O domingo amanheceu mais quente do que o normal em Barcelona depois da notícia oficial de que Neymar vai jogar no time catalão. Os principais jornais esportivos espanhóis já estamparam montagens do craque brasileiro com a camisa do Barcelona em suas capas e dedicaram as principais páginas dos periódicos a detalhes sobre a negociação entre Santos e Barcelona, além de diversas charges e opiniões sobre o assunto.
O periódico Sport utilizou suas dez primeiras páginas para o que é chamado na Espanha de “Caso Neymar”. No Mundo Deportivo foram sete páginas. Editorialmente, os dois jornais elogiam a postura do atacante, que escolheu o Barcelona por se identificar mais com o clube, e não ter se rendido à oferta maior de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid. O Sport escreve: “Neymar ficou entre a paixão e o dinheiro. Os valores do clube azul-grená venceram a batalha mais uma vez”. O Mundo Deportivo criticou os movimentos do mandatário do time de Madrid: “Florentino tentou atravessar a negociação o tempo inteiro. Sua cartada final foi tentar tratar diretamente com o Grupo DIS, mas Neymar manteve sua palavra”.
Nas ruas da cidade, os torcedores catalães, que em sua maioria descobriram somente na manhã de domingo que Neymar havia optado pelo Barcelona, se mostraram empolgados com a contratação. Marco Colla, 29, professor, é um destes apaixonados pelo clube que começaram o dia mais alegres neste domingo.
- Estamos em festa. Um ataque entre Neymar e Messi fará muito sucesso, é uma alegria imensa para todo fã do Barcelona – comemorou.
Há muita expectativa dos catalães sobre o brasileiro. Principalmente porque a maioria dos torcedores reconhece que o Barça não vive bom momento. Apesar do título da Liga da Espanha garantido por antecipação, a eliminação para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões deixou marcas entre os fãs do time.
saiba mais
- A equipe hoje é muito pesada. Neymar tem um perfil que pode se encaixar bem. O Ronaldinho deixou uma escola aqui e esperamos que o Neymar nos traga o mesmo resultado – lembra Jorge Gomez, aposentado, torcedor do clube.
Quando falam de Neymar, os fãs do Barcelona fazem questão de lembrar do legado des outros brasileiros com a camisa azul-grená. Principalmente dos ensinamentos deixados por Romário e Ronaldinho, que, coincidentemente, chegaram ao time espanhol nos anos de 1993 e 2003 – 20 e 10 anos antes do atacante do Santos. Tito Vilanova tem, então, o bom retrospecto dos brasileiros e a confiança da torcida em Neymar para a difícil missão de reeditar o vitorioso Barcelona de Pep Guardiola.
O maior desafio, talvez, seja encontrar uma forma de fazer a dupla Messi e Neymar render o máximo possível dentro de campo, atuando um ao lado do outro. Na prática, os dois atuam na mesma posição, atacando pela esquerda. Uma pesquisa realizada pelo Sport entre torcedores do Barcelona releva que 84% deles são contrários a uma mudança no padrão tático do time apenas para encaixar Neymar. Porém, sabem que o entendimento entre os dois é extremamente importante para o resgate da força do Barcelona.
- O que os dois conseguirão fazer juntos será fundamental para que voltemos a ganhar tudo – opina o torcedor Javier Salido, 30 anos, informático.
Entretanto, hoje, em Barcelona, essas incertezas dos torcedores são pequena preocupação, perto da festa de ter ‘vencido’ o maior rival na novela da contratação do atacante e de saber que o time começa a próxima temporada com Neymar no elenco. A apresentação do atacante é prevista para a primeira semana de junho, depois do amistoso do Brasil contra a Inglaterra. A despedida do jogador com a camisa do Santos, no jogo deste domingo, contra o Flamengo, em Brasília, será transmitida ao vivo por um canal de tv a cabo espanhol. Os catalães, com certeza, estarão na frente da tela, analisando e imaginando o craque com a camisa azul-grená
Nenhum comentário:
Postar um comentário