26 de mai. de 2013

Bastidores: venda de Neymar teve tradutor online e ultimato por e-mail

Neymar na Vila Belmiro (Foto: Marcelo Hazan)Neymar, na saída da Vila Belmiro, após reunião
na sexta-feira (Foto: Marcelo Hazan)
Fim da tarde de sexta-feira. Na Vila Belmiro, estão Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, Raul Sanllehí, diretor de futebol doBarcelona, André Cury, representante do clube na América do Sul, e Marcos Malaquias, agente ligado aos catalães. O dirigente santista pega o celular e liga para cada um dos integrantes do Comitê de Gestão do Peixe. Na conversa com os executivos, pede autonomia para negociar o melhor para o clube. Após receber o aval, recomeça as conversas, já iniciadas no dia anterior, no mesmo local, para sacramentar a saída deNeymar.
A decisão pela venda ao Barcelona foi unânime entre a alta cúpula. E mesmo com o Real Madrid na disputa oferecendo mais dinheiro, era sabido que a vontade do camisa 11 pela equipe de Messi e o "acordo de cavalheiros" costurado no passado seriam determinantes no destino do astro.
- A proposta do Real Madrid era maior em todos os sentidos. Mas não adiantaria pagar mais, o Neymar queria o Barcelona - explicou uma fonte do GLOBOESPORTE.COM.
Ciente disso, o Barça jogou com suas armas para barganhar o máximo possível. Além do desejo de Neymar, foi decisivo o fato de que esta era a última chance de o Peixe de lucrar, antes de ver seu maior astro sair de graça, assinando pré-contrato em janeiro.
Em dado momento da negociação, os catalães colocaram a "faca no pescoço". O aviso em um e-mail era claro: se o Santos não desse uma resposta à proposta realizada, os espanhóis retirariam as cifras da mesa e iriam embora. O ultimato acabou dando certo.
Tradutor online foi usado por dirigentes santistas para entender o contrato em espanhol
Santos e Barcelona tinham plena ciência de que o acordo seria sacramentado entre os clubes na sexta-fera. Tanto que os respectivos advogados, João Vicente Gazolla e Laura Anguera, estavam no local para regularizar as minutas dos documentos necessários. Antes de se chegar a um acerto, houve dificuldade por parte dos santistas para  entender os termos dos papéis, redigidos em espanhol. Por isso, um tradutor online foi usado para ajudar na tarefa.
Durante a reunião com duração de aproximadamente oito horas, o número de pessoas no local foi aumentando gradativamente. Neymar da Silva Santos, pai do craque, entrou antes de todos, conversou com Odílio e depois deixou os dirigentes a sós, para só retornar depois da meia-noite, acompanhado do filho. Nesse meio tempo, Caio de Stefano e Pedro Luiz Conceição, dois dos integrantes do Comitê de Gestão santista, além de Eduardo Musa, responsável por ajudar no gerenciamento da carreira de Neymar, entraram na Vila.
Representante do Barça deixa a vila (Foto: Marcelo Hazan)Empresário André Cury e Raul Sanllehí, diretor
do Barça, na Vila (Foto: Marcelo Hazan)
Na medida em que as condições do negócio entre Santos e Barça eram costuradas, algumas informações começavam a vazar na imprensa. Tal fato gerou mal estar para as pessoas que estavam no local, causando enorme desconfiança interna e perplexidade entre os santistas.
Além da quantia em dinheiro a ser paga pela transferência, foram acertados dois amistosos com o Barça - um na Espanha e outro no Brasil - com a presença dos astros espanhóis. Todo o montante arrecadado nas partidas ficará com o Alvinegro, como parte do pagamento.
O Barcelona também acertou com o Santos, dono de 55% dos direitos de Neymar, a preferência pela compra de alguns jogadores da base alvinegra, a serem escolhidos pelos catalães. O acordo separado da negociação foi feito para que a DIS, que possui 40% dos direitos do craque, não recebesse por essa fatia - a Terceira Estrela Investimentos S/A tem os 5% restantes. A informação é do Lancenet e foi confirmada pelo GLOBOESPORTE.COM.
Já nos momentos finais da reunião, assim como em uma partida de futebol, houve pressão de todos os lados. Sabendo que estava na iminência de perder o craque para o seu maior rival, o Real Madrid tentou de tudo. Até mesmo fazer com que Malaquias, ao lado do Barça na negociação, virasse a mesa a seu favor. Sem sucesso.
Neymar Paulo Henrique Ganso casamento (Foto: Carlos Santos)No dia do sim ao Barça, Neymar foi padrinho no casamento de Ganso (Foto: Carlos Santos)
Na saída da Vila Belmiro, Cury, Malaquias e Sanllehí deixaram o estádio com cara de tristes. Puro teatro para despistar sobre o sucesso recém-consumado na reunião com o Santos. Sabedores da vontade de Neymar em fechar com o Barça, eles receberam o OK do Peixe e tinham certeza de que o negócio estava fechado.
Neymar atuará no Barça a partir do segundo semestre e deve ser apresentado entre os dias 3 e 4 de junho, datas cogitadas pelos espanhóis. Antes, entrará em campo com a camisa do Santos contra o Flamengo, neste domingo, em Brasília, pela estreia do Brasileirão. A despedida já era prevista por funcionários do Peixe desde a final do Paulistão contra o Corinthians, no dia 19 de maio, na Vila Belmiro

Nenhum comentário: