O objetivo estava traçado e parecia bem real. Portugal queria, a princípio, chegar às oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil. Nem isso conseguiu. Com três atuações fracas, muitos erros individuais e Cristiano Ronaldo longe de sua melhor forma, a seleção lusitana foi eliminada de forma precoce na fase de grupos mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre Gana nesta quinta-feira(veja no vídeo ao lado). Após o fracasso, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) fez um pronunciamento na zona mista do Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em poucas palavras, garantiu o técnico Paulo Bento no cargo e mostrou que já está pensando na Eurocopa de 2016.
- Repito o que fiz na última Eurocopa e venho falar apenas após a competição. Venho dar a cara pelo grupo em um momento menos positivo. Falhamos o objetivo. Criamos a expectativa de um bom Mundial e queríamos passar da fase de grupos. Infelizmente não conseguimos e temos que assumir isso. Acabou para nós. Agora iremos nos preparar da melhor forma com essa mesma comissão técnica para a Eurocopa 2016. Temos frequentado todas as fases finais desde 2000, em setembro começam as eliminatórias e temos todas as condições de estarmos na França - disse Gomes, em relação ao evento que será realizado em 2016.
O presidente não abriu espaço para perguntas dos jornalistas. De forma geral, não enumerou os motivos que levaram Portugal à eliminação. Apenas disse que a FPF fará uma análise para entender o que aconteceu no Brasil.
Seleção de Cristiano Ronaldo não conseguiu alcançar o objetivo inicial de chegar às oitavas de final da Copa (Foto: Reuters)
- Não somos insensíveis e não vamos deixar de fazer uma análise do que aconteceu. Mas para isso precisamos falar com todos os departamentos envolvidos, desde a equipe médica até a equipe técnica. A partir daí vamos transmitir nossas conclusões. Se entendermos que há algo para ser corrigido, isso será feito. É preciso lembrar que três das semifinalistas da última Eurocopa já estão eliminadas (Portugal, Itália e Espanha). E seis das 13 equipes europeias também. É preciso uma análise aprofundada. Queremos nos preparar da melhor forma possível para a Eurocopa de 2016. A partir de hoje deixamos o Brasil para trás - encerrou.
Após o adeus precoce, Portugal segue ainda nesta quinta-feira para Campinas, cidade que serviu de sede para a seleção durante a Copa do Mundo. O retorno para a Europa está marcado para a tarde da próxima sexta-feira
Nenhum comentário:
Postar um comentário