29 de jun. de 2014

Pergunta sem resposta: Löw despista e não confirma Schweinsteiger no time

Primeiro foi Philipp Lahm quem recebeu a pergunta. “Quem vai jogar ao seu lado no meio-campo: SamiKhedira ou BastianSchweinsteiger?”. O capitão da Alemanha saiu pela tangente e deixou o pepino para o técnico Joachim Löw, que o substituiria na cadeira da sala de entrevistas coletivas do Beira-Rio minutos depois. Pois o comandante tampouco confirmou. Foi indagado três vezes sobre o assunto e despistou todas e a todos. É uma pergunta sem resposta.

Até a hora da divulgação das escalações oficiais do jogo contra a Argélia, nesta segunda-feira, às 17h (de Brasília), dificilmente alguém fora do âmbito da seleção saberá garantir quem jogará. Ter Schweinsteiger ou Khedira no meio-campo junto a Lahm e Kroos é talvez a única dúvida na escalação do time que disputará uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. Comenta-se que Miroslav Klose também possa entrar no lugar de Lukas Podolski, lesionado - e não Mario Götze. Boateng treinou, mostrou estar recuperado de uma inflamação no joelho e deve ter condições (veja acima a dancinha de Schweinsteiger antes da atividade).
Low Coletiva Alemanha (Foto: Getty Images )Joachim Löw em entrevista coletiva neste domingo: dúvida na escalação ou mistério? (Foto: Getty Images )

DÚVIDA CRUEL

A presença de um ou outro pode deixar certezas quanto ao futuro da Alemanha. Schweinsteiger, ausente na estreia contra Portugal, mudou o panorama do jogo diante de Gana, na segunda rodada, durante os 20 minutos em que esteve em campo. Como Khedira havia apresentado cansaço e, segundo a comissão técnica, pediu para ser poupado contra os Estados Unidos, o camisa 7 ganhou a chance de começar. E convenceu. Seria o natural permanecer como titular, mas...
- Ainda não consegui completar a minha ideia sobre a escalação. Só depois do treino (de reconhecimento no Beira-Rio) é que vou fazer como sempre faço: conversar com a comissão técnica, olhar todas as possibilidades que temos, discutir os elementos táticos e, antes do jogo, tomar a decisão. Ambos são perfeitamente capazes de cumprirem as necessidades do time. Acho que é uma questão de intuição mesmo – disse Löw.
O treinador reconheceu que as limitações físicas têm sido o grande problema da dupla. Schweinsteiger sofreu com lesões durante a temporada no Bayern de Munique, enquanto Khedira rompeu os ligamentos do joelho em novembro - e só voltou a atuar pelo Real Madrid no fim da temporada.

- Estava claro que todos os jogadores não poderiam jogar todos os jogos e todos os 90 minutos com essa temperatura e aguentar até o fim. O Khedira esteve machucado por muito tempo, é um milagre que esteja aqui. Isso mostra a grande vontade dele em lutar. O Schweinsteiger nós soubemos em maio que poderia não jogar. É bom para ambos compartilharem essa função nos diferentes jogos, pois sabemos que precisamos de pessoas entrando descansadas. Mas independentemente de quem vai jogar os dois são de grande importância, são líderes, influenciam os mais jovens – encerrou.

A Alemanha deve começar o jogo com: Neuer, Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm, Schweinsteiger (Khedira) e Kroos; Özil, Müller e Götze (Klose).
Schweinsteiger Treino Alemanha (Foto: Getty Images )Schweinsteiger em treino de reconhecimento no Beira-Rio (Foto: Getty Images

Nenhum comentário: