Cidade de Brasília, Distrito Federal, CEP: 78000-000

Salvador
Shopping Iguatemi, Avenida Tancredo Neves nº 148, Estacionamento I (Parking I), Cidade de Salvador, Estado da Bahia, CEP: 41828-900

Fortaleza
Centro de Eventos do Ceara, Avenida Washington Soares nº 999, Edson Queiroz, Portão C (Gate C), Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará , CEP: 60811-341

Recife
Shopping Recife, Rua Padre Carapuceiro nº 777, Cobertura (Top Floor) , Boa Viagem, Cidade de Recife, Estado de Pernambuco, CEP: 51020-900

Nenhum comentário: