29 de jun. de 2014

Van Gaal: "Aproveitei a parada para rearrumar a equipe e deu certo"

Com sofrimento, mas com vitória. No fim do jogo, após estar atrás do placar até os 42 minutos do segundo tempo, a Holanda virou com gols de Snejder e Huntelaar, e participação direta de Robben, que sofreu o pênalti já nos acréscimos. Para o treinador holandês, o resultado conquistado nos últimos cinco minutos de jogo, em um calor de 30º C em Fortaleza, demonstra a força e confiança do grupo laranja. 

Depois de passarem em primeiro lugar em um grupo que tinha a atual campeã do mundo Espanha, os holandeses tiveram a frieza para mudar um resultado que já parecia perdido e garantiram uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.

- Eu acredito que os jogadores demonstram que eles tinham confiança até o fim. Caso contrário, não se consegue vencer. Apesar do calor, estávamos mais inteiros do que os mexicanos fisicamente. Isso me dá muita satisfação. E nos enche de confiança para a sequência.

O comandante da Holanda parabenizou a atuação do goleiro mexicano. Segundo Van Gaal, não fosse Uchoa, a seleção laranja não passaria tanto aperto para vencer. Ele também comentou a parada técnica para hidratação, quando aproveitou para organizar sua equipe antes da virada.
Van Gaal parada técnica  (Foto: Getty Images)Van Gaal aproveita a parada técnica para organizar o time (Foto: Getty Images)


- Criamos muitas oportunidades e o Ochoa fez grandes defesas. Aproveitei a parada para  hidratação para rearrumar a equipe e deu certo.

Confira os principais trechos da coletiva de Van Gaal:

Substituições 

- O De Jong teve um problema físico e precisou sair. Decidi colocar o Martins Indi na defesa e o Blind, no meio, para ter saída de bola. Depois, quando estávamos perdendo, abri o Depay na esquerda e o Robben na direita e coloquei o Huntelaar para ajudar na bola aérea. A estratégia deu certo e conseguimos empatar a partida. Após o empate, Wijnaldum e Kuyt fecharam o meio e o Robben explorou a jogada individual, conseguindo o pênalti – explicou o treinador.
van gaal e Robben Holanda x México (Foto: Getty Images)Van gaal e Robben comemora a classificação (Foto: Getty Images)
Huntelaar cobrando pênaltis

- Nós temos uma sequência, uma ordem para a cobrança de pênaltis. E nela só se tem os jogadores básicos, que treinam finalizações deste tipo. Ele é batedor de pênaltis no Schalke (clube da Alemanha). O Robben ofereceu para ele e ele disse que sim. Ele está acostumado a bater e fez um trabalho excelente – declarou Van Gaal.

Gol de Sneijder

- Ele é um dos jogadores com melhor preparo físico em nosso elenco. Ele tem uma técnica de chute que conheço há anos e acho que o mundo conhece. Não me surpreendeu – declarou Van Gaal, com ar radiante de felicidade.

Favoritismo contra Grécia ou Costa Rica?


- A mídia holandesa achava que jamais passaríamos da primeira rodada. Como nos tornamos favoritos? Temos um grupo modesto e seguiremos assim. Foi o espírito de equipe que nos levou à vitória. São adversários difíceis. Caso contrário, não estariam nesta fase da competição.

Estratégia para quarta de final

Vamos ver quem é o próximo adversário para estudar a estratégia. Nós nos saímos bem hoje, vencemos de virada. Criamos muitas chances no segundo tempo. Fizemos várias formações e os jogadores conseguiram se adaptar. Isso é maravilhoso

Nenhum comentário: